Como aumentar a libido de forma natural

Share on facebook
Share on twitter
libido

Às vezes, a vida pode nos manter ocupados demais para pensar em nossos desejos mais íntimos. Entre trabalho, compromissos e a correria do dia a dia, é fácil deixar a libido em segundo plano.

Mas, acredite, não é preciso recorrer a truques mirabolantes para melhorar isso. A resposta, muitas vezes, está nas coisas simples da vida. Então, que tal dar um ‘up’ na sua libido de forma natural? Continue lendo e descubra quais alimentos podem te ajudar a redescobrir o prazer.

O que pode causar a diminuição da libido?

A palavra “libido” tem origem no latim e significa “desejo” ou “vontade”. Hoje em dia, usamos esse termo para falar sobre o nosso desejo sexual. Muitos fatores podem afetar o nosso desejo sexual, como nossos valores, crenças religiosas, cultura e comportamento. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres. (1)

Além disso, o quanto desejamos ter relações sexuais está relacionado com como nos sentimos emocionalmente e o quanto nos sentimos atraídos por alguém fisicamente. No entanto, estar muito estressado, sentir-se deprimido, ansioso, cansado ou até mesmo tomar certos medicamentos podem fazer com que o nosso desejo sexual diminua. (1)

A diminuição do desejo sexual é um problema que é mais comum em homens com mais de 40 anos e que têm excesso de peso. Estudos sugerem que a falta de vitaminas e minerais pode estar relacionada aos problemas de libido. (1)

Portanto, acredita-se que comer alimentos ricos em micronutrientes pode ter um impacto positivo no desejo sexual. (1) 

libido

Você conhece os alimentos “afrodisíacos?

Alguns alimentos estão ficando famosos em todo o mundo porque contêm substâncias especiais que podem ajudar a aumentar o desejo sexual. Esses alimentos geralmente são chamados de “afrodisíacos”. (1)

Eles são interessantes não apenas pelo valor nutricional, mas também porque as pessoas acreditam que podem melhorar a vida amorosa de homens e mulheres. (1)

A palavra “afrodisíaco” vem da deusa grega do amor, Afrodite. Na culinária, existem alguns ingredientes e receitas que dizem ser afrodisíacos e prometem aumentar o desejo sexual nas pessoas. (1)

No entanto, para que um prato seja considerado afrodisíaco, ele precisa ter pelo menos um ingrediente que ajude a estimular o desejo sexual. (1)

Em termos do que acontece no corpo, os alimentos afrodisíacos podem ajudar a aumentar o fluxo de sangue para os órgãos sexuais, o que é importante para a atividade sexual. (1)

Isso ocorre porque esses alimentos contêm nutrientes que estão ligados à atração sexual. Além disso, eles podem ter um efeito psicológico positivo, fazendo as pessoas acreditarem que estão experimentando sensações mais intensas durante o sexo. (1)

Maca peruana, um dos principais alimentos afrodisíacos

A maca peruana é uma planta que cresce nas montanhas dos Andes, no Peru, a uma altitude muito alta, acima de 4000 metros. Essa planta tem sido cultivada há mais de dois mil anos. (2)

Embora a maca peruana seja uma planta e não um medicamento, muita gente fala sobre ela na internet como algo que pode ajudar a melhorar o desejo sexual. (2)

A ideia de que a maca peruana pode ser útil para melhorar a função sexual tem algum respaldo em pesquisas. Alguns estudos feitos com animais sugerem que a maca peruana pode ter efeitos positivos na produção de esperma e na fertilidade. (2)

Isso provavelmente acontece devido a algumas substâncias naturais chamadas fitoesteróis ou fitoestrogênios que estão presentes nessa planta. (2)

Inclusive, um estudo com 56 homens saudáveis mostrou que aqueles que tomaram de 1,5 a 3,0 gramas de maca em forma de cápsula por dia tiveram um aumento significativo no desejo sexual após oito semanas. (3) 

libido

Mais alimentos afrodisíacos para incluir na dieta

1- Kiwi, espinafre, couve e lentilha

Esses alimentos contêm zinco, selênio, vitamina C e folato, que são micronutrientes que podem ajudar na produção de óxido nítrico. O óxido nítrico é uma substância poderosa que relaxa os vasos sanguíneos e pode estimular o desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres. (1)

2- Salmão e abacate

Ricos em ácidos graxos ômega 3, eles podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo de sangue para os órgãos genitais. (1)

3- Maçãs, uvas vermelhas, vinho tinto, alho e chocolate amargo

Nestes alimentos, está presente uma substância chamada quercetina, que tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo. (1)

4- Açafrão, gengibre, mel, castanhas e alecrim

O açafrão pode tornar a região pélvica mais sensível, ampliando a sensação de prazer, enquanto o gengibre melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, estimulando o desejo sexual. (1)

O mel tem pode estimular a produção de hormônios sexuais, potencializando o desejo. Além disso, as castanhas são conhecidas por auxiliar na lubrificação vaginal, enquanto o alecrim pode ser empregado como coadjuvante no tratamento da impotência sexual. (1)

5- Do arroz à ostras

Alguns alimentos ricos em triptofano, como chocolate amargo, arroz integral, banana, quinoa, ovos e leguminosas, podem ajudar a produzir serotonina, uma substância no cérebro que nos faz sentir bem e felizes. (1)

A pimenta também entra na lista porque pode aumentar a frequência cardíaca e estimular o fluxo sanguíneo, o que pode aumentar o desejo sexual em grandes quantidades.(1)

Um estudo realizado por Zhang e sua equipe descobriu que a carne de ostra e seus extratos podem melhorar o comportamento sexual em ratos machos. (1)

Além disso, eles observaram uma melhora nas enzimas antioxidantes e uma redução nos níveis de substâncias prejudiciais no corpo, o que pode ser útil para melhorar a função sexual. Esses resultados sugerem que as ostras podem ter benefícios antioxidantes e afrodisíacos. (1)

Alimentos simples podem ser aliados na busca por uma libido saudável

Então, agora você sabe que não é preciso recorrer a truques complicados para reacender a libido em sua vida.

Desde o açafrão até a Maca Peruana, esses alimentos podem influenciar positivamente seu desejo sexual. Lembre-se de que a saúde sexual é complexa e pode ser afetada por diversos fatores, como problemas hormonais e até como um dos sintomas da menopausa. Por isso, é recomendado sempre consultar um médico para uma melhor avaliação.

Mas escolher uma dieta rica em nutrientes pode ser um passo na direção certa para uma vida sexual mais satisfatória. Lembre-se de consultar um nutricionista para uma indicação individualizada do que pode ser consumido para trazer mais benefícios para a sua saúde.

Portanto, experimente incorporar esses alimentos afrodisíacos em sua dieta e aproveite os benefícios que eles podem oferecer para seu prazer e bem-estar.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. BRANCA, Samara M. C. Pedra et al. A influência dos alimentos afrodisíacos no desejo sexual: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, 2021.
  2. TEIXEIRA, Ana Thalia R. de Castro. VALE, Brenda de O. Carvalho do. Análise dos efeitos afrodisíacos do ginseng e da maca peruana na sexualidade – uma revisão de literatura. 2021. 27 f. Curso de Nutrição – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/15347/1/21710070%20e%2021953509.pdf. Acesso em 19 set. 2023.
  3. ALVES, Andressa Caroline. Maca peruana (Lepidium meyenii walp.): panorama atual. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia-Bioquímica) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/174e0e0d-fb8a-4c8a-8735-9efdc684d60c/3049994.pdf. Acesso em 19 set. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

7 dicas de saúde que deixarão seu corpo feliz

Se você continuar com os mesmos hábitos, como estará sua saúde daqui dez anos? Normalmente quando tudo está bem não paramos para nos preocupar com a saúde, e só sentimos falta dela quando acontece alguma coisa.

Mas não espere ficar doente para inserir bons hábitos na sua rotina e se livrar dos ruins. Veja o que fazer agora para ter uma vida saudável no futuro:

Conheça substâncias naturais que combatem as inflamações!

Você sabia que muitas doenças que existem hoje em dia são provocadas por inflamações? Este é um processo que acontece no organismo que vai muito além dos sintomas mais conhecidos como vermelhidão, dor, edema e sensação de calor.

Só para você ter uma ideia, até mesmo a gordura, causada pelo excesso de peso, pode passar por um processo de inflamação e causar vários prejuízos ao corpo.

Por isso nesse blog post vamos explicar como funciona o processo de inflamação e mais: como substâncias naturais podem ajudar a combater esse problema. Veja!

Saiba como é possível chegar à melhor idade com saúde!

Cabelos brancos, varizes, dores pelo corpo, perda da audição e pele flácida são alguns sinais do envelhecimento. Mas como distinguir o que é normal das doenças provocadas pela idade?

Nesse blog post vamos falar sobre isso e ainda dar dicas de como atravessar os anos de forma saudável. Veja.