O poder do pensamento positivo!

Share on facebook
Share on twitter

Em meio às dificuldades do dia a dia, uma atitude otimista se torna cada vez mais rara. Um fato é que o pensamento positivo pode influenciar muito a resistência do organismo às doenças e nos levar em direção à novas oportunidades. (1,2)

Pessoas que enxergam o lado bom da vida tendem a ser mais cuidadosas com a saúde, buscam praticar exercícios físicos e se alimentar melhor. Do contrário, a negatividade gera estresse e nos torna menos receptivos a tudo que nos rodeia. (1,2)

O livro “O Segredo”, da autora Rhonda Byrne, traz a fórmula “Peça, Acredite e Receba”. É como se, ao realizar um pedido e acreditar que será possível, o universo se movesse para que ele realmente se realize. (1)

No texto de hoje, vamos abordar o poder do pensamento positivo e como mantê-lo em nossa rotina para que cada vez mais possamos encarar a vida com mais leveza e felicidade.

Mantendo pensamentos positivos

As reações criadas pelo pensamento positivo geram determinadas construções químicas no cérebro, como liberação de hormônios e manipulação de neurotransmissores. Essas construções produzirão efeitos fisiológicos, ligados ao sistema endócrino, influenciando na qualidade de vida. É por isso que encaramos o pensamento positivo como algo poderoso. Quando usado corretamente, sem exageros, a dinâmica mental pode nos levar a um lugar de esperança e otimismo. (2)

O escritor americano Norman Vincent Peale, autor do livro “O Poder do Pensamento Positivo”, define o conceito como a habilidade de enxergar além das dificuldades, é a capacidade de procurar soluções e absorver o aprendizado junto àquele momento. (3)

Até mesmo sem termos a intenção, o pensamento positivo nos ajuda a desenvolver novas competências, pois, quanto mais buscamos a satisfação, mais propensos estaremos às novas opções, oportunidades e experiências. Sendo assim, aumentam as chances de aprendermos coisas novas e adquirirmos novas habilidades que podem auxiliar em todas as áreas da vida. (3)

pensamento positivo

Os benefícios do pensamento positivo

O pensamento positivo, além de evitar a depressão e ansiedade, também auxilia no combate ao estresse. Em ambientes de trabalho, especificamente, os benefícios são vários! Logo abaixo, listamos alguns:

1 – Te ajudar a crescer!

Quando sustentamos pensamentos limitadores, automaticamente limitamos o nosso sucesso e desenvolvimento. Então, é preciso encarar o contexto de maneira positiva e realmente acreditar no melhor, pois essa é uma postura bastante útil para conquistar tudo aquilo que deseja. (4)

Sem contar que pesquisas apontam que o nosso sistema imunológico também sai privilegiado nesse sentido. (4)

2 – Ajudar a combater o estresse

Ao nos concentrarmos naquilo que é bom e nos faz bem, de maneira equilibrada, a mentalidade positiva ajuda a evitar o estresse. (4)

Portanto, ficamos mais relaxados, mais abertos ao novo e atraímos coisas e pessoas com a mesma energia que a nossa ou até conseguimos transformar o dia de alguém que está passando por dificuldades. (4)

3 – Melhorar relacionamentos

Um colega positivo é sempre bem recebido nas rodas de amigos. O pensamento e postura positivas causam o efeito de nos aproximarmos ainda mais das pessoas que amamos, evitando conflitos e desentendimentos com mais facilidade. Além disso, uma coisa leva à outra: mais positividade, menos estresse, menos irritação, toxidade e mais amor! (4)

4 – Trazer novas perspectivas

Ser positivo faz com que tenhamos novas visões de situações que poderiam muito bem ser encaradas como um obstáculo quase impossível de ultrapassar. Desse modo, ficamos mais resistentes às quedas e adversidades, focando no presente e no que podemos tirar de bom daquele contexto. Além disso, nos tornamos mais confiantes e temos mais facilidade em aceitar nossas falhas. (4)

Como desenvolver o pensamento positivo?

Os nossos pensamentos são muito influenciados pelo nosso estado emocional. Então, a ideia é buscar práticas que possam acalmar a emoção, deixando o cérebro mais maleável para as mudanças que possam surgir. (2)

O pensamento positivo pode ser desenvolvido a partir de várias atividades, como:

  • Meditação;
  • Ioga;
  • Ser grato;
  • Manter um estilo de vida saudável;
  • Terapia;
  • Hobbies, como tocar violão, cantar, pintar;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Ações de voluntariado. 

pensamento positivo

Pensamento positivo vs Positividade tóxica

Como tudo na vida, o excesso pode fazer mal. E, apesar de se tratar de algo bom, a positividade também pode se tornar tóxica para a nossa saúde. Isso começa quando passamos a impor a nós mesmos uma atividade falsamente positiva e, principalmente, silenciar nossas emoções negativas. Tenha em mente que toda emoção importa e é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. (5)

Quando bloqueamos ou ignoramos as emoções “ruins”, elas possuem grandes chances de serem somatizadas, ou seja, expressadas através do corpo, muitas vezes na forma de doenças. Quando negamos uma emoção, ela sempre se expressa de algum jeito. Esses problemas podem ser desde disfunções na pele até a síndrome do intestino irritável. É o modo como o nosso corpo sinaliza que as coisas não vão bem. (4)

Por outro lado, quando focamos apenas nas emoções positivas, estamos propensos a ter uma visão mais ingênua ou infantil das situações, nos tornando mais vulneráveis para encarar momentos de dificuldade. Especialistas afirmam que o positivismo tóxico tem consequências psicológicas e psiquiátricas mais graves do que a depressão. Portanto, equilíbrio sempre. (5)

O pensamento positivo traz inúmeros benefícios à saúde e pode nos ajudar a agir melhor em todas as áreas da nossa vida. Às vezes, é complicado manter a positividade em dia, mas você também pode pedir ajuda a amigos, pessoas de confiança e profissionais qualificados, que te ajudam a viver bem, mais saudável e feliz.

E não se esqueça da fórmula: peça, acredite e receba!

Fontes: 
  1. VERONESE, Michelle. Pensamento positivo. Super Interessante, 2007. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/pensamento-positivo/>. Acesso em 01 nov. 2021.
  2. NEVES, Úrsula. Pensamento positivo é benéfico quando usado da forma certa; entenda. Portal de Divulgação Científica do IPUSP, 2020. Disponível em: <https://sites.usp.br/psicousp/pensamento-positivo-e-benefico-quando-usado-da-forma-certa-entenda/>. Acesso em 01 nov. 2021.
  3. ESTEVES, Sofia. Pensamento positivo desenvolve novas competências. Exame, 2019. Disponível em: <https://exame.com/carreira/pensamento-positivo-desenvolve-novas-competencias/>. Acesso em 01 nov. 2021.
  4. VEJA os benefíciosdo pensamento positivo para a sua carreira. InfoMoney, 2012. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/carreira/veja-os-beneficios-do-pensamento-positivo-para-sua-carreira/>. Acesso em 01 nov. 2021.
  5. BLASCO, Lucía. O surpreendente efeito da positividade tóxica na saúde mental. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-55278174>. Acesso em 01 nov. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Mais benefícios do óleo de semente de abóbora

Você sabia que o óleo de semente de abóbora, além de possuir um sabor rico e agradável, é uma fonte potente de ácidos graxos benéficos e antioxidantes?

As sementes de abóbora, em seu estado bruto, possuem propriedades nutricionais muito saudáveis para todas as pessoas. Para extrair o óleo dessas sementes e receber seus benefícios é importante realizar a prensagem a frio, preservando suas propriedades nutricionais e seus benefícios para a saúde, resultando em um óleo puro.