Intolerância à lactose: o que é, diagnóstico e tratamento

Share on facebook
Share on twitter
lactose

O leite é uma fonte importante de carboidratos e nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento humano. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver intolerância à lactose – o principal carboidrato presente no leite – e essa é uma condição que pode levar a alterações nutricionais que afetam a saúde e o bem-estar. (1)

Por isso, neste texto, vamos abordar o tema da intolerância à lactose e apresentaremos atitudes para amenizar o problema. Continue a leitura para saber mais!

O que é intolerância à lactose, quais os sintomas e como ela ocorre?

A intolerância à lactose é uma condição em que o corpo é incapaz de digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite e produtos lácteos. Isso ocorre quando o organismo não produz quantidades suficientes de uma enzima chamada lactase, responsável por decompor a lactose em açúcares mais simples, que podem ser absorvidos pelo corpo. (2)

Os sintomas da intolerância à lactose incluem dor abdominal, gases, desconforto, diarréia ácida e abundante, náuseas, distensão abdominal, entre outros. Esses sintomas podem ocorrer logo após a ingestão de alimentos contendo lactose ou algumas horas depois. (2)

A gravidade da situação depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Apesar de os sintomas não serem perigosos, eles podem ser bastante desconfortáveis. (2)

Diversos motivos podem causar intolerância à lactose. Algumas pessoas nascem com uma quantidade reduzida da enzima capaz de digerir o açúcar do leite, enquanto outras perdem a capacidade de produção da lactase com o tempo. Há três tipos:

  • Deficiência congênita: é a mais rara, onde o bebê já nasce com escassez de lactase, apresentando sintomas como diarreia quando amamentado ou ao ingerir alimentos à base de lactose. (3)
  • Deficiência primária: também vista como genética, é caracterizada pela ausência parcial ou total da lactase, sendo desenvolvida na infância e em diferentes idades. Essa é a forma mais comum de má absorção de lactose e de intolerância. (3)
  • Deficiência secundária: adquirida, ela ocorre pelo resultado de lesões no intestino delgado ou de alguma doença, como desnutrição, quimioterapia e cólica ulcerativa. O mais comum é que ela apareça na infância, mas pode se apresentar em qualquer idade. (3)

lactose

Como é feito o diagnóstico e tratamento da intolerância à lactose?

O tratamento e diagnóstico da intolerância à lactose geralmente envolvem os seguintes passos:

1- Avaliação dos sintomas

Ao sentir os sintomas característicos da intolerância e buscar ajuda médica, o profissional poderá realizar algumas perguntas sobre os hábitos alimentares para compreender melhor o histórico do paciente. Além disso, pode ser necessário um exame físico para identificar quaisquer sinais de desconforto. A intenção desse primeiro passo é o de ser um ponto inicial para o diagnóstico dessa condição. (1)

2 – Teste de intolerância à lactose

Diversos métodos diretos e indiretos podem ser utilizados, mas o mais comum é o teste respiratório. Nele, o paciente ingere uma determinada quantidade de lactose para que depois possa ser realizada a medição da quantidade de hidrogênio expirado.

Se o paciente for intolerante à lactose, o hidrogênio expirado será mais elevado do que o normal. Esse é um método de custo reduzido, mais confiável, menos invasivo e mais rápido. (1)

3 – Tratamento

Existem vários tratamentos para intolerância à lactose. Geralmente, eles envolvem o aspecto nutricional e a principal recomendação é seguir uma dieta livre de laticínios. Além disso, outros alimentos que possam conter lactose devem ser evitados. (1)

No próximo tópico, falaremos mais sobre isso.

Quais alimentos contêm lactose e como evitá-los?

Durante a dieta de exclusão, é preciso evitar leite e derivados, além de alimentos processados. Então, cuidado ao adicionar no carrinho de compras:

  • Leite condensado, evaporado, em pó, maltado, integral, desnatado, sem lactose, semi desnatado, creme de leite, nata, requeijão, coalhada, queijo, iogurte, manteiga, laticínios; (1,2)
  • Bolos, pudins, cremes, bolachas, doces, biscoitos, margarina; (1,2)
  • Hambúrguer, salame, quibe, almôndega, nuggets, salsicha, sopas, sonhos e tortas. (1)

Uma maneira ideal de lidar com a intolerância à lactose seria reintroduzir gradualmente os alimentos lácteos com base na resposta individual de cada pessoa e optar por consumir produtos lácteos que não contenham lactose. Nesse caso, o acompanhamento de um profissional da nutrição é imprescindível. (1)

O tratamento nutricional oferece várias opções, como substituir o leite de vaca por produtos à base de soja, amêndoas, aveia, coco, fórmulas de aminoácidos ou produtos sem lactose. Se a pessoa ainda apresentar reações adversas ao consumir alimentos com quantidades menores de lactose, uma alternativa é utilizar medicamentos que contenham lactase exógena para ajudar na digestão. (1)

Como a intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite?

É muito comum haver confusão entre a intolerância à lactose e a alergia ao leite. A alergia ao leite envolve mecanismos imunológicos que reagem às proteínas do leite, enquanto a intolerância é causada pela deficiência da enzima responsável pela digestão da lactose. (4)

Embora os sintomas entre as duas condições sejam semelhantes, é importante lembrar que as alergias são mais frequentes na infância, enquanto a intolerância é mais comum em crianças maiores e adultos. Uma das principais diferenças é que, enquanto uma pessoa com intolerância pode consumir quantidades pequenas de derivados do leite sem apresentar reações, alguém com alergia ao leite precisa evitar todas as proteínas do alimento em sua dieta. (4)

Concluindo, a intolerância à lactose pode afetar a qualidade de vida de muitas pessoas e é uma condição bastante comum. Felizmente, é possível gerenciar a condição com mudanças na dieta e suplementos de lactase.

É importante procurar um médico para obter um diagnóstico adequado e aconselhamento sobre como gerenciar essa condição. Lembre-se de que o leite e seus derivados são importantes fontes de nutrientes e, se você tem intolerância à lactose, é importante encontrar alternativas para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.

Não se esqueça de que é possível conviver bem com a intolerância à lactose e manter uma boa qualidade de vida. Quem ama se cuida!

Fontes
  1. FONSECA, Lidiane da Silva; RIBEIRO, Maria Bianca Soares. Intolerância à lactose: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. 2021. 43 f. Monografia (Licenciatura em Ciência Biológicas) – Faculdade AGES de Lagarto, Lagarto, 2021. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/20473/1/TCC%20Lidiane%20e%20Maria%20Bianca%20Lagarto%202021.pdf>. Acesso em 24 mar. 2023.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Intolerância à lactose. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/intolerancia-a-lactose/>. Acesso em 24 mar. 2023.
  3. SÃO PAULO (cidade). Prefeitura da cidade de São Paulo. Intolerância à lactose pode surgir em qualquer idade. 2015. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=188194>. Acesso em 24 mar. 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Núcleo de Telessaúde PE. Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia a leite. 2016. Disponível em: <https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-diferenca-entre-intolerancia-a-lactose-e-alergia-a-leite>. Acesso em 24 mar. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: saiba porque ele é bom para o cérebro!

As estatísticas mostram que a longevidade está aumentando em todos os países do mundo. Esta é uma boa notícia, mas que traz uma preocupação: não adianta viver mais, é preciso também viver melhor.

Isso já é possível graças aos avanços da medicina e da mudança do estilo de vida dos idosos que estão mais conscientes da prática de exercícios físicos e de uma boa alimentação.

E com a idade, um dos principais cuidados deve ser com o cérebro, uma vez que existem várias doenças ligadas a idade, principalmente o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

Para que serve o Ômega 3?

Embora seja um assunto muito comentado, muitos ainda não conhecem o Ômega 3, não sabem para que serve, nem quais são seus benefícios. O corpo