O equilíbrio entre ser saudável e ser bonito

Share on facebook
Share on twitter
beleza e saúde

Desde muito tempo atrás, as pessoas sempre quiseram ser bonitas. No mundo atual, onde imagens de beleza idealizada estão facilmente acessíveis, a procura por atender ao padrão imposto pela sociedade pode resultar em decisões que prejudicam nossa saúde.

Por isso, neste texto, vamos falar sobre como equilibrar saúde e beleza de modo que possamos nos sentir bem por dentro e por fora.

A busca pela beleza

Com o passar do tempo e das mudanças na sociedade, as ideias sobre o que é bonito também mudaram. Antigamente, ter um corpo magro era sinal de não ter comida suficiente e fraqueza. Mas agora, ser magro é admirado como um tipo de modelo dominante, algo que todo mundo quer ter. (1)

Por outro lado, o corpo gordo, que antes simbolizava fartura, riqueza e abundância, hoje é visto de forma negativa e discriminatória, comparado à ideia considerada “perfeita” de magreza. (1)

Nesse ponto de vista, as redes sociais são apontadas como uma das principais razões para que as pessoas não se sintam bem com seus corpos. Isso pode afetar negativamente suas vidas, causando sentimentos de frustração, culpa, constrangimento, tristeza, baixa confiança e diminuição da qualidade de vida. (1)

Além disso, as redes sociais também estão relacionadas a um maior risco de desenvolvimento de transtornos alimentares. (1) 

 

beleza e saúde

Os riscos do extremismo

Hoje em dia, a sociedade diz que ser magro é bonito sem ao menos considerar os aspectos relacionados com a saúde e as diferentes formas e individualidades que cada indivíduo tem. (2)

Esse padrão distorcido de pensar sobre beleza faz com que as pessoas – principalmente mulheres – se submetam a dietas para emagrecimento rápido, pratiquem exercícios físicos em excesso e utilizem laxantes, diuréticos e drogas anorexígenas de forma não segura. (2,3)

A expectativa de corpo das pessoas em relação a esses padrões de beleza é o que provavelmente interliga uma variedade de fenômenos cada vez mais comuns, como a maior incidência de anorexia e bulimia nervosa. (4)

Falando em buscar soluções rápidas, o Brasil é um dos campeões mundiais em números de cirurgias estéticas. Só perde para os norte-americanos. Muito se fala sobre os resultados da cirurgia, mas se esquecem de falar que também têm riscos, como infecções graves, dificuldades com a anestesia, marcas de cicatriz e outros problemas. (3,4)

Todo paciente que se submete a uma cirurgia plástica precisa lembrar que, para que a cirurgia dê bons resultados, é preciso manter um estilo de vida saudável, cuidando da alimentação e praticando atividades físicas regularmente. (3)

Nessa cultura que julga as pessoas pela aparência, ter um corpo que é chamado de “perfeito”, “bem desenhado” ou “em forma” faz as pessoas admirarem você e pensarem que você tem controle sobre seu corpo e seu destino. (2)

Por outro lado, a gordura localizada e a flacidez, por exemplo, são vistas como desleixo. Consequentemente, as pessoas se sentem culpadas pelo “fracasso” do próprio corpo. Infelizmente, a aparência é o que as pessoas mais valorizam para te aceitar socialmente. (2)

Ser magro é ter saúde? Nem sempre.

A “imagem saudável” do corpo magro nem sempre significa que ele está realmente saudável. Querer ter a aparência que é considerada bonita, jovem e saudável pode causar muitos problemas. Algumas pessoas podem acabar colocando suas vidas em risco ao tentar seguir esse padrão da sociedade. (2)

Nessa busca incessante pelo padrão imposto, muitas vezes, a saúde física e a saúde mental são deixadas de lado, enquanto os procedimentos estéticos e as dietas restritivas são exageradamente utilizados.

Alguns exemplos desses perigos são os transtornos alimentares e os efeitos colaterais que não podem ser desfeitos (como nos sistemas do fígado, coração e hormônios) causados pelo uso de esteroides anabolizantes. Além disso, passar muito tempo se bronzeando artificialmente também pode aumentar as chances de ter câncer por causa da radiação ultravioleta. (2)         

A verdadeira beleza começa com nutrientes

Atualmente, o que as pessoas mais querem é se sentirem bem e felizes, mas, muitas vezes, só pensam na estética, não na saúde. No entanto, é bom lembrar que a boa alimentação é muito importante para prevenir problemas e para ficar saudável, além de também ajudar a ter uma boa aparência. (3,5)

Quando nosso corpo não recebe os nutrientes que precisa, ele fica desregulado. Isso pode afetar unhas, cabelos e pele, fazendo surgir acne, manchas, celulite, flacidez, estrias e envelhecimento precoce. Além disso, também pode levar a problemas como ficar com peso muito baixo ou até mesmo ficar acima do peso, com sobrepeso ou obesidade. Então é importante comer bem e de forma balanceada. (5)

A alimentação é uma necessidade humana vital, mas comer não é só sobre encher a barriga, tem muitos significados simbólicos diferentes. Comer também é um ato de prazer. (4)

Por isso, não se deve privar as pessoas de comer aquilo que se gosta, pois a proibição pode gerar frustração e a desistência de uma dieta realmente benéfica. O ideal é encontrar formas e técnicas de preparo que tornem os alimentos mais saborosos e nutritivos ao mesmo tempo. (4)

Uma alimentação equilibrada, tanto na quantidade quanto na qualidade, aliada à prática esportiva, ajuda o corpo a funcionar bem. Com um trabalho metabólico normal, é possível alcançar e manter o peso ideal ou chegar no corpo que tanto quer. (4)

Sendo assim, uma alimentação saudável e equilibrada dispensa o uso de medicamentos, de dietas milagrosas ou de cirurgias plásticas para conquistar o padrão de beleza desejado. (4)

Procure sempre orientação de um profissional da saúde

O atendimento profissional é mais do que fornecer uma informação. O nutricionista atua na reeducação alimentar priorizando uma melhora no estilo de vida. Desse modo, cuidar da alimentação é cuidar da vida. A nutrição vai além das dietas de peso. (4)

Cada pessoa tem suas próprias necessidades e situações, então o conselheiro nutricional pode te ajudar a entender suas questões e oferecer apoio emocional. Além disso, ele também pode ajudar a encontrar problemas nutricionais e sugerir mudanças. (4)

O nutricionista ajuda as pessoas a serem mais saudáveis, mostrando como comer bem pode melhorar a vida delas, advertindo sobre crenças e condutas equivocadas. Orientar e informar sobre o jeito de comer é algo importante, especialmente para aqueles que sabem que o corpo pode ser bonito de várias maneiras, não só seguindo um único padrão de beleza.

Conclusão

A busca pela beleza nos dias atuais muitas vezes coloca a estética à frente da saúde. No entanto, é crucial lembrar que a nutrição desempenha um papel vital em nossa saúde e aparência.

A pressão social pode levar a escolhas extremas, como dietas radicais ou cirurgias estéticas, mas a abordagem equilibrada é sempre mais benéfica.

A orientação profissional de um nutricionista é fundamental para uma mudança saudável no estilo de vida. Eles não apenas oferecem informações sobre alimentação, mas também auxiliam na reeducação alimentar, levando em conta as necessidades individuais.

Priorizar saúde e bem-estar é essencial para alcançar a beleza de forma saudável e sustentável. O equilíbrio entre saúde e beleza é a chave para nos sentirmos bem por dentro e por fora.

Fontes:
  1. SILVA, Ana Flávia de Sousa et. al. Construção imagético-discursiva da beleza corporal em mídias sociais: repercussões na percepção sobre o corpo e o comer dos seguidores. Demetria, v. 13, n. 2, p. 395-411, 2018. https://www.dropbox.com/s/1cqbox89ss6gmxo/33305-119632-1-PB.pdf?dl=0.
  2. BARBOSA, Bruno Rafael s. Nogueira; SILVA, Laionel Vieira da. A mídia como instrumento modelador de corpos: um estudo sobre gênero, padrões de beleza e hábitos alimentares. Razón y Palabra, v. 20, n. 94, p. 672-687, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1995/199547464041.pdf. Acesso em 20 ago. 2023.
  3. XAVIER, Michelle Papini; MIAMOTO, Juliana Maia. Estética e Nutrição: Aliadas em Busca do Corpo Perfeito. Centro Universitário do Sul de Minas. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/bitstream/prefix/489/1/ESTÉTICA%20E%20NUTRIÇÃO%20ALIADAS%20EM%20BUSCA%20DO%20CORPO%20PERFEITO.pdf. Acesso em 20 ago. 2023.
  4. WITT, Juliana da S. G. Zanini; SCHNEIDER, Aline Petter. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciênc. saúde coletiva, v. 16, n. 9, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5S9gmdRPLsRGhd7nyVqTRSf/. Acesso em 20 ago. 2023.
  5. OLIVEIRA, Olicélia M. Tunico de et. al. A influência da alimentação no envelhecimento e nas desordens estéticas: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, 2021. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/n6p5gpezq2s74v2/20333-Article-247442-1-10-20210918.pdf?dl=0.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça os benefícios do DHA, sua saúde mental nunca mais será a mesma!

Um dos alimentos mais importantes para o bom desenvolvimento cerebral é o DHA, um tipo de gordura do bem que é encontrada no ômega 3.

Você já sabe que os ômegas 3 são definidos como ácidos graxos “essenciais”, o que significa que eles são essenciais para que o seu organismo possa realizar todas as funções biológicas necessárias, certo?