Ácido fólico da pré-concepção à gravidez

Você é gestante ou está planejando uma gravidez? Reunimos algumas informações que você precisa saber sobre o ácido fólico.
Share on facebook
Share on twitter

Você é gestante ou está planejando uma gravidez? Reunimos algumas informações que você precisa saber sobre o ácido fólico.

O que é o ácido fólico?

O ácido fólico (também conhecido como folato ou vitamina B9) é uma vitamina que ajuda no crescimento e proteção das  células no seu corpo. Ela pode ser encontrada em alguns alimentos e suplementos vitamínicos.

Por que é o ácido fólico importante durante a pré-concepção e gravidez?

Seu corpo precisa de ácido fólico quando as células estão crescendo e se multiplicando muito rapidamente. Isso acontece durante a gravidez, o útero se expande, a placenta se desenvolve e há uma maior circulação de sangue no seu corpo para que o feto possa se desenvolver. O ácido fólico é muito importante para uma gravidez saudável!

Enquanto sua barriga cresce, o seu bebê também está crescendo muito rapidamente. Manter hábitos alimentares saudáveis e níveis adequados de vitaminas e minerais (como o ácido fólico) antes da concepção e durante a gravidez ajuda a diminuir o risco de alguns defeitos no bebê. O ácido fólico reduz o risco de defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural (DTN), defeitos no coração e nos membros, anomalias do trato urinário, estreitamento da válvula inferior do estômago, e fendas faciais orais (como lábio leporino e fenda palatina).

Como posso obter o ácido fólico suficiente?

O ácido fólico é encontrado em vegetais verdes escuros, vegetais folhosos, frutas cítricas, grãos integrais e outros alimentos. Hoje em dia no Brasil, as farinhas brancas, massas e farinha de milho são fortificadas com ácido fólico.

Aqui está uma lista de alguns alimentos que são fontes de ácido fólico:

  • grãos fortificados
  • espinafre
  • lentilhas
  • grão de bico
  • aspargos
  • brócolis
  • ervilhas
  • couve
  • milho
  • laranja

Certificar-se de que você esteja ingerindo ácido fólico suficiente todos os dias a partir dos alimentos é um desafio. É por isso que especialistas recomendam que você faça o uso de um multivitamínico que contenha ácido fólico para garantir que obtenha a quantidade que você e seu bebê precisam.

Quando devo tomar suplementos de ácido fólico?

Dado que o ácido fólico é tão importante nos primeiros estágios da gravidez, é importante começar a suplementar enquanto você ainda está tentando conceber. É importante obter a sua dose diária de ácido fólico mesmo antes de engravidar. É importante que continue durante a gestação e após o nascimento, enquanto estiver amamentando.  

Defeitos do tubo neural (DTN)

No início da gravidez, mesmo antes das mulheres descobrirem que estão grávidas, o ácido fólico desempenha um papel importante no desenvolvimento inicial da parte do feto chamada tubo neural. As formas do tubo neural em três semanas de gestação crescem dentro do cérebro e da medula espinhal. Quando o tubo não se fecha adequadamente, acontece o chamado de defeito do tubo neural (DTN). Alguns exemplos de DTN são a espinha bífida, anencefalia (ausência de parte do cérebro) e encefalocele (parte do cérebro cresce fora do crânio).

Se você deseja gerar uma vida, não esqueça de se cuidar. Cuide-se da melhor forma possível, prepare seu corpo para receber essa vida que será gerada e cuidada com tanto carinho e amor!

1 comentário em “Ácido fólico da pré-concepção à gravidez”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3 de algas: conheça seus benefícios

Quando se fala em ômega 3, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Algumas pessoas pensam em linhaça e a maioria pensa em cápsulas, não é mesmo? Até aí tudo bem, pois ele pode ser consumido através de bons suplementos.

Algumas pessoas também sabem que esta substância está presente na natureza em peixes gordos de mares gelados como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem.

O que pouca gente sabe, é que o ômega 3 pode ser consumido através das algas!

Dentes saudáveis exigem uma alimentação balanceada: confira!

Diversos fatores influenciam diretamente em ter uma boca saudável. Desde ir regularmente à clínica dental, realizar as escovações diárias até ter uma alimentação balanceada. Da mesma forma, cuidar da saúde bucal também impacta em vários fatores, como manter a saúde emocional e o organismo saudáveis.