Respire: a vida acontece nas pausas

Share on facebook
Share on twitter
respirar

Quando as coisas estão difíceis, você faz tudo o que pode para tentar amenizar os problemas, mas se esquece do mais simples e eficiente de tudo: RESPIRAR. Claro, afinal, quem é que pensa em parar e respirar fundo quando vai surgindo uma complicação atrás da outra?

Ah, e ainda tem aquelas pessoas que não conseguem deixar de levar trabalho pra casa, comprometem seus finais de semana – que deveriam ser para descanso e lazer – pensando no emprego e, quando caem em si, percebem que o trabalho está sobrepondo a vida pessoal.

No texto de hoje, nós vamos te mostrar que começar a ter a atitude de respirar, tirar um tempo para si, pode não ser uma má ideia, inclusive, pode até te dar mais clareza para resolver qualquer impasse. Respire fundo e vamos lá!

Mesmo que você corra contra o tempo, um dia continua tendo 24 horas

Vivemos em um país onde cerca de 30% das pessoas economicamente ativas estão sofrendo de Burnout. Isso nos posiciona como a segunda população mais estressada do mundo, ficando somente atrás do Japão, que surpreende com seus 70%. A Síndrome de Burnout é um distúrbio que leva ao esgotamento físico e mental, provocando sintomas físicos e psicológicos. (1)

Mas, o que será que pode levar uma pessoa a perder o controle dentro do ambiente de trabalho? Temos algumas ideias: o estresse gerado pela necessidade de produzir sempre mais e melhor, crises econômicas, prazos apertados, a pressão por entrega de resultados, uma relação abusiva com o chefe, medo de ficar desempregado, enfim, tudo aquilo que nos pressiona e nos afasta de viver momentos de paz. Afinal, é a “correria do dia a dia”, e se você não pegar o ritmo, é atropelado.

Hoje em dia, procurar alguém que não sofra com episódios de estresse ao menos uma vez na semana – ou várias vezes ao dia – é como tentar achar uma agulha no palheiro. Nesse sentido, fica a reflexão: quando foi que o estresse excessivo se tornou algo normal na nossa vida?

respirar

Por isso, PARE. 

Correndo ou não, o dia continuará a ter 24 horas. As estações vão passar, o tempo vai mudar, os seus filhos vão crescer, o seu cãozinho de estimação aprenderá um truque novo e você vai perder todos esses momentos por não ter revisto as suas prioridades para entender o verdadeiro significado da vida.

Mesmo que você ame a sua profissão, o excesso de trabalho pode ser bastante perigoso para a sua saúde e produtividade. Nesse sentido, o equilíbrio é essencial para que se possa alcançar os objetivos ligados à carreira, sem negligenciar a própria saúde. Cuidar de si mesmo é, também, investir no seu sucesso em todas as áreas da vida.

O que você julga necessário e fundamental?

Ainda não inventaram uma máquina do tempo, então não é possível voltar ao passado e fazer diferente. A vida que você vive hoje é o futuro que quer construir? Quando foi a última vez que se divertiu? Que se sentiu verdadeiramente feliz? Ficar o tempo todo estressado, na correria, tira o melhor de nós. Além disso, perdemos momentos que nunca vão voltar.

Viver de verdade significa alimentar a alma! Então, tire um tempo para escutar a si mesmo, se reconectar com as pessoas que ama, admirar a natureza – inclusive, você faz parte dela -, ler um livro, dar play em alguma aventura real ou fictícia, deixar as redes sociais no off e começar a criar um laço real com as pessoas fora delas.

A essência da Vital Âtman é plantar a sementinha do autocuidado e resgate do amor próprio dentro de você. Sendo assim, é preciso que olhe para si mesmo e saiba identificar o que é essencial, relembrar os momentos que te fazem sentir vivo. Após fazer esse exercício, parabéns: você acaba de descobrir o princípio que rege a sua existência. Guarde essa descoberta com carinho no seu coração, pois ela só pertence a você e a mais ninguém. Viva! E busque sempre a sua melhor versão.

Fonte: 

  1. DIALMA, Roberta. Burnout: os perigos do excesso de trabalho. Você S/A, 2020. Disponível em: <https://vocesa.abril.com.br/carreira/burnout-os-perigos-do-excesso-de-trabalho/>. Acesso em 12 ago. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM