5 benefícios da linhaça para saúde de cachorros

Share on facebook
Share on twitter
linhaça

O “melhor amigo do homem” não recebe esse título por acaso. Companheiros leais, os cães integram os lares brasileiros e têm uma relação próxima com seus tutores, que os adotam como verdadeiros membros da família. Então, todo o amor, carinho e preocupação que se tem com um ente querido, naturalmente, também é transmitido a essas amáveis criaturas. (1)

Do mesmo modo que os seres humanos, os cães também precisam de cuidados com a saúde. A atenção dos tutores com esse aspecto resultou em uma maior longevidade para esses animais, assim como a utilização de nutracêuticos e/ou fitoterápicos para retardar ou até mesmo atuar na cura de certas patologias que eventualmente podem ocorrer. (1)

Por isso, no texto de hoje, o assunto é sobre a semente de linhaça – fonte vegetal de ômega 3 – como um componente alimentar que pode proporcionar benefícios para a saúde de cachorros ao ser integrada na dieta.

A fitoterapia nos cuidados da saúde animal

O uso de plantas para fins medicinais acompanha a evolução humana desde os primórdios. Mas o que pouco se fala é sobre o uso como agentes terapêuticos em animais de diferentes espécies. (2) Afinal, assim como nós, eles são seres vivos que seguem o ciclo da vida e buscam os melhores meios para a sua própria sobrevivência.

Muitos criadores e fazendeiros já empregam práticas e saberes populares em rebanhos ou em animais de estimação a fim de prevenir ou tratar enfermidades. Esse tipo de cuidado recebe até uma denominação específica: etnoveterinária. Contudo, o mercado brasileiro de produtos veterinários, assim como o mundo acadêmico e científico, ainda está abrindo espaço para os fitoterápicos. (2)

A boa notícia é que esse cenário encontra-se promissor. Portanto, a seguir, falaremos mais sobre o papel da linhaça saúde de cães.

linhaça

Linhaça, fonte de ômega 3

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum L.) e pertence à família Linaceae, amplamente utilizada na culinária. O seu consumo pode ser indicado para constipação, gastrite, diverticulite e enterite. (1,2)

A composição da linhaça conta com integrantes importantes para a função terapêutica, como o ômega-3 (ácidos alfa linolênico) e lignanas, além de ser rica em fibras solúveis. Para pequenos animais, a dosagem recomendada é de ¼ à meia colher de chá 2 a 3 vezes ao dia. (1,2)

A linhaça é rica em ácido graxo ômega 3 (que já é conhecido pela sua importância na saúde humana) e os benefícios nutricionais e de saúde são altamente atribuídos à sua composição. (2)

Além disso, esse nutriente é considerado essencial para os cães pelo fato deles não possuírem as enzimas apropriadas para produzi-lo, então eles precisam buscar suprir suas necessidades por meio da dieta, e é por isso que a linhaça se destaca. (3)

5 benefícios dos componentes da linhaça para a saúde do seu cão

A seguir, listamos os principais benefícios que os principais componentes da linhaça podem oferecer para a saúde canina. Acompanhe:

1 – Controlar o colesterol sérico

Os compostos presentes na linhaça (ômega 3, fibras e lignanas) podem auxiliar no controle de colesterol e triglicerídeos endógenos. Uma pesquisa realizada por alunos da UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo) com cães machos e fêmeas de diferentes idades e raças, concluiu que a suplementação com óleo de linhaça, em um período de 42 dias, proporcionou real eficácia na diminuição do colesterol sérico nesses animais. (1)

2 – Reduzir inflamações na pele

O ômega 3, presente na semente de linhaça, é citado com frequência na terapêutica de doenças cutâneas, sendo efetivo nos quadros alérgicos e inflamatórios. Cães atópicos podem ser beneficiados com as propriedades desse nutriente. (4)

Além disso, a linhaça, ou melhor, o ômega 3 presente nessa sementes, pode exercer a função de minimizar o processo inflamatório instalado nesses animais a partir da inibição de citocinas pró-inflamatórias, levando a uma produção aumentada de anti-inflamatórios. (4)

linhaça para cachorro

3 – Contribuir para o tratamento de doenças crônicas

As doenças crônicas apresentam um quadro inflamatório e degenerativo significativo, que acarreta na perda da função e/ou limitação de determinados sistemas no organismo. Em um estudo, 30 cães com diagnóstico de osteoartrite foram tratados com uma dieta enriquecida em ômega 3 durante 13 semanas. Após avaliação clínica, os animais apresentaram melhora significativa a partir da sétima semana. (4)

4 – Reduzir os riscos de cardiopatias

A efetividade do ômega 3 na redução do risco de doenças coronarianas está sendo cada vez mais explorada, principalmente em pacientes em grupos de risco para infarto agudo do miocárdio e morte súbita. Inclusive, um estudo com cães suplementados com esse nutriente evidenciou uma redução no número de arritmias dos animais tratados com ômega 3. (4)

5 – Tratar doenças ou lesões no rim

O principal desafio para animais com doença renal crônica é o controle do estresse oxidativo, principal responsável pela alta concentração de radicais livres circulantes. Por isso, é indicado o uso de nutrientes que possuem propriedades antioxidantes, com destaque para o ômega 3, vitamina E, luteína e carotenóides. (4)

Se você chegou até aqui, percebeu que o ômega 3 presente na semente de linhaça se destaca quando o assunto é cuidar de inflamações no organismo dos cãezinhos. Porém, antes de adotar a fitoterapia como terapêutica para o seu animal, é muito importante a consulta com um especialista. Só ele poderá prescrever a dosagem correta e a forma correta de obter e administrar os ativos necessários para os melhores cuidados com o seu cão.

FONTES:
  1. PEREIRA, Thaynan et. al. Análise de colesterol e triglicerídeos séricos em cães adultos suplementados com óleo de linhaça. Nutri Time, v. 19, n. 1, p. 9046-9041, 2022. Disponível em: <https://nutritime.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Artigo-552.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2022.
  2. GONÇALVES, Bruna Vaz da Silva; BARBERINI, Isis Regina; FURTADO, Silvana Krychak. Etnoveterinária: a fitoterapia aplicada a medicina de animais de companhia. Rev. Fitos, supl. 1, p. 102-115, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1182/944>. Acesso em: 09 dez. 2022.
  3. ALEXANDRINO, Maricy C. G. Uso de ômega 3 e 6 como adjuvantes terapêuticos nas doenças dermatológicas em cães. Medvep Dermato – Revista de Educação Continuada em Dermatologia e Alergologia Veterinária. v. 3, n. 10, p. 1-8, 2014, Disponível em: <https://medvep.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Uso-de-ômegas-3-e-6-como-adjuvantes-terapêuticos-nas-doenças-dermatológicas-em-cães.pdf>. Acesso em 09 dez. 2022.
  4. BARROS, Jéssica C. de; P. JÚNIOR, Daniel. Ômega 3: aplicabilidade terapêutica em pequenos animais. Investigação, v. 17, n. 3, p. 28-32, 2018.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Calvície: causas e como tratar naturalmente

Hoje em dia, muitos homens deixaram de aceitar a calvície como algo irreversível, e estão buscando soluções para este tipo de condição. Se você também sofre com a calvície, que tal saber mais sobre este assunto para que, enfim, possa buscar um tratamento, e ainda de forma natural?

Óleo de gergelim e linhaça prensados a frio: substâncias naturais que protegem o corpo nas estações mais frias

As estações mais frias chegaram! É hora de tirar o cobertor e os casacos do armário e dar um reforço na saúde e beleza do corpo! A boa notícia é que isso pode ser feito com duas substâncias naturais, os óleos de gergelim e linhaça prensados a frio.

Cada tem propriedades que ajudam a prevenir e combater processos inflamatórios, olhos ressecados, deixar a pele mais hidratada e melhorar a imunidade do corpo.

Vamos explicar mais sobre esses dois óleos naturais que podem fazer a diferença para sua imunidade!