Cistite, uma doença que afeta muitas mulheres

Share on facebook
Share on twitter
cistite

Um dos tipos de infecção bacteriana mais comuns em adultos é a infecção do trato urinário (ITU), definida pela colonização, invasão e proliferação de agentes infecciosos em qualquer parte do sistema urinário. (1,2)

As ITUs podem ser classificadas como de trato urinário baixo (uretra e bexiga) ou alto (rins e ureteres) e são mais frequentes nas mulheres, em comparação aos homens; estima-se que cerca de metade das mulheres terão ao menos um episódio de ITU ao longo da vida (1,3)

Neste texto, nós falaremos sobre a cistite, uma inflamação do trato urinário baixo que pode infectar a uretra, a bexiga ou os rins. (4) Continue a leitura!

Uma doença pouco complicada e comum

A cistite é uma inflamação ou infecção causada por bactérias que atingem a bexiga. Ela é originada, geralmente, pela bactéria Escherichia Coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão, mas outros microorganismos também podem provocar cistite. (5)

Tanto homens quanto mulheres estão sujeitos à doença. No entanto, ela acomete com mais frequência as mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem a incidência, uma vez que a uretra feminina é mais curta que a masculina e está próxima ao ânus. Desse modo, é muito mais fácil para as bactérias vindas do ânus alcançarem a bexiga da mulher do que a bexiga do homem. (6,7)

As cistites podem ser de dois tipos: aguda e crônica. Ao ser classificada como aguda, significa que pode ser mais facilmente tratada e que é pouco frequente. Quando é tida como crônica, ela pode acontecer de 4 a 5 vezes ao ano ou até mais e exige tratamento mais prolongado. (4)

Uma em cada quatro mulheres terá cistite no decorrer da vida e ela é mais comum em três fases da vida feminina: no início da atividade sexual; na gravidez, devido à alteração da flora vaginal; e na menopausa, por conta das alterações hormonais, além da queda da imunidade. (4)

cistite

Quais os sintomas da cistite?

Esse tipo de infecção da bexiga pode causar alguns sintomas específicos:

  • Ardência ao urinar (disúria); (7)
  • Necessidade urgente e não habitual de urinar com frequência; (4)
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre; (5)
  • Pouca eliminação de urina em cada micção; (6)
  • Sangue na urina nos casos mais graves (hematúria); (6,7)
  • Febre (mais presente nas crianças). (4)

Nas mulheres, quando aparecem corrimentos, mau cheiro e/ou coceira, a cistite pode estar acompanhada de outras doenças, como a vaginite. Geralmente, a dor é sentida na região da uretra e costuma piorar no final da micção. Porém, nos casos em que há dores do lado de fora (na vulva ou vagina), o motivo pode ser outro. (4,8)

O que causa a cistite e quais os fatores de risco?

Além do fator anatômico do corpo feminino, que já citamos, o uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos facilitam a contaminação da bexiga por bactérias da região perianal. Estresse, AIDS, pneumonia, câncer e hepatite crônica são algumas doenças que podem causar a queda da imunidade, que é um caminho para a cistite. Importante ressaltar que a cistite não se trata de uma doença contagiosa. (4)

Além disso, pessoas com diabetes descontrolado também têm risco aumentado, visto que a doença compromete a imunidade. O uso de roupas justas ou de fibras sintéticas também podem contribuir para o aparecimento da infecção. (4,6)

Outros fatores de risco: (7)

  • Incontinência urinária;
  • Fatores genéticos e histórico familiar da doença;
  • Vida sexual ativa (quanto mais relações por semana, maior o risco);
  • Presença de sonda vesical;
  • Novo parceiro sexual.

cistite

7 atitudes para evitar a cistite

Existem algumas recomendações para evitar o aparecimento desta infecção do trato urinário. Saiba quais são: (6)

  • Beber muita água, pois o líquido pode ajudar a expelir as bactérias da bexiga;
  • Urinar com mais frequência, evitando a retenção da urina na bexiga por longos períodos;
  • Urinar depois das relações sexuais para favorecer a eliminação das bactérias;
  • Redobrar os cuidados com a higiene pessoal, mantendo sempre limpas as regiões da vagina e do ânus;
  • Suspender o consumo de cigarro, álcool, temperos fortes e cafeína, pois são substâncias que irritam o trato urinário;
  • Trocar os absorventes com frequência para evitar a proliferação de bactérias;
  • Evitar roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade.

Como vimos, a cistite é uma infecção comum (principalmente em mulheres) e não considerada grave. Quando surgirem sintomas, procure um especialista imediatamente, não faça diagnóstico ou tratamento sozinha (o). Se não for adequadamente tratada, a cistite pode levar a outras repercussões mais sérias. (8) Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas, conhecimento é Vital!

Fontes:
  1. HADDAD, Jorge Milhem; FERNANDES, Débora A. Oriá. Infecção do trato urinário. Femina, v. 47, n. 4, p. 241-244, 2019. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/12/1046514/femina-2019-474-241-244.pdf>. Acesso em 09 set. 2022.
  2. FILHO, Octávio de O. Santos; TELINI, Antonio Henrique Soares. Infecções do trato urinário durante a gravidez. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, n. 87, 2018. Disponível em: <https://sogirgs.org.br/area-do-associado/infeccoes-do-trato-urinario-durante-a-gravidez.pdf>. Acesso em 09 set. 2022.
  3. MORONI, Rafael Mendes; BRITO, Luis Gustavo Oliveira. Infecção Urinária de Repetição – Aspectos Atuais, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, 2018. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/423-infeccao-urinaria-de-repeticaoaspectos-atuais>. Acesso em 09 set. 2022.
  4. BAYER. Cistite. Disponível em: <https://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/>. Acesso em 09 set. 2022.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Cistite. 2015. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/cistite>. Acesso em 09 set. 2022.
  6. BRUNA, Maria Helena Varella. Cistite. Drauzio Varella. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cistite/>. Acesso em 09 set. 2022.
  7. PINHEIRO, Pedro. Cistite: o que é, sintomas e tratamento. Md.Saúde. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/nefrologia/infeccao-urinaria/cistite/>. Acesso em 09 set. 2022.
  8. ROSSI, Patricia de. #EXAMINA – Cistite: uma doença que muitas mulheres conhecem (ou vão conhecer). Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/blog-da-mulher/examina-cistite-uma-doenca-que-muitas-mulheres-conhecem-ou-vao-conhecer/>. Acesso em 09 set. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Você sabia que praticar exercícios pode te ajudar a dormir melhor?

Você acorda cedo, trabalha o dia todo, chega em casa cansado e toma uma ducha. Depois da janta, assiste um pouco de TV e vai se deitar. Só que o sono não vem. Você toma um chá, vira pra lá, para cá, conta carneirinhos, mas nada.

Nessa hora, você pensa: “tenho que dormir para acordar cedo amanhã” e aí é que não dá para dormir mesmo. Mas o que fazer? A boa notícia é que existe um remédio natural, de fácil alcance e que ainda vai melhorar outros aspectos da sua vida: o exercício físico!