A diferença entre fome e vontade de comer

Share on facebook
Share on twitter
vontade de comer

Próximo à hora do almoço, o estômago já dá os sinais de que necessita de combustível para manter o corpo com energia e funcionando direitinho. Você almoça e, depois de algumas horas ou minutos, já manifesta aquele desejo de beliscar um chocolate. Mas por que essa vontade surgiu sendo que a fome já foi saciada há pouco tempo?

No texto de hoje, trouxemos algumas respostas. Você vai descobrir de uma vez por todas a diferença entre fome e vontade de comer. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto tão importante para os dias atuais.

O que é fome?

A fome é uma necessidade fisiológica e uma reação do corpo à falta de alimento em que o próprio organismo envia sinais ao cérebro de que precisa se nutrir para manter suas atividades inerentes à vida. Sendo um dos instintos mais primitivos que existe, essa reação envolve muitas partes do corpo, incluindo o cérebro, sistema nervoso, pâncreas, estômago e o restante do trato intestinal. (1,2,3)

Os sinais físicos e hormonais também aparecem. Existem dois hormônios principais envolvidos com a sensação de fome: grelina e leptina. (4) De modo simplificado, o processo ocorre da seguinte maneira:

  1. Ao ficarmos um período sem comer, o nosso sistema digestivo produz o hormônio grelina – hormônio da fome. Ela age no cérebro, disparando a sensação de que precisamos ingerir um alimento. (1)
  2. A produção de grelina causa reações no organismo. O apetite aumenta, as contrações gastrointestinais durante o período em jejum e a secreção de ácido gástrico també (1)
  3. Em seguida, os sinais e sintomas da fome começam a aparecer: roncos abdominais, mau humor, falta de concentração, dores de cabeça e até (2)
  4. Quando finalmente ingerimos a refeição, as células de gordura secretam leptina, que interage com o cérebro para dizer que o corpo tem calorias suficientes armazenadas e, portanto, é hora de interromper os sinais de fome. (4)

Importante ressaltar que as nossas escolhas alimentares podem ter um grande efeito nos níveis de fome. Alimentos que contêm muita proteína, gordura, fibra e carboidratos complexos tendem a saciar mais. A razão disso é que a digestão desses alimentos é mais lenta e, consequentemente, mantêm o conteúdo no estômago por mais tempo, resultando em uma liberação de nutrientes mais devagar no sangue. (4)

Por outro lado, os alimentos super processados são rapidamente absorvidos e provocam fome num menor espaço de tempo. (4)

vontade de comer

O que é vontade de comer

Além do fisiológico, existe um outro tipo de fome, que podemos chamar de hedônica. Relacionada com o prazer e lembranças, ela é definida como uma vontade de comer que não tem relação com o estômago vazio, mas sim com aspectos emocionais, portanto é uma “fome” em que o fator psicológico tem grande influência. Vale ressaltar, ainda, que nesse caso não há relação com a saciedade. (1,6)

Esse tipo de fome é bem comum, como ter vontade de comer aquele pudim ou bolo que só a sua mãe ou avó sabem fazer. No entanto, o grande problema é quando a comida começa a ser usada como válvula de escape para problemas emocionais. (6)

Muitas pessoas usam o alimento como uma maneira de aliviar os problemas de estresse, cansaço ou sono e isso pode gerar compulsão alimentar ao longo prazo, resultando em ganho de peso, problemas metabólicos e sentimentos de arrependimento, culpa ou vergonha. (6,7)

Embora esse comportamento esteja ligado a sentimentos desagradáveis, também podem ser desencadeados por emoções positivas, como comemorar alguma coisa ou se recompensar por uma conquista. Sendo assim, é essencial prestar atenção e identificar os gatilhos emocionais para comer e encontrar outras maneiras de “alimentar” os sentimentos. (1,7)

Diferença entre fome e vontade de comer

Saber diferenciar quando é fome ou só vontade de comer é essencial quando pensamos em corrigir nossos hábitos alimentares. (5) Por isso, confira o quadro a seguir:

Fome física x Fome emocional (1,7)
Surge gradualmente Surge de repente
Pode esperar para ser saciada Sensação de que precisa ser satisfeita imediatamente
Comeria até algo que não escolheria normalmente e está aberto a opções Anseia por alimentos e confortos específicos
A fome física cessa quando você está com o estômago cheio A fome emocional não se satisfaz com o estômago cheio
Você não se sente mal consigo mesmo por se alimentar Ao comer, desencadeia sentimentos de culpa, impotência e vergonha

vontade de comer

Concluindo tudo o que vimos até aqui, podemos compreender que a fome fisiológica é uma forma que o corpo usa para alertar sobre a falta de nutrientes no organismo, indicando que é hora de repor energia através da alimentação. Já a vontade de comer está diretamente relacionada com gatilhos emocionais, usada para reprimir ou bloquear temporariamente emoções ruins ou se manifestar por influência social. (1)

Lembrando sempre que o tipo de alimento que optamos consumir, está totalmente ligado ao nosso bem estar e a qualidade da saúde. Portanto, não é qualquer alimento que deve ser consumido, nem mesmo quando a fome é, de fato, fisiológica. Por isso, o ideal é  evitar alimentos industrializados, ricos em açúcares, conservantes e gordura trans.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois, o que acha de compartilhar esse conteúdo na sua rede de amigos para que mais pessoas possam adquirir conhecimento sobre o que realmente é Vital? Quem ama se cuida e cuida do próximo também!

Fontes:
  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA. Qual a diferença entre fome e vontade de comer? Disponível em: <https://www.saudenaosepesa.com.br/materias/202111/Diferenca-entre-fome-e-vontade-de-comer.html>. Acesso em 24 nov. 2022.
  2. LANDIM, Maryna. Diferença entre\ fome e vontade de comer: você conhece? Dra. Maryna Landim – Medicina Preventiva, 2021. Disponível em: <https://dramarynalandim.com.br/diferenca-entre-fome-e-vontade-de-comer-voce-conhece/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  3. QUAL a diferença entre fome e vontade de comer? Revista Encontro, 2016. Disponível em: <https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2016/05/qual-a-diferenca-entre-fome-e-vontade-de-comer.html>. Acesso em 24 nov. 2022.
  4. CANADIAN SOCIETY OF INTESTINAL RESEARCH. Hunger and Appetite. Disponível em: <https://badgut.org/information-centre/a-z-digestive-topics/hunger-and-appetite/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  5. SOARES, Andressa Heimbecher. Saiba diferenciar o que é fome de vontade de comer e emagreça. Revista Claudia, 2016. Disponível em: <https://claudia.abril.com.br/dieta/saiba-diferenciar-o-que-e-fome-do-que-e-vontade-de-comer-e-emagreca/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  6. SOUSA, Silvana. Especialistas explicam a diferença entre fome e vontade de comer. Estado de Minas, 2019. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2019/08/20/interna_bem_viver,1077516/especialistas-explicam-a-diferenca-entre-fome-e-vontade-de-comer.shtml>. Acesso em 24 nov. 2022.
  7. HELP GUIDE. Emotional Eating and How To Stop It. Disponível em: <https://www.helpguide.org/articles/diets/emotional-eating.htm>. Acesso em 24 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM