5 maneiras de aliviar os sintomas da menopausa

Share on facebook
Share on twitter
menopausa

Desde o nascimento até o fim da vida, mulheres vivem diversas fases ao longo dos anos. O corpo se transforma continuamente e a mente também. Assim como acontece na adolescência, a oscilação de hormônios motiva uma avalanche de mudanças físicas e comportamentais das mulheres que estão no climatério. (1)

Esse processo de transição da fase reprodutiva para não reprodutiva também inclui a menopausa, isto é, a última menstruação. Por falta de conhecimento ou ter dificuldades em aceitar o envelhecimento natural, nem sempre a mulher busca ajuda para lidar com as dificuldades dessa fase que pode ser bastante desafiadora. (1)

Por essa razão, pensando na liberdade, leveza e felicidade de todas as mulheres, reunimos algumas maneiras de aliviar os sintomas da menopausa. Continue a leitura para descobrir mais sobre cada uma delas.

O que é a menopausa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é definida como amenorreia por 12 meses consecutivos, sem qualquer causa psicológica ou patológica evidente. Agora, trazendo mais para o linguajar popular, podemos dizer que a menopausa ocorre quando a menstruação de uma mulher para. (2,3)

O declínio dos níveis de hormônios sexuais produzidos pelo organismo feminino, normalmente, acontece na faixa dos 45 aos 55 anos. Mas, em algumas mulheres, podem começar ainda mais cedo (em torno dos 40 anos), sendo, portanto, considerada menopausa precoce. No Brasil, um estudo publicado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) calculou uma idade média menopausa de mulheres brasileiras: 48,1 anos. (3,4)

É importante ficar de olho para não confundir menopausa com climatério. Apesar de estarem relacionados, não são a mesma coisa. O climatério é a fase de transição do período fértil para o não reprodutivo na vida da mulher. A menopausa, por sua vez, corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação, sendo um grande marco do processo de climatério. (2,5)

menopausa

O que acontece com o corpo da mulher na menopausa?

Por trás de todas as mudanças que ocorrem nesse período, está a redução na produção de hormônios, principalmente o estrogênio – crucial para todo o ciclo reprodutivo. Ele está envolvido no desenvolvimento e na liberação do óvulo dos ovários a cada mês e no processo de preparação do útero para receber o óvulo fertilizado. Há outros hormônios envolvidos, como a progesterona e a testosterona, mas eles não têm o mesmo impacto que os baixos níveis de estrogênio. (3)

Anos vêm e vão e o corpo para de produzir o estrogênio gradualmente. Neste processo, a ovulação declina, assim como a menstruação e a chance de gravidez. E os impactos são enormes. O cérebro, a pele, os músculos e as emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio. (3)

Os sintomas incluem: (6)

  • Secura vaginal;
  • Insônia;
  • Dores nas articulações;
  • Perda de libido;
  • Incontinência urinária;
  • Enjoo e tontura;
  • Depressão

Um outro sintoma bastante comum são as ondas de calor ou fogachos, que provocam sensações súbitas de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações no coração, vertigens e cansaço muscular. (5)

Manifestações psíquicas também ocorrem, pois a redução dos níveis de hormônios femininos interfere na liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento equilibrado do Sistema Nervoso Central, trazendo, por exemplo, queixas de irritabilidade, instabilidade emocional, distúrbios de ansiedade, depressão, choro descontrolado, melancolia e entre outros. (5)

Quando a produção de estrogênio para por completo, há uma consequência de longo prazo nos ossos e no coração. Os ossos podem enfraquecer, aumentando o risco de fraturas, e as mulheres podem se tornar mais vulneráveis ​​a doenças cardíacas e a derrames. (3)

Como aliviar os sintomas da menopausa 

Agora que você já compreendeu que a menopausa é um processo natural de envelhecimento do organismo da mulher e que passar por essa fase requer muito cuidado e paciência, vamos apresentar cinco formas de aliviar os sintomas da menopausa.

1 – Terapia de Reposição Hormonal

A primeira delas é a terapia hormonal. Segundo especialistas, a terapia de reposição hormonal é a maneira mais rápida de resolver os sintomas da menopausa. Ela pode proporcionar alívio dos sintomas físicos, psíquicos e os relacionados com os órgãos genitais no climatério. Além disso, age na prevenção da osteoporose e assegura melhor qualidade de vida para a mulher. (4,5)

A automedicação nunca é indicada, por isso é sempre necessário o acompanhamento de um profissional. (5)

2 – Priorizar uma alimentação saudável

A alimentação equilibrada é importante para manter todas as funções do organismo em boas condições para qualquer fase da vida da mulher. No climatério, o crescimento e desenvolvimento orgânico já são efetivados, por isso, o papel da nutrição será o de estimular e manter o funcionamento adequado dos diversos órgãos e sistemas. (8)

A seguir, confira bons nutrientes que podem ajudar no alívio de sintomas da TPM: (8)

  • Magnésio: a falta de magnésio pode estimular o aumento da pressão, arritmias e a fadiga. Essa substância é essencial para o bom funcionamento do tecido nervoso, muscular e ósseo;
  • Zinco: ele age no crescimento ósseo e protege contra a perda de massa óssea, além de ser essencial para a digestão e absorção de nutrientes e modular a ação de vários hormônios no organismo, inclusive o estrogênio;
  • Vitamina K: importante para ação de substâncias necessárias para a saúde dos ossos. Também é essencial para produção dos fatores de coagulação;
  • Vitamina C: manutenção do colágeno e tecido conjuntivo (ossos, cartilagem, pele, dentes). Ajuda a estabilizar as ações do tecido nervoso, participa do metabolismo do colesterol e diminui a oxidação da LDL. Além disso, também pode estimular o sistema imune por meio de sua ação antioxidante, prevenindo infecções;
  • Vitamina E: além de um potente antioxidante, também pode ajudar a reduzir os fogachos e na manutenção dos tecidos de sustentação e pele;
  • Ácidos graxos insaturados: podem agir na manutenção da atividade neuronal, diminuindo ansiedade e fogachos, além de melhorar o trofismo da pele e da vagina.

menopausa

3 – Praticar atividades físicas

Uma das principais recomendações, em qualquer fase na vida de uma mulher, é fazer atividades físicas. São incontáveis os benefícios para o organismo: melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória, promover o ganho de massa óssea, a diminuição arterial em hipertensas, entre outras vantagens. (8)

Mulheres no climatério devem praticar exercícios físicos agradáveis, leves, acessíveis, fáceis de fazer e com regularidade, contribuindo, assim, para seu bem-estar e autoestima. Recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos, como a caminhada, e de musculação, desde que devidamente orientados por profissionais da área. (8)

No decorrer do climatério, que é mais uma etapa de envelhecimento, as chances de desenvolvimento de algumas desordens metabólicas são ainda maiores, sendo mais frequente a ocorrência e o agravamento de determinadas doenças crônicas. Por isso, se manter sempre ativa é fundamental. (8)

Uma sugestão é realizar a prática de yoga. Ela se mostrou uma boa alternativa para tratar diversos sintomas, como dores de cabeça, fogachos, sudorese noturna, depressão e irritabilidade. Além disso, o yoga pode proporcionar a melhora da aptidão física, flexibilidade e força, melhorando a qualidade de vida das mulheres que aderem a esse método. (9)

4 – Fitoterapia

Com o aumento da busca pela manutenção da saúde de forma natural, as terapias fitoterápicas vêm recebendo destaque. Mulheres que buscam o alívio dos sintomas da menopausa encontram nos fitoterápicos e nos fitohormônios um caminho alternativo para melhorar a qualidade de vida. (10)

A utilização de plantas medicinais tem se mostrado como importante opção terapêutica no climatério. Os principais fitoterápicos utilizados nessa fase são conhecidos como fitoestrogênios, por sua ação estrogênio-símile. Podemos citar a soja, o trevo vermelho e a cimicifuga. Existem fitoterápicos para alívio de quadros leves e moderados de depressão e ansiedade, também utilizados em outras áreas da medicina. Sendo assim, a fitoterapia pode ser uma boa maneira de aliviar os sintomas da menopausa (mas sempre acompanhado por um profissional, claro). (8)

5 – Ter um sono de qualidade

Cerca de 39% a 47% das mulheres na menopausa relatam incômodos relacionados ao distúrbio do sono. Essas disfunções podem ser classificadas em dificuldade para dormir, despertares noturnos e o despertar mais cedo que o normal. Com a elevação dos níveis de cortisol, devido ao alto pico de estresse, não só a qualidade do sono das mulheres no climatério é afetada, mas também o humor. (11)

Um outro fator é que, com a diminuição do nível de estrogênio, surgem as ondas de calor no rosto e na região torácica anterior, acompanhadas de sudorese. Isso ocorre, geralmente, durante a noite, contribuindo para a má qualidade do sono. Por isso, mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa devem sempre zelar por um sono tranquilo, a partir de tratamentos e hábitos que promovem o relaxamento para uma noite bem dormida.(11)

Para concluir, saiba que o autocuidado também é muito importante. Uma pesquisa recente descobriu que 46% das mulheres na menopausa têm níveis de confiança mais baixos. E tem mais: mulheres mais satisfeitas consigo mesmas relatam menos sintomas. Sendo assim, invista em você: cuide do seu bem-estar, viaje, conviva com pessoas que te admirem e que você admira e sempre priorize o que é Vital na sua vida. (4)

A menopausa, de fato, não é uma fase simples, mas pode ser mais amigável com todas essas dicas que apresentamos aqui. Queremos que mulheres sejam cada vez mais fortes e felizes em todos os momentos. 

Fontes:
  1. ARIMA, Kátia. Menopausa: o que é e como aliviar os sintomas. Estadão, 2022. Disponível em: <https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,precisamos-falar-sobre-menopausa,70004095470>. Acesso em 16 ago. 2022.
  2. SANTOS, Edinalva Olímpio dos et al. Alimentos que amenizam os sintomas do climatério e menopausa. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/20474/1/12%2012%20atualizadoTCC%20final%20-%20Michele%2CRafaela%2CPatricia%2CEdinalva%20%281%29.pdf>. Acesso em 16 ago. 2022.
  3. ROXBY, Philippa. O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa. BBC News Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48339993
  4. MENOPAUSA: 10 dicas médicas para aliviar os sintomas. Veja, 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/menopausa-10-dicas-medicas-para-aliviar-os-sintomas/>. Acesso em 16 ago. 2022.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Menopausa e climatério. 2020. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/menopausa-e-climaterio/>. Acesso em 16 ago. 2022.
  6. APRENDA a identificar os sintomas da menopausa e como aliviá-los. Unimed Fortaleza, 2022. Disponível em: <https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/sintomas-da-menopausa>. Acesso em 16 ago. 2022.
  7. NEVES, Úrsula. Tratamento sem hormônios para aliviar sintomas da menopausa é eficaz, aponta estudo. PebMed, 2020. Disponível em: <https://pebmed.com.br/tratamento-sem-hormonios-para-aliviar-sintomas-da-menopausa-e-eficaz-aponta-estudo/>. Acesso em 16 ago. 2022.
  8. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério / Menopausa. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2008. 192 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno, n.9). Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf>. Acesso em 16 ago. 2022.
  9. SALMAZZO, Maria Priscilla; ROCHA, Robson Eustáquio. A prática do yoga no combate aos sintomas da menopausa. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ceub.br/jspui/bitstream/prefix/14625/1/MARIA%20PRISCILLA%20SALMAZO.pdf>. Acesso em 16 ago. 2022.
  10. ROCHA, Bruna Maria de Almeida; PEREIRA, Maria do Socorro Vieira; CARNEIRO, Jefferson Queiroz. Terapias complementares: fitoterapia como opção terapêutica no climatério e menopausa. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: <http://revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/26/38>. Acesso em 16 ago. 2022.
  11. SANTOS, Mariana Alvina dos et al. Qualidade do sono e sua associação com os sintomas de menopausa e climatério. Rev Bras Enferm, v. 74, n. 2, p. 1-7, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reben/a/xyzpVC5jKNZc4nXxN6TxDgG/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 16 ago. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM