Cúrcuma e o seu efeito no combate às inflamações

Share on facebook
Share on twitter
cúrcuma e inflamação

Chegou o grande dia! Os convidados estão ansiosos para prestigiar uma nova união. O casamento começa em poucas horas, mas, quando se trata da Índia, o ritual já começa dias antes. O noivo, quase pronto para a celebração, percebe que ainda falta um momento especial: aplicar a cúrcuma no rosto e em suas mãos, como símbolo de purificação e bênção.(1)

Na Índia, a cúrcuma carrega um forte simbolismo, mas aqui no outro lado do mapa, o seu papel principal é na cozinha brasileira, principalmente em Goiás e Minas Gerais. De origem asiática, a cúrcuma foi adotada no mundo todo pelo seu poder antioxidante, mas, sobretudo, pela ação anti-inflamatória. (2)

O texto de hoje é sobre essa planta medicinal que pode ajudar a amenizar as inflamações no organismo. Se quer saber mais, continue a leitura!

Cúrcuma e suas propriedades funcionais

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta muito utilizada há pelo menos 4 mil anos pela medicina indiana em razão de seus vários princípios ativos. (2,3)

De cor amarela intensa, o sabor é levemente picante e amargo. Você já provou? Uma curiosidade é que a cúrcuma era uma das espécies que faziam parte do comércio de especiarias no século XIII e tem participação especial no famoso curry, um condimento que pode ser utilizado em diversos pratos. (2)

Os compostos fenólicos presentes no caule da cúrcuma são chamados de curcuminoides e os principais curcuminoides encontrados são curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina. Destes três, a curcumina é a mais conhecida e estudada. Inclusive, as principais ações farmacológicas da curcumina são características anti-inflamatória, antioxidante e antitumoral. (3,4)

A cúcruma é considerada um dos suplementos alimentares mais eficazes e potentes e a curcumina, sua substância ativa, é capaz de suprimir os mecanismos biológicos que desencadeiam as inflamações nos tendões, por exemplo, fornecendo uma nova esperança de tratamento para essa condição tão dolorosa. (5,6)

A seguir, vamos falar mais sobre a atividade inflamatória e como a cúrcuma age sobre ele.

cúrcuma e inflamação

Relembre o que é o processo inflamatório

Aqui no blog, já falamos sobre os perigos que a inflamação pode oferecer ao organismo, mas agora vamos relembrar rapidamente qual a função desse sistema.

O surgimento de uma inflamação é uma resposta benéfica do corpo aos desafios provocados fora do organismo ou à agressão tecidual, que desencadeia um movimento de restauração da estrutura danificada e de sua função normal. (4)

Desse modo, a inflamação é uma resposta do organismo contra várias condições. Porém, quando a resposta é excessiva, podem surgir diversas doenças, como a aterosclerose, artrite reumatóide e asma. Por isso é tão importante prevenir a ocorrência de inflamações em excesso. (7)

E é nesse cenário que entra a cúrcuma, atuando diretamente nas células e controlando os processos inflamatórios. (3)

A ação anti-inflamatória da cúrcuma

Indo aos fatos, a curcumina presente na cúrcuma é responsável pelo bloqueio de citocinas – isto é, proteínas que regulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram – no Sistema Nervoso e que são inflamatórias. (2,7,8)

Sendo assim, a cúrcuma age atuando na supressão das cascatas sinalizadoras inflamatórias, principalmente na redução da quantidade de neutrófilos circulando no período de pós-lesão, limitando, assim, os resultados negativos ocasionados por essa cascata. (7)

Porém, é importante ressaltar que o mecanismo de ação da cúrcuma ainda não foi totalmente esclarecido. (7) A seguir, explicaremos sobre a ação da cúrcuma em diferentes tratamentos para patologias de cunho inflamatório.

A cúrcuma no tratamento da osteoartrite

Definida como uma doença degenerativa das articulações, a osteoartrite acomete principalmente a população mais idosa. Essa condição apresenta quadros inflamatórios seguidos de muita dor, que podem até causar a incapacidade de locomoção. No tratamento, geralmente são utilizados anti-inflamatórios que podem causar danos gastrointestinais, além de alguns pacientes não se adaptarem a eles. (3)

Com isso, surge a necessidade de procurar por alimentos naturais que possam combater o quadro inflamatório. É aí que a cúrcuma chega para brilhar! No caso da osteoartrite, o tratamento com a cúrcuma está relacionada a sua capacidade de inibir núcleos inseridos nas vias inflamatórias, além de reduzir as citocinas, como já citado anteriormente. (3)

A cúrcuma no tratamento das radiodermatites

Pacientes que são tratados com radioterapia podem desenvolver radiodermatites, que consiste no processo inflamatório da pele diante das características de alta proliferação e oxigenação tecidual, decorrente ao acúmulo de radiação ionizante na pele. (9)

Esse acúmulo promove o recrutamento de células inflamatórias, gerando lesões cutâneas que podem levar à gravidade. Considerando a ação da cúrcuma em não só neutralizar radicais livres como também atuar na inibição de várias vias pró-inflamatórias, a planta demonstra um grande potencial para o tratamento da radiodermatite, lesões tão comuns em pacientes oncológicos. (9)

cúrcuma e inflamação

A cúrcuma no tratamento de tendinite

Os atletas, que fazem uso em excesso das articulações, são mais propensos a sofrerem com tendinite, uma das formas de inflamação dos tendões, que causa dor e fragilidade perto das articulações. Ela pode aparecer nos ombros, cotovelos, joelhos, quadris, calcanhares e pulsos. Os tendões são essenciais para o movimento, uma vez que têm a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo. (6)

Um estudo realizado em Munique, pelas Universidades de Nottingham e de Ludwing Maximilias, testou os efeitos anti-inflamatórios da curcumina em um modelo de cultura de inflamação dos tendões humanos. Os resultados mostraram que a introdução de curcumina inibiu a progressão da inflamação! (6)

Como saber se a cúrcuma é de qualidade?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o efeito anti-inflamatório da cúrcuma, como saber se o produto que chegou em suas mãos é realmente de qualidade? Afinal, a falsificação de alimentos é uma prática mais comum do que se imagina. Acredite!

Primeiramente, é importante frisar que existe a cúrcuma, que é o açafrão-da-terra, e há o açafrão. A diferença entre eles é que, enquanto o açafrão é um estigma das flores, a cúrcuma é um rizoma, ou seja, uma raiz subterrânea da mesma família do gengibre. (10)

Portanto, um erro comum é confundir cúrcuma com açafrão. Para evitar cair nessa armadilha, é importante prestar atenção ao local de compra, ao armazenamento e à procedência. (10)

Como você já sabe, a cúrcuma, em sua forma pura, é rica em curcuminoide, aquele princípio que ativa os benefícios. Lembra? O tipo ideal para o consumo é a cúrcuma padronizada, com 95% de curcuminoides. Em um produto falsificado, o percentual cai drasticamente. (10)

Para finalizar, trouxemos um método simples de como identificar se a cúrcuma realmente é pura: adicione uma colher de sopa de cúrcuma em 100ml de água e leve ao fogo. Se ela diluir totalmente, pode confiar. Caso contrário, se ela engrossar e ficar grudada na colher, significa que pode ter sido adicionado amido ou outra substância. (10)

Fique de olho na sua saúde e não deixe de incluir essa planta medicinal tão benéfica no seu dia a dia, sempre com a supervisão profissional, é claro.

Fontes:
  1. JACOBS, Bel. Os rituais de beleza milenares que estão voltando à moda. BBC News Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-61272524>. Acesso em 05 out. 2022.
  2. ENDRIUKAITE, Lúcia. Conheça os benefícios da cúrcuma, um anti-inflamatório muito potente. Nutritotal para todos, 2019. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/publico-geral/colunas/conheca-os-beneficios-da-curcuma/>. Acesso em 05 out. 2022.
  3. CARNEIRO, Josiane Aparecida; MACEDO, Darla Silvério. Cúrcuma: princípios ativos e seus benefícios para a saúde. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 14, n. 87, p. 632-640, São Paulo, 2020. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1336/998>. Acesso em 05 out. 2022.
  4. GRASSO, Eliane da Costa; AOYAMA, Elisa Mitsuko; FURLAN, Marcos Roberto. Ação anti-inflamatória de Curcuma longa L. (zingiberacea). Revista Eletrônica Thesis, a. XIV, n.28, p. 117-129, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.cantareira.br/thesis2/ed_28/materia6.pdf>. Acesso em 05 out. 2022.
  5. VICTORIO, Mariene E. Lara et al. Cúrcuma e suas propriedades funcionais: uma revisão integrativa. Brasília Med., v. 58; p. 1-8, 2021. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link/rbm.org.br/pdf/v58a35.pdf>. Acesso em 05 out. 2022.
  6. SUBSTÂNCIA presente no curry combate a tendinite. Veja, 2011. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/substancia-presente-no-curry-combate-a-tendinite/>. Acesso em 05 out. 2022.
  7. CORRÊA, Josiane Santos et al. Potencial anti-inflamatório e antioxidante da Curcuma longa L. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, a. 06, e. 06, p. 87-107, 2021. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/curcuma-longa>. Acesso em 05 out. 2022.
  8. MARQUES, Camila Garcia. O que são citocinas? Nutritotal Pro, 2005. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/o-que-sa-o-citocinas/>. Acesso em 05 out. 2022.
  9. TABOSA, Angélica S. de Almeida; SANTOS, Ismael M. da Silva; SIQUEIRA, Lidiany da Paixão. Ação anti-inflamatória do extrato de cúrcuma longa l. (açafrão da terra) no tratamento de radiodermatites – uma revisão de literatura. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 12, p. 94970-94985, Curitiba, 2020, Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21088/16807>. Acesso em 05 out. 2022.
  10. BRITO, Maria Carolina. Nem tão puro assim: saiba como identificar alimentos falsos. Correio Braziliense, 2020. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2020/11/4890441-nem-tao-puro-assim-saiba-como-identificar-alimentos-falsos.html>. Acesso em 05 out. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Treine sua mente e se supere na atividade física

Ah, hoje eu não vou porque está chovendo. Amanhã eu não posso porque as crianças entram mais cedo na escola. Bom, ontem eu não fui então não adianta nada ir hoje. Segunda-feira eu começo.

Quem nunca usou essas desculpas para não fazer uma atividade física? A gente sabe, não é fácil trocar o travesseiro pelo tênis de corrida, mas é possível preparar a mente e parar de dar desculpas para si mesmo.

10 hábitos alimentares que podem fazer você viver mais

O que faz uma pessoa viver mais?
Há muito tempo especialistas investigam as causas da longevidade, e existem muitas teorias que levam em conta a genética, hábitos saudáveis e a alimentação.

E é exatamente a forma como algumas populações do mundo se alimentam que chamou a atenção dos estudiosos!

Eles descobriram que, em certos locais do mundo, conhecido como “Zonas Azuis”, as pessoas têm os mesmos hábitos alimentares e que nelas, o índice de longevidade chega até a cem anos ou mais.