4 motivos para preferir alimentos da estação

Os alimentos da estação, além de serem mais saborosos e ricos em nutrientes, também podem favorecer o meio ambiente.
Share on facebook
Share on twitter
alimentos da estação

Ao passear por uma feira local repleta de frutas, verduras e legumes, é muito fácil se encantar com a variedade de cores e aromas frescos que tomam conta do lugar.

E o melhor é que esses alimentos que estão na época não só deixam a gente com água na boca, mas também podem ser ótimos para a saúde e o bem-estar.

Saborear alimentos da estação é um hábito cheio de benefícios. Quer saber mais sobre eles e como incluí-los no seu dia a dia? Então, continue lendo! 

A relação entre alimentação e sazonalidade

Você sabia que o clima pode afetar a nossa alimentação? Por exemplo, quando está muito quente, como em desertos, tendemos a comer menos, enquanto em lugares frios, como nos pólos, o apetite pode aumentar. (1)

Essa conexão entre o clima e nossa alimentação ocorre devido à capacidade do nosso corpo de se adaptar ao ambiente. (1)

No Brasil, onde o clima tropical é mais constante ao longo do ano, as mudanças entre as estações não são tão perceptíveis quanto em lugares com invernos rigorosos e verões escaldantes. (2)

Embora aqui as variações na alimentação de acordo com as estações sejam menos evidentes, ainda existem algumas diferenças sutis na forma como nos alimentamos em diferentes momentos do ano. (2)

Estudos mostram que a sazonalidade pode influenciar a quantidade de nutrientes que consumimos, embora essas mudanças sejam menos óbvias do que em regiões com climas mais extremos. (2)

Portanto, mesmo que as mudanças de estação não sejam tão visíveis no Brasil, é importante ficar atento a essas pequenas diferenças na alimentação, pois podem afetar nossa saúde e nutrição. (2) 

alimentos da estação

Os alimentos da estação

Alimentos da estação são aqueles que são facilmente acessíveis, têm baixo custo e alto valor nutricional. (3)

Eles são produzidos, cultivados, colhidos ou fabricados localmente, muitas vezes com forte influência cultural, e estão sempre associados a uma alimentação saudável. (3)

Esses alimentos desempenham um papel importante na promoção da segurança alimentar e nutricional da população, além de carregarem consigo a identidade e os hábitos alimentares locais. (3)

Como mencionado anteriormente, o Brasil é um país com clima tropical, o que traz diversas vantagens para a produção de alimentos. (4)

Essas condições favorecem a disponibilidade constante de uma variedade de alimentos durante o ano todo, devido à adaptação desses produtos ao clima e ao solo. (4)

No entanto, é recomendável consumi-los durante suas épocas específicas para aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais que oferecem. (4) 

alimentos da estação

4 motivos para preferir alimentos da estação na dieta 

1 – Melhor sabor, frescor e segurança

Durante a safra, os alimentos são colhidos no auge de sua maturação, o que os torna mais bonitos e nutritivos. As condições climáticas favoráveis nesse período promovem um maior teor de nutrientes essenciais, enquanto a redução do uso de agrotóxicos melhora ainda mais a qualidade dos alimentos. (4) 

2 – Preço mais acessível

Alimentos produzidos na época tendem a ser mais acessíveis devido à sua maior disponibilidade no mercado. Em contrapartida, alimentos fora de época geralmente são mais caros devido à menor oferta e aos custos adicionais associados à importação ou produção em condições desfavoráveis. (5) 

3 – Promoção da saúde e sustentabilidade

A preferência por alimentos da estação contribui para uma alimentação mais saudável e diversificada, além de promover práticas agrícolas mais sustentáveis. Essa escolha também pode reduzir a pegada ambiental associada ao transporte e armazenamento de alimentos. (5)

4 – Variedade e diversidade na alimentação

A cada estação, há uma gama de alimentos específicos disponíveis, o que permite uma dieta mais variada. Essa diversidade não apenas enriquece o sabor das refeições, mas também promove uma ingestão balanceada de nutrientes, já que cada alimento possui características nutricionais distintas. (4)

Viu só? Quando você opta por comer alimentos que estão na época certa, não só está saboreando alimentos mais gostosos e frescos, mas também está ajudando a cuidar da sua saúde e do meio ambiente ao seu redor. 

5 passos para uma dieta sazonal e deliciosa:

  1. Identifique os alimentos da estação pesquisando online ou visitando mercados locais.
  2. Planeje suas refeições em torno dos produtos disponíveis na época do ano para uma dieta variada e equilibrada.
  3. Experimente novas receitas que destaquem os alimentos sazonais.
  4. Armazene ou congele o excesso de alimentos da estação para uso futuro.
  5. Seja criativo na preparação dos alimentos para descobrir novos sabores e combinações.

Assim como nós, enquanto marca, buscamos inspirar o autocuidado e a busca pela saúde plena, escolher alimentos da estação também está alinhado a esse propósito de promover o bem-estar integral.

Quando você opta por uma alimentação sazonal, não são apenas seu corpo e sua saúde que se beneficiam, mas também o planeta como um todo.

Portanto, ao nos conscientizarmos sobre os benefícios de consumir alimentos da estação, estamos, de certa forma, nos conectando com nossa essência e com a busca pela qualidade de vida plena, em sintonia com os valores da Vital Âtman.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam se beneficiar dessas informações valiosas. Além disso, não deixe de acompanhar nosso blog! Aqui, você encontrará diversas dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Lembre-se: quem ama, se cuida!

FONTES:
  1. TANAKA, Noriko et al. Relationship between Seasonal Changes in Food Intake and Energy Metabolism, Physical Activity, and Body Composition in Young Japanese Women.Nutrients, v. 14, n. 3. Disponível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/14/3/506. Acesso em 14 mar. 2024.
  2. COSTA, Amine Farias et. al. Variação sazonal na ingestão alimentar de adultos de Niterói, Rio de Janeiro. Rev. bras. epidemiol., v. 16, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/HvKH7C7m6qHzxcWBGnzHJnw/?lang=pt
  3. SILVA, Marcos Anderson Lucas da; LOUZADA, Marilia Laura da Costa; LEVY, Renata Bertazzi. Disponibilidade domiciliar de alimentos regionais do Brasil: distribuição e evolução 2002-2018. Segur. Aliment. Nutr., v. 29, p. 1-14, Campinas, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8668716/29605
  4. COSTA, Jaine Bezerra. Por quê preferir alimentos de época? Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/web/cosali/w/por-qu%C3%AA-preferir-alimentos-de-%C3%A9poca-#
  5. ANDRÉ, Ana Isabel N. Ferreira. Sazonalidade e Alimentação – Influência da Sazonalidade nos Hábitos Alimentares. 2013. 132 f. Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, Porto, 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/72797/2/29032.pdf

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM