Como as mudanças climáticas afetam nossa saúde?

Share on facebook
Share on twitter
mudanças climáticas

O alerta começou na década de 50. Nessa época, os seres humanos já sofriam com as consequências do aquecimento global induzido por suas próprias ações. Mais tarde, em 2005, o mundo testemunhou um dos eventos climáticos mais devastadores da história: o furacão Katrina, que destruiu grande parte de Nova Orleans, nos Estados Unidos. (1)

Recentemente, recebemos uma advertência “curta e reta” da Organização das Nações Unidas (ONU): o mundo está cada vez mais próximo de uma catástrofe climática. As ondas de calor, tempestades e inundações já ceifaram milhares de vidas e perturbaram milhões de outras. Desse modo, as mudanças no tempo e no clima são as maiores ameaças à saúde que a humanidade enfrenta. (2,3)

Tendo em vista essa realidade, neste texto você vai compreender como as mudanças climáticas afetam a nossa saúde e de que forma você pode contribuir para proteger o mundo em que vivemos. Preparado? Vamos lá!

Por dentro dos processos climáticos

À princípio, é importante destacar que o clima da Terra esteve, desde sempre, sujeito a mudanças, produzidas por ciclos longos ou curtos, que estão registrados na história da humanidade. Algumas das grandes tendências de migração humana, por exemplo, são, em parte, devido a fenômenos climáticos, como explosões solares, dispersão de aerossóis emitidos por vulcões ou alterações no eixo de rotação da Terra. (1)

No entanto, vale ressaltar que os ciclos naturais não são os únicos envolvidos com os fenômenos atmosféricos, uma vez que a causa do aumento do efeito estufa (o acréscimo da temperatura da Terra) está relacionada com o processo de industrialização e com a emissão de gases resultantes da queima de combustíveis fósseis. (1)

Sendo assim, as mudanças climáticas podem ser entendidas como qualquer mudança no clima ao longo dos anos, devido à variabilidade natural ou como resultado da atividade humana. Inclusive, há 90% de chance do aquecimento global observado nos últimos 50 anos ter sido causado pela ação do homem. (1)

Logo, as mudanças climáticas refletem o impacto de processos socioeconômicos e culturais, como o crescimento populacional, a urbanização, a industrialização e o aumento do consumo de recursos naturais.

mudanças climáticas

O que o futuro nos guarda?

No ano de 1988, foi criado o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com o objetivo de compreender os riscos de alterações climáticas induzidas por seres humanos, os seus impactos observados, projetados e opções de adaptação e mitigação. Segundo o relatório do IPCC, se nada for feito, as consequências do aquecimento global poderão ser: (1)

  • O aumento do nível dos oceanos de 18 a 59 centímetros até 2100;
  • As chuvas devem aumentar em cerca de 20%;
  • O gelo do Pólo Norte poderá ser completamente derretido no verão, por volta de 2100;
  • O aquecimento da Terra não será homogêneo, de forma que seja mais sentido nos continentes que no oceano. O hemisfério norte será mais afetado que o sul.

Voltando os nossos olhos para o Brasil, as previsões de mudanças climáticas ficam nas mãos de diversos órgãos, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), entre outros. (1) A seguir confira o que dizem os pesquisadores:

  • Secas no Norte e Nordeste e enchentes no Sul e Sudeste;
  • Diminuição das chuvas no Nordeste;
  • Aumento de vazões de rios no Sul;
  • Alteração significativa de ecossistemas como o mangue, Pantanal e Hiléia Amazô

Como as mudanças climáticas afetam a nossa saúde?

 As mudanças climáticas interferem na saúde podendo influenciar na propagação de vetores de doenças, na qualidade das águas e na produção de alimentos, além de contribuir para a poluição do ar. Em 2021, por meio de um relatório, a Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciou que essas mudanças são uma das emergências de saúde mais urgentes que enfrentamos. (3,4)

Transformações climáticas podem produzir impactos sobre a saúde humana de diferentes formas, direta ou indiretamente. Nos exemplos de forma direta são citadas as ondas de calor ou mortes causadas por outros eventos extremos, como furacões, queimadas, ciclones e inundações. Quanto ao impacto indireto, as mudanças podem aumentar a incidência de doenças infecciosas, desnutrição e doenças mentais. (1)

Os efeitos das mudanças climáticas podem ser potencializados, dependendo das características físicas e químicas dos poluentes e das características climáticas como temperatura, umidade e precipitação. Esses fatores definem o tempo de resistência dos poluentes na atmosfera, podendo afetar a saúde de populações distantes das fontes geradoras de poluição. (1)

mudanças climáticas

Efeitos das mudanças climáticas sobre as condições de saúde

Mudanças na temperatura

Alterações de temperatura, umidade e o regime de chuvas podem aumentar os efeitos das doenças respiratórias, como pneumonia ou asma, assim como alterar as condições de exposição aos poluentes atmosféricos. Do frio para o quente, existe uma tendência para a desidratação e a pressão tende a cair. Do quente para o frio, a pressão tende a subir e o risco de crise de hipertensão também. (1,5)

Poluição atmosférica

Desenvolve um risco associado às doenças respiratórias e cardiovasculares, assim como da mortalidade geral e específica associadas à exposição a poluentes presentes na atmosfera. Pode gerar estresse oxidativo ou alterações hemodinâmicas também. (1)

Enchentes ou seca

Essas mudanças podem afetar a qualidade e o acesso à água, influenciando as doenças de veiculação hídrica, como a esquistossomose, hepatite A, leptospirose, gastroenterites, entre outros. (1)

Doenças vetoriais

O aquecimento global do planeta, dentre muitos outros fatores, pode estar associado ao aumento da incidência de algumas doenças transmitidas por insetos, como a dengue, malária, leishmaniose, febre amarela, entre outros. (1)

Então, o que fazer para proteger o mundo?

O relatório desenvolvido pela OMS em 2021 aponta dez ações que, se implementadas, podem ajudar a avançar a saúde global em meio à incerteza climática. Algumas, você pode começar aí da sua casa e outras, cobradas aos governantes que lideram este país. São elas: (3)

  1. Comprometimento com uma recuperação saudável, ecológica e justa da COVID-19;
  2. Assegurar que a COP26 coloque a saúde a justiça no centro das discussões;
  3. Priorizar as intervenções climáticas com os maiores ganhos de saúde, sociais e econômicos;
  4. Construir sistemas de saúde resilientes ao clima e apoiar a adaptação da saúde em todos os setores;
  5. Garantir a transição para energias renováveis, para salvar vidas da poluição do ar;
  6. Promover projetos urbanos e sistemas de transporte sustentáveis ​​e saudáveis;
  7. Proteger e restaurar a natureza e os ecossistemas;
  8. Promover cadeias de abastecimento de alimentos sustentáveis ​​e dietas para resultados climáticos e de saúde;
  9. Garantir a transição para uma economia de bem-estar;
  10. Mobilizar e apoiar a comunidade de saúde na ação climá

Buscar mudanças para conter a crise climática é urgente. As atividades industriais e a ação humana influenciam diretamente no meio ambiente, gerando aumento da temperatura global, aumento do nível do mar e uma grande quantidade de outras sérias consequências para nossa vida e saúde. Engana-se quem pensa que tais efeitos virão a longo prazo; isso já faz parte da nossa realidade e precisa ser tratado com a seriedade que merece.

Agora que você já compreendeu como as mudanças climáticas afetam a nossa saúde, o que acha de compartilhar esta publicação nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam se conscientizar também?

Fontes:
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil/BRASIL. Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde, Brasília: Organização PanAmericana da Saúde, 2008. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mudancas_climaticas_ambientais_efeitos.pdf>. Acesso em 22 fev. 2023.
  2. O MUNDO está cada vez mais próximo de uma catástrofe climática, adverte ONU. Jornal da USP, 2022. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/o-mundo-esta-cada-vez-mais-proximo-de-uma-catastrofe-climatica-adverte-onu/>. Acesso em 22 fev. 2023.
  3. BRASIL. Nações Unidas. Mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde humana, afirma OMS. 2021. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/151400-mudancas-climaticas-sao-maior-ameaca-saude-humana-afirma-oms>. Acesso em 22 fev. 2023.
  4. BRASIL. FIOCRUZ. Mudanças climáticas. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/mudancas-climaticas>. Acesso em 22 fev. 2023.
  5. MUDANÇAS bruscas de temperatura impactam o corpo de formas diferentes; entenda. CNN Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mudancas-bruscas-de-temperatura-impactam-o-corpo-de-formas-diferentes-entenda/>. Acesso em 22 fev. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Meditação e Cura

A meditação tem como finalidade desligar os pensamentos da mente consciente ou mundo exterior para o inconsciente ou mundo interior.