Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada. Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!
Share on facebook
Share on twitter

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada.

Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!

Saiba como ele pode te ajudar a dormir melhor, mas antes veja como funcionam os ciclos do sono:

voce-sabia-que-praticar-exercicios-pode-te-ajudar-a-dormir-melhor

O sono é dividido em várias fases, sendo que cada uma delas apresenta um estágio fisiológico específico. Os cinco estágios do sono formam o ciclo, durando cerca de 90 minutos cada um.

Basicamente podemos dividir o sono em duas fases: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos).

O estado do NREM corresponde a 75% do período do sono, sendo dividido em quatro fases:

–  Estágio 1: é a fase de sonolência, onde a pessoa começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase a pessoa pode ser facilmente despertada;

– Estágio 2: dura em média de 5 a 15 minutos. A atividade cardíaca é reduzida, os músculos ficam mais relaxados e a temperatura do corpo cai.

– Estágio 3: o nível de profundidade do sono é um pouco menor.

– Estágio 4: dura cerca de 40 minutos e é a fase do sono muito profundo.

A fase do NREM é muito importante para o corpo, uma vez que é nela que ocorre a recuperação de energia física. Também é nessa fase que acontece o descanso profundo e menor atividade neural. Após a fase 4, o indivíduo retorna ao estágio 3, estágio 2 e entra na fase REM.

O REM é caracterizado pela intensa atividade cerebral, muito semelhante ao estado de vigília. Nessa fase ocorrem movimentos oculares rápidos, o que explica o nome do estágio. É no REM que ocorrem os sonhos. Embora a fase do REM não resulte em um descanso profundo, ela é importante para nossa recuperação emocional.

Mas onde entra o exercício físico nessa história?

voce-sabia-que-praticar-exercicios-pode-te-ajudar-a-dormir-melhor2

Quando alguém se exercita, o cérebro libera várias substâncias que melhoram a qualidade do sono. As principais são a endorfina e a dopamina, que dão sensação de prazer, e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade. Além disso, a queda rápida de temperatura corporal (que se dá após o término da atividade) também faz com que a pessoa pegue no sono mais facilmente. Essa é uma das características do estágio 2 de sono.

Mais benefícios:

– Ajuda na manutenção do sono: o número de vezes em que a pessoa acorda durante a noite é reduzida;

– Reduz o tempo de demora para dormir (que deve ser inferior a 30 minutos);

-Controla a apneia, um distúrbio do sono que faz com que a pessoa pare de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite, prejudicando a qualidade do sono. Uma das causas da apneia é o excesso de peso, que pode ser controlado com exercícios físicos, ou seja, mais um benefício da relação sono x exercícios!

voce-sabia-que-praticar-exercicios-pode-te-ajudar-a-dormir-melhor4

– É uma via de mão dupla: quando você dorme o suficiente, é mais provável que se sinta motivado para se exercitar no dia seguinte;

– Relaxa os músculos tensionados com as preocupações do dia a dia fazendo com que fique mais fácil “pegar no sono”;

– Segundo os pesquisadores da National Sleep Foundation, quando você melhora a qualidade do sono, dorme mais e melhor;

– Reduz a sonolência diurna pois combate a depressão, obesidade e diabetes;

Mas quando e como devo me exercitar?

voce-sabia-que-praticar-exercicios-pode-te-ajudar-a-dormir-melhor3

O importante é que você consiga incorporar a prática de exercícios físicos na sua rotina, de preferência pela manhã. Dessa forma, a adrenalina que o exercício libera será usada na hora em que você estiver mais ativo no dia, no começo do trabalho (e não quando você precisa descansar e dormir).

Para mais benefícios, pratique os exercícios ao ar livre, expondo-se ao sol diariamente por pelo menos 15 minutos. Isso ajuda na produção de melatonina, que é um hormônio importante para regular o sono.

Outra dica: opte por uma atividade física que seja mais prazerosa para você: algumas pessoas gostam de correr, outras nadar e tem gente que adora esportes mais competitivos como tênis, por exemplo. O importante é não ficar parado!

Se você estiver sedentário, comece devagar: duas vezes por semana, depois três até chegar a pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana. Isso já é suficiente para ajudar a dormir melhor.

Referências:
sleepfoundation.org
nytimes.com
thesleepdoctor.com
healthguides.healthgrades.com
brasilescola.uol

2 comentários em “Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Prevenção das doenças cerebrais

As doenças cerebrais estão entre as enfermidades do corpo mais incapacitantes e temidas pelas pessoas, porque danificam as funções cerebrais responsáveis, pela atividades motoras, sensitivas, fala, audição, visão, olfato, tato, raciocínio, julgamento, pensamento, comportamento e sentimento. As doenças cerebrais promovem a interrupção das conexões mente-corpo. Desencadeia muito sofrimento, perdas, dor, incapacidade física, psíquica, gera transtornos temporários ou definitivos. Por isto, é prudente as pessoas tomarem consciência, das possíveis causas das doenças cerebrais, e atuar sempre de modo preventivo.