O que são polivitamínicos e para que servem?

Share on facebook
Share on twitter
polivitaminicos

Já observou como nossos costumes alimentares têm se transformado com o passar do tempo? Devido ao ritmo de vida acelerado que levamos hoje em dia, é mais frequente optarmos por comidas processadas ao invés de alternativas naturais, que são abundantes em nutrientes como vitaminas e minerais.

Em resposta a essas mudanças, cada vez mais pessoas optam por suplementos polivitamínicos. Afinal, eles são vistos como um método conveniente para assegurar que o corpo obtenha tudo o que necessita. (1)

No entanto, será que elas realmente compreendem o que são esses suplementos e como utilizá-los para aproveitar todos os benefícios que oferecem? Aqui, você encontrará informações importantes sobre os suplementos polivitamínicos e como eles podem ser usados.

O que são polivitamínicos?

As vitaminas são frequentemente encontradas em medicamentos conhecidos como polivitamínicos. Esses produtos têm a finalidade de complementar a alimentação diária, principalmente quando não são obtidas vitaminas suficientes através da comida. (2)

Os polivitamínicos podem conter uma única vitamina ou um conjunto delas combinadas e, eventualmente, incluem também minerais essenciais. São benéficos em situações em que o organismo necessita de uma quantidade maior de vitaminas do que está obtendo dos alimentos. Ou seja, são utilizados para suprir as necessidades nutricionais de um indivíduo. (2) 

polivitamínicos

Polivitamínicos: suplementos ou medicamentos?

No Brasil, produtos feitos com vitaminas e minerais se dividem em duas categorias: suplementos vitamínicos e/ou minerais e medicamentos à base desses nutrientes. O que os distingue são as quantidades de nutrientes fornecidas na dose diária recomendada. (1)

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), os suplementos vitamínicos são complementos alimentares que ajudam a enriquecer a dieta diária de indivíduos saudáveis. São úteis quando os alimentos não fornecem nutrientes suficientes ou quando a dieta necessita de reforço. (1)

Esses suplementos devem ter no mínimo 25% e no máximo 100% das vitaminas e/ou minerais recomendados por dia. É importante notar que eles não substituem as refeições normais e não devem ser a única fonte de alimentação. (1)

Por outro lado, medicamentos à base de vitaminas e minerais (os polivitamínicos) devem ser tomados em quantidades maiores do que o normalmente recomendado para o consumo diário. Eles têm uma concentração mais elevada desses nutrientes do que a quantidade que você normalmente obteria dos alimentos ou suplementos regulares. (1)

Em contraste com medicamentos, os suplementos não têm a finalidade de tratar doenças. Em contrapartida, remédios feitos com vitaminas e minerais são denominados “polivitamínicos e/ou poliminerais”. (1) 

Para que servem os polivitamínicos?

Os polivitamínicos são criados para repor uma quantidade específica de vitaminas, ou até mesmo um grupo delas, quando nosso corpo não tem o suficiente. (2)

Geralmente, eles são usados quando não conseguimos obter vitaminas suficientes dos alimentos que comemos. Isso acontece quando há falta dessas vitaminas ou quando nossa dieta precisa de um reforço. (2)

Entretanto, é importante frisar que o consumo de polivitamínicos não pode substituir os alimentos e não deve ser a única fonte de nutrição na dieta. (2)

polivitaminicos

Principais vantagens dos polivitamínicos:

  • Suprimento nutricional: os polivitamínicos podem conter diferentes tipos de vitaminas e minerais importantes que ajudam a completar a nossa alimentação quando não obtemos a quantidade de nutrientes necessá (2)
  • Público amplo: as vitaminas e os polivitamínicos podem ser comprados sem receita médica e são bastante usados por pessoas de várias idades. (3)
  • Praticidade: na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos obter todos os nutrientes que precisamos dos alimentos. É por isso que os polivitamínicos são uma maneira conveniente de garantir isso. (1)

Quando considerar o uso de polivitamínicos

O uso de polivitamínicos deve ser sempre orientado por um profissional da saúde qualificado. Afinal, as necessidades de vitaminas e minerais podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade, condições médicas e estilo de vida. Um profissional de saúde pode avaliar suas necessidades individuais e recomendar um suplemento adequado.

O uso exagerado de medicamentos polivitamínicos pode causar um problema chamado de hipervitaminose, especialmente quando se trata das vitaminas que se dissolvem em gordura, como as vitaminas A, D, E e K. (2)

Além disso, a orientação de um profissional de saúde também ajuda a evitar interações medicamentosas indesejadas e garante que você esteja escolhendo o suplemento certo para suas necessidades específicas e para o bom funcionamento do seu organismo.

Portanto, é sempre importante buscar o aconselhamento de um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação de polivitamínicos.

Fontes:
  1. ABE-MATSUMOTO, Lucile Tiemi; SAMPAIO, Geni Rodrigues; BASTOS, Deborah H. M. Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde. Cad. Saúde Pública, v. 31, n. 7, p. 1371-1380, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/RZLbxy8Ngz8LnkFH6KyV7Wq/?format=pdf. Acesso em 17 ago. 2023.
  2. CASERTA, Lucas; PILOTO, Juliana A. da Rocha. Consumo excessivo de produtos vitamínicos: uma revisão. Revista UNINGÁ, v. 47, p. 84-88, 2016. Disponível em: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1250/872. Acesso em 17 ago. 2023.
  3. GEWEHR, Daiana Meggiolaro; BANDEIRA, Vanessa Adelina Casala; OLIVEIRA, Karla Renata de; COLET, Christiane de Fátima. Possíveis riscos relacionados a vitaminas e polivitamínicos comercializados em uma drogaria do município de Ijuí/RS. In: Jornada de Pesquisa, 20, Ijuí, 2015. Anais eletrônicos […] Ijuí: 2015.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM