Você consome ômega 3 o suficiente para manter uma boa saúde?

Share on facebook
Share on twitter
ômega 3

A relevância da presença do ômega 3 na dieta é incontestável. Esse nutriente se mostra essencial tanto na alimentação de pessoas saudáveis quanto para aqueles que estejam em tratamento de alguma patologia, pois auxilia na melhora e prevenção de doenças. (1) Com tantas vantagens no currículo, o ômega 3 não teria como fugir da iminente popularidade.

Com a fama, surgiram contratempos: é que muitos administram as doses de forma errada, oferecendo riscos para a própria saúde. (1) Sem contar que a desatenção com a procedência dos produtos ofertados também pode resultar em prejuízos. Ainda há aqueles que não se preocupam se a quantidade consumida é suficiente – confiam de que uma única cápsula por mês já realiza milagres -, ou pior: não incluem nem uma mínima fonte alimentar de ômega 3 na dieta.

Por isso, na publicação de hoje, vamos descobrir se você consome ômega 3 o suficiente para manter uma boa saúde.

Por que o ômega 3 na dieta é tão importante?

O nosso organismo precisa de gordura para funcionar adequadamente e os ácidos graxos (unidades básicas que formam as gorduras) são fundamentais na formação e no funcionamento das células. É possível classificar os ácidos graxos em saturados, monoinsaturados e poliinsaturados. Este último, é considerado o tipo mais saudável de todos. (2)

O ômega 3 é uma família de ácidos graxos poliinsaturados compostas por 3 tipos diferentes: EPA (ácido eicosapentaenoico); DHA (ácido docosahexaenoico); e ALA (ácido alfa-linolênico). O nosso corpo não é capaz de produzir esse nutriente e, por isso, é chamado de ácido graxo essencial. Sendo assim, é possível encontrá-lo naturalmente em alimentos de origem animal e vegetal. (2,3,4)

Um dos principais benefícios do ômega 3 é a prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, esse nutriente também é importante para manter um equilíbrio no sistema imunológico, devido a sua propriedade anti-inflamatória. (3,4)

Além disso, também podemos citar outras vantagens, como a promoção do desempenho cognitivo; auxílio na saúde mental; envelhecimento saudável; tratamento da obesidade; modulação da microbiota intestinal; entre outros. Como é possível perceber, o ômega 3 oferece muitas vantagens para a saúde humana. (4)

omega 3

Onde encontrar ômega 3 de qualidade? 

O ômega 3 pode ser encontrado em alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas, como o abacate, azeitona, óleos vegetais (soja, canola, girassol, soja, milho, azeite, etc – desde que não sejam feitos por processo de refino), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), sementes oleaginosas (gergelim, linhaça, girassol, abóbora, etc) e peixes, como salmão, atum, truta, anchova e sardinha. (2)

Boas quantidades de EPA e DHA podem ser obtidas na dieta através de peixes e algas. Já o ALA somente é encontrado em sementes e óleos vegetais. (4) O nosso organismo é capaz de converter o ALA ingerido em EPA e DHA, que são as formas “ativas” do ômega 3 e responsáveis pelos benefícios que vimos no tópico acima. (3)

Também é possível encontrar diversas opções de suplementos de ômega-3 em cápsulas, que, normalmente, são feitos à base de óleo de peixe, óleo de algas ou até óleos de sementes oleaginosas.

Mas é preciso saber escolher o produto. Ao examinar o rótulo do suplemento, fique de olho na quantidade de EPA e/ou DHA contida em cada cápsula e os selos que garantem a procedência do ômega 3, como o MEG-3® e IFOS, que certificam um produto seguro e de alta qualidade. (5,6)

Como obter os benefícios do ômega 3?

Apesar de não existir uma recomendação fixa para a ingestão diária de ômega 3, sabe-se que os benefícios dependem da frequência de ingestão, forma química, quantidade consumida e objetivo pretendido. (3)

O ideal é manter uma alimentação equilibrada que inclua o consumo de 2 refeições de peixes ricos em ômega 3 por semana para garantir os níveis ideais de EPA e DHA no organismo. (2,4)

Atualmente, a dose diária indicada de EPA + DHA fica entre 250 e 500mg. A dose semanal, de acordo com o “Dietary Guidelines for Americans”, é de 230g. Porém, não são todas as pessoas que conseguem suprir essa necessidade apenas com alimentação. Por isso, essa quantia pode ser obtida por meio da suplementação. (2,4)

Vegetarianos e veganos devem consumir diariamente uma fonte de ácido linolênico, como o óleo de linhaça, a fonte vegetal mais rica em ômega 3 ou optar por suplementos à base de algas marinhas. (3)

Outras situações, como triglicérides em alta, gestação e lactação ou crianças menores de 5 anos que não estão em aleitamento materno ou em uso de fórmula e que tenham comprovada deficiência do nutriente, também é recomendada a suplementação, que irá variar de acordo com cada caso. Por isso o acompanhamento médico é tão importante. (3)

omega 3

Cuidado com a quantidade de ômega 3 e ômega 6 no organismo

Além do ômega 3, existem outros tipos de ômega como 6, 7 e 9. Mas aqui precisamos fazer um alerta importante sobre a relação de ômegas 3 e 6 consumidos por nós.

Os ácidos graxos ômega 6 desempenham um papel importante na função cerebral, cardíaca e no crescimento e desenvolvimento normais. O principal ácido graxo da família ômega 6 é o ácido linolênico (AL), que pode ser metabolizado em ácido aracdônico (AA) e ácido gama-linolênico (GLA). (7)

Os componentes das famílias ômega 3 e ômega 6, especificamente EPA, DHA e AA, são precursores de moléculas bioativas com características pró-inflamatórias e anti-inflamatórias. Ambos são necessários para o bom funcionamento do organismo, mas quando há um consumo exagerado de AA e menor consumo de EPA e DHA, pode haver um agravamento do processo inflamatório, contribuindo para o aumento de risco de doenças cardiovasculares, alergias e câncer. (7)

É por essa razão que devemos adequar o consumo alimentar para que a ingestão de ômega 3 e ômega 6 seja proporcional para promover benefícios à nossa saúde e ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Sendo assim, sempre procure e mantenha uma orientação profissional para evitar qualquer tipo de risco. (7)

Agora que você chegou ao fim desse conteúdo, já é possível responder a pergunta: você consome ômega 3 o suficiente para manter uma boa saúde? Caso a resposta seja negativa, comece a transformação dos seus hábitos hoje mesmo e compartilhe o que você acabou de ler para mais pessoas que precisam usufruir de todos os benefícios do ômega 3 na dieta.

Fontes:
  1. VAZ, Diana S. Santos et al. A importância do ômega 3 para a saúde humana: um estudo de revisão. Revista Uningá Review, v. 20, n. 2, p. 48-54, 2014. Disponível em: <https://www.mastereditora.com.br/periodico/20141103_154429.pdf>. Acesso em 24 nov. 2022.
  2. PINHEIRO, Pedro. Ômega 3: fontes, suplementos e benefícios. MD.Saúde, 2022. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/nutricao/omega-3/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  3. ÔMEGA 3 precisa ser suplementados? Nutritotal Para Todos, 2021. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/publico-geral/colunas/omega-3-precisa-ser-suplementado/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  4. ÔMEGA-3: quais os benefícios para a saúde? Nutritotal Pro, 2022. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/omega-3-quais-os-beneficios-para-a-saude/>. Acesso em 24 nov. 2022.
  5. QUATRO passos que facilitam a seleção de um suplemento ômega 3 de qualidade. MEG-3, 2019. Disponível em: <https://www.meg-3.com/pt_BR/news/four-easy-steps-to-select-omega-3-supplement.html>. Acesso em 24 nov. 2022.
  6. IFOS. Certifications By Nutrasurce. Disponível em: <https://certifications.nutrasource.ca/about/how-certifications-work/ifos>. Acesso em 24 nov. 2022.
  7. ÔMEGAS-3 e 6: qual deve ser a proporção deles na dieta? Nutritotal Pro, 2021. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/proporcao-omega-6omega-3/>. Acesso em 24 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Quais as causas da Compulsão Alimentar?

Quando se fala em Compulsão Alimentar, você pode até pensar que é um assunto muito distante do seu universo. Mas, se parar para pensar, você até pode ter tido, em algum momento da sua vida, sintomas da Compulsão Alimentar.