Sedentarismo infantil: um dos vilões da saúde das crianças

Share on facebook
Share on twitter
sedentarismo infantil

Nessa era de conexão virtual, tem sido cada vez mais comum crianças passarem horas e horas na frente da TV, computadores, smartphones e tablets. Mas você já parou para pensar no que isso pode causar?

As consequências desse estilo de vida sedentário vão além de apenas não fazer exercícios. Temos que levar em conta que isso afeta a saúde das crianças de várias maneiras.

Por isso, neste texto, vamos falar sobre sedentarismo infantil e buscar entender por que é tão importante incentivar nossos pequenos a se movimentarem e viverem uma infância ativa e saudável. Vamos lá!

Sedentarismo, um dos vilões da infância

O sedentarismo acontece quando não praticamos atividades físicas o suficiente e não nos envolvemos em esportes ou outras atividades no nosso dia a dia. Consideramos uma pessoa sedentária quando ela gasta poucas calorias por semana com os seus afazeres diários, seja no trabalho ou em outras ocupações. (1)

A falta de atividades físicas tem se tornado uma ameaça preocupante para a atual geração de crianças e adolescentes, que está cada vez menos ativa. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1998), existem diversos fatores que contribuem para o sedentarismo neste grupo. (2,3)

Entre eles, destacam-se o avanço da tecnologia, o aumento da sensação de insegurança, o isolamento social e a redução de espaços disponíveis nos centros urbanos, onde a maioria das crianças vive. Esses elementos têm levado a uma diminuição das oportunidades de uma vida ativa, abrindo espaço para atividades sedentárias. (2,3)

E quais as consequências que o sedentarismo infantil pode acarretar? Um estilo de vida sedentário aumenta o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes mellitus, obesidade e outras doenças crônicas que geralmente surgem na vida adulta, mas que já podem fazer parte da infância. (3) 

sedentarismo

A obesidade pode ser causada pelo sedentarismo 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (2019) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 2025 o número de crianças obesas em todo o mundo atinja a marca de 75 milhões. (2)

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também mencionado pela mesma fonte, relata que uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso. (2)

Uma criança obesa corre um alto risco de desenvolvimento de condições como hipertensão, resistência à insulina, deficiência de hormônio do crescimento, distúrbios respiratórios e problemas ortopédicos. (3)

Na fase adulta, existe uma maior propensão a doenças cardíacas, hiperlipidemia, acidente vascular cerebral, câncer, diabetes, osteoartrite, distúrbios de humor e distúrbios do sono. (3)

Embora a falta de atividade física esteja mais relacionada à obesidade do que a alimentação, é importante mencionar que crianças com pais obesos têm um risco maior de se tornarem obesas quando crescerem em comparação com as crianças de pais com peso normal. (3)

Além disso, os hábitos alimentares e a prática de atividade física das crianças são influenciados pelos hábitos dos pais, evidenciando que os fatores ambientais desempenham um papel importante no ganho excessivo de peso. (3)

Atividades físicas contribuem para o desenvolvimento motor infantil

Incentivar a prática de atividade física em crianças e adolescentes pode ajudar a reduzir o sedentarismo, que afeta cerca de 80% deles, já que não cumprem a recomendação de pelo menos 60 minutos de atividade física todos os dias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. (4)

A falta de movimento durante as primeiras fases da vida pode causar sérios danos à saúde e ao aprendizado. Nosso corpo foi feito para se movimentar, então, o movimento é importante para a nossa saúde. (4)

Na infância, a maioria das crianças aprende movimentos básicos de forma natural. Porém, algumas crianças têm dificuldade em desenvolver habilidades motoras importantes, o que pode afetar a aprendizagem de outras habilidades mais específicas. (4)

É essencial compreender que o movimento e o desenvolvimento motor estão relacionados. Quando nos movimentamos, deixamos de ser sedentários. Através de atividades físicas e recreativas, as crianças desenvolvem suas habilidades motoras, melhorando a qualidade de vida. (4) 

sedentarismo infantil

Como estimular a prática de atividades físicas em crianças?

Sem dúvida, a prática regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios para crianças e adolescentes. Além de promover um crescimento normal e saudável, os exercícios físicos ajudam a desenvolver hábitos saudáveis que podem durar até a vida adulta. (2)

As atividades físicas podem trazer um aumento na satisfação e no bem-estar, melhorar a percepção de saúde, a saúde mental, as funções cognitivas, a autoestima e o senso de autoeficácia. (2) No entanto, como fazer com que essa prática seja mais atrativa para as crianças?

Uma dica é usar técnicas divertidas, lúdicas e desafiadoras como substituição às atividades físicas formais e orientadas. Por exemplo, correr, pular, dançar, subir e descer escadas, brincar de pular corda, usar a imaginação, ajudar nas tarefas domésticas e outras atividades do dia a dia. (5)

Lembre-se de que qualquer atividade divertida deixa um gostinho de querer mais e traz uma sensação de prazer. Ao gastar mais energia, seja brincando ou praticando atividade física, estamos trabalhando um dos pilares de um estilo de vida saudável que contribui para manter um peso adequado. (5)

Em conclusão, a prática regular de atividades físicas é essencial para combater o sedentarismo na infância e adolescência.

Os riscos associados ao sedentarismo, como obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas, podem ser reduzidos por meio da adoção de um estilo de vida ativo e saudável.

É importante incentivar as crianças a se movimentarem e participarem de atividades físicas de forma divertida e estimulante. Ao proporcionar um ambiente de companheirismo e alegria, podemos criar hábitos saudáveis que irão perdurar até a vida adulta.

Vamos ajudar nossas crianças a desenvolver suas habilidades motoras, promover sua saúde e bem-estar e garantir que tenham uma infância ativa e saudável.

Fontes: 
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. O adolescente e o sedentarismo: Como auxiliar? Disponivel em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/medicina-do-adolescente/o-adolescente-e-sedentarismo-como-auxiliar/>. acesso em 06 ju. 2023.
  2. SILVA, Rutislânia Evangelista da. A inatividade física na infância e adolescência: implicações de uma vida sedentária antes da fase adulta. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – PUC Goiás, Goiás, 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2816/1/RUTISLÂNIA%20-%20TCC%20-%20ARTIGO%20VERSÃO%20FINAL%20ok.pdf>. acesso em 06 ju. 2023.
  3. MACHADO, Yara Líbia. Sedentarismo e suas Consequências em Crianças e Adolescentes. 2011. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Sul de Minas, Muzambinho, 2011. Disponível em: <https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/attachments/1681_17.pdf>. acesso em 06 ju. 2023.
  4. GUIMARÃES, Leila Luzia. 2017. 19 f. Impacto do sedentarismo no desenvolvimento motor aprendizagem na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2853/1/LeilaLuziaGuimaraes.pdf>. acesso em 06 ju. 2023.
  5. SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO. Como lidar com o sedentarismo das crianças? Atividade física ou brincar? Disponível em: <https://www.spsp.org.br/2020/09/17/como-lidar-com-o-sedentarismo-das-criancas-atividade-fisica-ou-brincar/>. acesso em 06 ju. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Neste frio, cuide da sua imunidade com própolis verde

O frio chegou e quem não gosta de ficar em casa bem aconchegado com cobertor, chocolate quente e um bom livro ou filme?

A parte desagradável, é que com as temperaturas mais baixas, aumentam os casos de gripes, resfriados e inflamações. Isso porque no frio, fechamos as janelas e ficamos mais juntos em grupo, o que favorece a proliferação de vírus e bactérias que provocam estas doenças.

Gorduras: mitos X verdades

Você ainda acredita que gordura é tudo igual?

Acha que temos que fugir dos alimentos gordurosos para mantermos a nossa saúde?

Conheça substâncias naturais que combatem as inflamações!

Você sabia que muitas doenças que existem hoje em dia são provocadas por inflamações? Este é um processo que acontece no organismo que vai muito além dos sintomas mais conhecidos como vermelhidão, dor, edema e sensação de calor.

Só para você ter uma ideia, até mesmo a gordura, causada pelo excesso de peso, pode passar por um processo de inflamação e causar vários prejuízos ao corpo.

Por isso nesse blog post vamos explicar como funciona o processo de inflamação e mais: como substâncias naturais podem ajudar a combater esse problema. Veja!