Produto Friend of the Sea: o que isso significa?

Share on facebook
Share on twitter

Há 26 anos, a nossa empresa nasceu com um objetivo claro: inspirar as pessoas a se cuidarem. Para alcançar isso, criamos produtos inovadores com ingredientes naturais de alta qualidade.

Através da nossa filosofia, incentivamos os nossos clientes a buscarem o amor próprio, que os leva a um estilo de vida saudável, permitindo-lhes desfrutar de momentos felizes ao lado das pessoas importantes em suas vidas.

Em nossa trajetória, sempre reconhecemos e valorizamos o ciclo da vida, que encontra sua perfeita representação na natureza. Não apenas inspiramos atitudes sustentáveis, mas também as colocamos em prática em todas as etapas, desde a obtenção das matérias-primas até a fase final de produção.

Um exemplo concreto disso é a presença do selo Friend of the Sea em nossos suplementos à base de óleo de peixe. Caso você não esteja familiarizado com esse selo e seu significado, te convidamos a continuar a leitura para saber mais.

Somos certificados pelas nossas práticas sustentáveis

O Friend of the Sea é uma organização com uma missão inspiradora: salvar o ambiente marinho em todo o mundo. Ela é dedicada a proteger os recursos sustentáveis relacionados à pesca, aquicultura, suplementos alimentares, observação de golfinhos e baleias, comércio de peixes ornamentais e navegação. (1)

Através de ações em escala global, o Friend of the Sea une países, empresas, cientistas, ONGs e pessoas comuns em prol do uso sustentável dos oceanos e da conservação dos habitats aquáticos. Eles desempenham um papel fundamental no movimento global de sustentabilidade, capacitando todos nós a sermos agentes de mudança. (1)

Essa organização garante que as fontes de frutos do mar sejam gerenciadas com responsabilidade e de forma sustentável. Por meio de rigorosas auditorias independentes, eles verificam minuciosamente os padrões ambientais e sociais, assegurando que cada passo ao longo da cadeia de produção seja feito com cuidado e respeito. (1)

A Friend of the Sea acredita que a gestão sustentável dos recursos aquáticos é a única forma de garantir um futuro saudável para nossos oceanos e, por consequência, para o consumo humano de alimentos provenientes do mar. Também reconhecem que a saúde dos ecossistemas marinhos está intrinsecamente ligada à nossa própria sustentabilidade e bem-estar. (2)

Requisitos para certificação

Os nossos suplementos Vital Fish, Vital DHA, Vital EPA e LinFish 33/22 são suplementos originários de peixes de águas frias e profundas. Todos eles possuem o selo Friend of the Sea, simbolizando o reconhecimento pelo nosso compromisso em adotar práticas sustentáveis na obtenção dos ingredientes marinhos.

Para conquistar o selo Friend of the Sea, a certificação realiza uma avaliação minuciosa que abrange vários aspectos, como a preservação da vida marinha, o impacto no fundo do oceano e a conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis. (3)

Essa análise criteriosa garante que os produtos certificados atendam aos mais altos padrões de sustentabilidade, minimizando qualquer potencial dano ao ecossistema marinho.

Órgãos de certificação internacionais independentes avaliam os produtos e suas origens no local, garantindo que atendam aos rigorosos critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo FOS: (3)

  • Estoque alvo: os produtos certificados não devem ser provenientes de espécies de peixes com estoques ameaçados.
  • Descarte de capturas acessórias: o descarte de capturas acidentais não deve exceder 8%, promovendo a redução do desperdício e a conservação dos recursos pesqueiros.
  • Proteção de espécies ameaçadas: zero captura acidental de espécies ameaçadas de extinção, garantindo a preservação da biodiversidade marinha.
  • Preservação do fundo do mar: os produtos certificados não devem causar impactos negativos no fundo do mar, protegendo os habitats marinhos sensíveis.
  • Responsabilidade social: os padrões de saúde e segurança são priorizados para os funcionários envolvidos na pesca ou na aquicultura e práticas como trabalho infantil ou trabalho forçado são estritamente proibidas.
  • Pegada de carbono: exige-se a redução anual da pegada de carbono, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e o combate às mudanças climáticas.

Uma vez conquistado o selo, é preciso mantê-lo. Por isso que, aqui na Vital Âtman, sempre adquirimos o óleo de peixe de fornecedores confiáveis e que realizam auditorias regulares para garantir que atendem aos requisitos e mantenham o prestigiado selo.

Isso é essencial para garantir a qualidade e a sustentabilidade dos nossos produtos, reafirmando nosso compromisso com a excelência. Estamos empenhados em cumprir os mais altos padrões e em garantir que continuemos oferecendo produtos de qualidade aos nossos clientes.

Ao escolher produtos certificados pelo Friend of the Sea, os consumidores podem ter a certeza de que estão fazendo uma escolha responsável, contribuindo para a preservação dos oceanos e apoiando a sustentabilidade da indústria pesqueira e aquicultura.

Quem ama se cuida!

Fontes: 
  1. FRIEND OF THE SEA. Porquê Friend of The Sea? Disponível em: <https://friendofthesea.org/pt-pt/porque-friend-of-the-sea/>. Acesso em 07 jul. 2023.
  2. FRIEND OF THE SEA. Porquê Sustentável? Disponível em: <https://friendofthesea.org/pt-pt/porque-sustentavel/>. Acesso em 07 jul. 2023.
  3. FRIEND OF THE SEA. What does Friend of the Sea label mean for sustainability. Disponível em: <https://friendofthesea.org/our-label/ >. Acesso em 07 jul. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Gorduras: mitos X verdades

Você ainda acredita que gordura é tudo igual?

Acha que temos que fugir dos alimentos gordurosos para mantermos a nossa saúde?