Como aumentar a libido de forma natural

Share on facebook
Share on twitter
libido

Às vezes, a vida pode nos manter ocupados demais para pensar em nossos desejos mais íntimos. Entre trabalho, compromissos e a correria do dia a dia, é fácil deixar a libido em segundo plano.

Mas, acredite, não é preciso recorrer a truques mirabolantes para melhorar isso. A resposta, muitas vezes, está nas coisas simples da vida. Então, que tal dar um ‘up’ na sua libido de forma natural? Continue lendo e descubra quais alimentos podem te ajudar a redescobrir o prazer.

O que pode causar a diminuição da libido?

A palavra “libido” tem origem no latim e significa “desejo” ou “vontade”. Hoje em dia, usamos esse termo para falar sobre o nosso desejo sexual. Muitos fatores podem afetar o nosso desejo sexual, como nossos valores, crenças religiosas, cultura e comportamento. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres. (1)

Além disso, o quanto desejamos ter relações sexuais está relacionado com como nos sentimos emocionalmente e o quanto nos sentimos atraídos por alguém fisicamente. No entanto, estar muito estressado, sentir-se deprimido, ansioso, cansado ou até mesmo tomar certos medicamentos podem fazer com que o nosso desejo sexual diminua. (1)

A diminuição do desejo sexual é um problema que é mais comum em homens com mais de 40 anos e que têm excesso de peso. Estudos sugerem que a falta de vitaminas e minerais pode estar relacionada aos problemas de libido. (1)

Portanto, acredita-se que comer alimentos ricos em micronutrientes pode ter um impacto positivo no desejo sexual. (1) 

libido

Você conhece os alimentos “afrodisíacos?

Alguns alimentos estão ficando famosos em todo o mundo porque contêm substâncias especiais que podem ajudar a aumentar o desejo sexual. Esses alimentos geralmente são chamados de “afrodisíacos”. (1)

Eles são interessantes não apenas pelo valor nutricional, mas também porque as pessoas acreditam que podem melhorar a vida amorosa de homens e mulheres. (1)

A palavra “afrodisíaco” vem da deusa grega do amor, Afrodite. Na culinária, existem alguns ingredientes e receitas que dizem ser afrodisíacos e prometem aumentar o desejo sexual nas pessoas. (1)

No entanto, para que um prato seja considerado afrodisíaco, ele precisa ter pelo menos um ingrediente que ajude a estimular o desejo sexual. (1)

Em termos do que acontece no corpo, os alimentos afrodisíacos podem ajudar a aumentar o fluxo de sangue para os órgãos sexuais, o que é importante para a atividade sexual. (1)

Isso ocorre porque esses alimentos contêm nutrientes que estão ligados à atração sexual. Além disso, eles podem ter um efeito psicológico positivo, fazendo as pessoas acreditarem que estão experimentando sensações mais intensas durante o sexo. (1)

Maca peruana, um dos principais alimentos afrodisíacos

A maca peruana é uma planta que cresce nas montanhas dos Andes, no Peru, a uma altitude muito alta, acima de 4000 metros. Essa planta tem sido cultivada há mais de dois mil anos. (2)

Embora a maca peruana seja uma planta e não um medicamento, muita gente fala sobre ela na internet como algo que pode ajudar a melhorar o desejo sexual. (2)

A ideia de que a maca peruana pode ser útil para melhorar a função sexual tem algum respaldo em pesquisas. Alguns estudos feitos com animais sugerem que a maca peruana pode ter efeitos positivos na produção de esperma e na fertilidade. (2)

Isso provavelmente acontece devido a algumas substâncias naturais chamadas fitoesteróis ou fitoestrogênios que estão presentes nessa planta. (2)

Inclusive, um estudo com 56 homens saudáveis mostrou que aqueles que tomaram de 1,5 a 3,0 gramas de maca em forma de cápsula por dia tiveram um aumento significativo no desejo sexual após oito semanas. (3) 

libido

Mais alimentos afrodisíacos para incluir na dieta

1- Kiwi, espinafre, couve e lentilha

Esses alimentos contêm zinco, selênio, vitamina C e folato, que são micronutrientes que podem ajudar na produção de óxido nítrico. O óxido nítrico é uma substância poderosa que relaxa os vasos sanguíneos e pode estimular o desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres. (1)

2- Salmão e abacate

Ricos em ácidos graxos ômega 3, eles podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo de sangue para os órgãos genitais. (1)

3- Maçãs, uvas vermelhas, vinho tinto, alho e chocolate amargo

Nestes alimentos, está presente uma substância chamada quercetina, que tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo. (1)

4- Açafrão, gengibre, mel, castanhas e alecrim

O açafrão pode tornar a região pélvica mais sensível, ampliando a sensação de prazer, enquanto o gengibre melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, estimulando o desejo sexual. (1)

O mel tem pode estimular a produção de hormônios sexuais, potencializando o desejo. Além disso, as castanhas são conhecidas por auxiliar na lubrificação vaginal, enquanto o alecrim pode ser empregado como coadjuvante no tratamento da impotência sexual. (1)

5- Do arroz à ostras

Alguns alimentos ricos em triptofano, como chocolate amargo, arroz integral, banana, quinoa, ovos e leguminosas, podem ajudar a produzir serotonina, uma substância no cérebro que nos faz sentir bem e felizes. (1)

A pimenta também entra na lista porque pode aumentar a frequência cardíaca e estimular o fluxo sanguíneo, o que pode aumentar o desejo sexual em grandes quantidades.(1)

Um estudo realizado por Zhang e sua equipe descobriu que a carne de ostra e seus extratos podem melhorar o comportamento sexual em ratos machos. (1)

Além disso, eles observaram uma melhora nas enzimas antioxidantes e uma redução nos níveis de substâncias prejudiciais no corpo, o que pode ser útil para melhorar a função sexual. Esses resultados sugerem que as ostras podem ter benefícios antioxidantes e afrodisíacos. (1)

Alimentos simples podem ser aliados na busca por uma libido saudável

Então, agora você sabe que não é preciso recorrer a truques complicados para reacender a libido em sua vida.

Desde o açafrão até a Maca Peruana, esses alimentos podem influenciar positivamente seu desejo sexual. Lembre-se de que a saúde sexual é complexa e pode ser afetada por diversos fatores, como problemas hormonais e até como um dos sintomas da menopausa. Por isso, é recomendado sempre consultar um médico para uma melhor avaliação.

Mas escolher uma dieta rica em nutrientes pode ser um passo na direção certa para uma vida sexual mais satisfatória. Lembre-se de consultar um nutricionista para uma indicação individualizada do que pode ser consumido para trazer mais benefícios para a sua saúde.

Portanto, experimente incorporar esses alimentos afrodisíacos em sua dieta e aproveite os benefícios que eles podem oferecer para seu prazer e bem-estar.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. BRANCA, Samara M. C. Pedra et al. A influência dos alimentos afrodisíacos no desejo sexual: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, 2021.
  2. TEIXEIRA, Ana Thalia R. de Castro. VALE, Brenda de O. Carvalho do. Análise dos efeitos afrodisíacos do ginseng e da maca peruana na sexualidade – uma revisão de literatura. 2021. 27 f. Curso de Nutrição – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/15347/1/21710070%20e%2021953509.pdf. Acesso em 19 set. 2023.
  3. ALVES, Andressa Caroline. Maca peruana (Lepidium meyenii walp.): panorama atual. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia-Bioquímica) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/174e0e0d-fb8a-4c8a-8735-9efdc684d60c/3049994.pdf. Acesso em 19 set. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Linhaça ou óleo de peixe? Descubra qual o melhor ômega 3 para você!

Você sempre ouve falar sobre o quanto é importante ingerir as gorduras do bem conhecidas como ômega 3, certo?

Realmente, o Ômega 3 favorece a saúde do coração e circulação, ajuda na redução da inflamação e pode ser benéfico para as condições inflamatórias, tais como artrite reumatoide e doença inflamatória do intestino. Ácidos graxos Ômega 3 também podem desempenhar um papel importante na redução da depressão e de outros distúrbios de saúde mental.

DHA melhora o desenvolvimento do cérebro e protege a função neurológica

Um dos principais blocos de construção do cérebro, o ácido docosahexaenóico (DHA) do ácido graxo ômega-3, é fundamental para a saúde e a função cerebral em todas as fases da vida!

Pesquisadores já descobriram que o DHA fornece benefícios para melhorar as funções do cérebro em bebês, adultos e idosos.

Você já ouviu falar dos benefícios do DHA?