Por que a sua pele pode estar ressecada?

Share on facebook
Share on twitter
pele

A pele é nosso maior órgão e pode desempenhar um papel importante na proteção do corpo. No entanto, muitos de nós enfrentamos o desafio comum do ressecamento cutâneo, uma condição que pode causar desconforto e afetar a aparência e a saúde da nossa pele. (1)

Entender os motivos por trás da pele seca é importante para nos ajudar a cuidar melhor dela. Continue lendo para descobrir o que está por trás desse ressecamento para oferecer o carinho que ela merece.

Como é o seu tipo de pele e qual é o estado atual dela?

As pessoas podem ter diferentes tipos de pele, como seca, oleosa, mista e normal, com subcategorias como sensível, propensa a acne, alergias e outras variações. (1)

Só que, além do seu tipo de pele, é importante considerar o estado dela, que pode mudar com a idade, a produção natural de óleo e a hidratação. (1)

Essa relação pode estar ligada ao envelhecimento gradual da pele e à exposição a fatores internos e externos, como estresse, genética, ansiedade, clima (especialmente frio e seco), poluição, medicamentos e hábitos. (1)

Conhecer o seu tipo de pele e entender como esses fatores agem é importante antes de escolher produtos e tratamentos. (1)

A pele seca, por exemplo, é aquela que não produz óleos naturais suficientes e têm dificuldade em reter a umidade, enquanto a pele oleosa produz excesso de gordura, compensando ocasionalmente o ressecamento. Vale lembrar que, ao falar de pele, nos referimos não apenas ao rosto, mas a todo o corpo. (1)

Pele ressecada pode ser sinal de falha na barreira de proteção

Uma pele que descama ou fica repuxada e lábios rachados podem ser sinais de que o corpo precisa de cuidados intensivos. A pele ressecada pode perder sua capacidade de defesa, tornando-se vulnerável a irritações e infecções, podendo resultar em fissuras e escamas que podem passar despercebidas em um primeiro momento. (2, 3)

O descuido com a pele pode provocar diversas doenças, incluindo eczema, psoríase, rosácea, impetigo, melanoma e, mais perigoso ainda, o câncer de pele. Este último, que se desenvolve em áreas do corpo expostas ao sol por longos períodos, como rosto, pescoço e braços, é uma condição desafiadora de diagnosticar. (1)

pele

Por isso, a importância de manter a pele bem hidratada

Como qualquer outro órgão, a pele é formada por células que contêm água. Se o corpo não recebe a quantidade necessária de água, isso pode refletir em uma pele ressecada, áspera e sem elasticidade. (4)

A pele produz naturalmente uma barreira lipídica para proteger-se contra a perda de água devido a fatores externos. Assim, além de beber água, pode ser interessante o uso de produtos adequados para manter essa barreira lipídica e garantir uma pele saudável. (4)

O envelhecimento precoce, um temor comum, pode estar diretamente relacionado ao consumo de água. A falta de hidratação pode levar à perda de sustentação e consistência da pele, tornando-a flácida. A água não apenas pode manter a pele firme e hidratada, mas também pode auxiliar na eliminação de toxinas, evitando danos e o envelhecimento precoce. (4)

É importante notar que o consumo excessivo de água, pode resultar em hiponatremia, uma condição séria que envolve baixa concentração de sódio no sangue, podendo levar a problemas neurológicos e, em casos extremos, à morte. (4)

Portanto, a água pode ter uma série de benefícios para o corpo, como manter temperatura corporal equilibrada e melhora da saúde da pele. Mas, nada de exagerar na quantidade! (4)

9 fatores que podem causar o ressecamento da pele: 

1- Poluição; (3)

2- Baixa umidade relativa do ar;

3- Tomar banhos prolongados com água quente ou muito fria; (3, 5)

4- Uso contínuo e inadequado de sabões que podem retirar a camada de gordura natural da pele; (3, 5)

5- Detergentes e álcool gel; (3)

6- Mau uso de hidratantes; (5)

7- Alimentação desequilibrada; (6)

8- Pouca ingestão de água; (6)

9- Exposição ao sol sem proteção solar adequada. (4)

pele

Quando o assunto é pele, beleza é sinônimo de hidratação

Embora inicialmente possa parecer que a hidratação da pele é apenas uma questão de vaidade, na realidade, é um hábito essencial e uma questão de saúde. A hidratação pode fortalecer a barreira de proteção da pele, prevenindo a sensibilidade. (3)

Tratar a pele seca pode parecer complicado, mas, com algumas dicas simples, a pele seca pode ficar mais saudável. O período pós-banho é o momento ideal para hidratar o corpo, concentrando-se em áreas mais ásperas, como joelhos, calcanhares e tornozelos, que têm maior propensão ao ressecamento. (3)

Para evitar o ressecamento da pele, é aconselhável evitar banhos prolongados e muito quentes, pois isso pode remover a oleosidade natural da pele. Também é indicado optar por sabonetes sem fragrâncias intensas ou com propriedades adstringentes, escolhendo produtos adequados ao seu tipo de pele. (3)

Após o banho, hidrate sua pele para aproveitar a facilidade de absorção dos ativos na presença do vapor. Além disso, é importante beber no mínimo 2 litros de água diariamente, pois a hidratação eficaz também deve ocorrer de dentro para fora. (3)

E atenção: durante o inverno, já que o clima tende a ser frio e seco, é ainda mais importante manter esses cuidados!

Qual hidratante é o certo pra mim?

Hidratantes para a pele podem ser divididos em três tipos principais: oclusivos, umectantes e emolientes. Os oclusivos formam uma barreira na superfície da pele para impedir a perda de água. Os umectantes atraem a água para a pele e os emolientes suavizam e amaciam a pele. (7)

Para escolher o hidratante certo, é importante considerar o tipo de pele. Peles sensíveis ou secas  podem precisar de hidratantes com ingredientes oclusivos, como óleos vegetais ou manteigas. Peles oleosas ou acneicas tendem a precisar de hidratantes com ingredientes umectantes, como glicerina ou ácido hialurônico. (7)

Dentre os ingredientes que podem ser eficazes para hidratar a pele, destacam-se:

  • Aquaporina: proteínas que formam canais na pele para facilitar a passagem da á(7)
  • Ureia: composto orgânico que atrai e retém a á (7)
  • Arginina: aminoácido que ajuda a manter a hidratação da pele. (7)
  • Glicerina: composto orgânico que atrai a água do ambiente.

O uso de hidratantes é importante para manter a saúde e a beleza da pele. Eles ajudam a prevenir o ressecamento, as rugas e a perda de elasticidade.  (7)

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas.

Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. LIMA, Júlia Caetano de; Martins, Heloísa de Borba; SANTOS, Krystal Silva Pereira; LOPES, Francisco Rocha. A importância do cuidado diário na saúde da pele. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, 2023.
  2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Sua pele está seca? Saiba como cuidar dela. 2010. Disponível em: https://www.sbd.org.br/sua-pele-esta-seca-saiba-como-cuidar-dela/. Acesso em 08 nov. 2023.
  3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL RIO DE JANEIRO. Por que hidratar a pele é tão importante? Disponível em: https://sbdrj.org.br/por-que-hidratar-a-pele-e-tao-importante/. Acesso em 08 nov. 2023.
  4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL FLUMINENSE. Veja quais os estragos que a falta de água pode fazer na pele das pessoas. Disponível em: https://sbdfl.org.br/noticias/veja-quais-os-estragos-que-a-falta-de-agua-pode-fazer-na-pele-das-pessoas/. Acesso em 08 nov. 2023.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – SEÇÃO RS. Palavra do dermato – Pele seca. Disponível em: https://sbdrs.org.br/palavra-do-dermato-pele-seca/. Acesso em 08 nov. 2023.
  6. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL SÃO PAULO. Pele hidratada: como driblar o tempo seco e a poluição. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/pele-hidratada-como-driblar-o-tempo-seco-e-a-poluicao/. Acesso em 08 nov. 2023.
  7. AMARAL, Karina Fabrícia Vaz; SOUZA, Rafaela Brito Arêas. A Importância da Hidratação Cutânea para melhor tratamento das Disfunções Estéticas. Id on Line Rev. Mult. Psic, v. 13, n. 48, p. 763-771, 2019.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Calvície: causas e como tratar naturalmente

Hoje em dia, muitos homens deixaram de aceitar a calvície como algo irreversível, e estão buscando soluções para este tipo de condição. Se você também sofre com a calvície, que tal saber mais sobre este assunto para que, enfim, possa buscar um tratamento, e ainda de forma natural?

Conheça 8 suplementos antiaging

Desde o início dos tempos, as pessoas têm procurado novas maneiras de restaurar a juventude e retardar os sinais de envelhecimento.

Com a busca pela “fonte da juventude”, pílulas, poções, e suplementos antienvelhecimento começaram a surgir no mercado, prometendo a volta da juventude.

Infelizmente, muitos vêm com preços elevados, e com tantas opções por aí, pode ser difícil determinar quais realmente funciona.