Trombose: entenda e preserve sua saúde vascular

Share on facebook
Share on twitter
trombose

No mundo da saúde, existem algumas palavras que podem nos deixar preocupados e assustados. A trombose é uma dessas coisas que chamam a atenção e nos fazem pensar sobre como nosso corpo é frágil.

A trombose é um assunto estudado há muito tempo. É uma condição complicada e com muitos aspectos diferentes, podendo se manifestar e afetar as pessoas de formas variadas.

Por isso, neste texto, vamos explorar mais sobre a trombose e fornecer orientações sobre como cuidar da saúde de nossas veias e artérias.

O que é trombose?

A coagulação é um processo natural em nosso corpo – quando o sangue se transforma de líquido para uma forma gelatinosa, chamada de coágulo ou trombo. Na maioria das vezes, isso é benéfico, ajudando a evitar sangramentos quando nos machucamos. (1)

No entanto, em algumas situações, a coagulação pode causar uma condição chamada trombose venosa profunda (TVP), que muitos conhecem simplesmente como trombose. (1)

Isso ocorre quando um coágulo se forma nas veias mais profundas, principalmente nos membros inferiores (pernas). Esse coágulo atrapalha ou até impede o fluxo do sangue de voltar para o coração, o que pode causar problemas leves ou graves. (1)

Em alguns casos, um pedaço do coágulo pode se desprender e viajar pelas veias, chegando aos pulmões. Isso é chamado de embolia pulmonar e pode ser leve, sem sintomas, ou grave e até mesmo fatal. (1)

Outra complicação que pode acontecer é quando as artérias do cérebro ficam completamente bloqueadas, o que é conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC). (2)

Quais os sintomas e sinais de trombose?

A trombose venosa profunda pode não apresentar sintomas claros. No entanto, quando eles estão presentes, os principais sinais dessa condição são: (3)

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Aumento da temperatura nas pernas;
  • Coloração vermelho-escura ou arroxeada;
  • Endurecimento da pele.

Além dos sintomas, existem sinais claros que podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos, ou seja, trombose: (4)

  • Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando);
  • Aumento da temperatura (sensação de calor) na perna dolorida;
  • Respiração rápida e curta e palpitações, podendo ocorrer desmaios;
  • Tosse com sangue;
  • Dor no peito ou nas costas (que não é comum);
  • Em caso de dor que é diferente do que é esperado após uma cirurgia no joelho, quadril ou em caso de fratura, é importante ficar atento.

O diagnóstico da trombose pode ser feito pelo médico durante a consulta, mas, geralmente, é necessário realizar um exame de imagem para confirmar. (1)

O ultrassom vascular (também chamado de doppler) é o exame mais adequado e não invasivo para detectar e localizar o coágulo. Felizmente, hoje em dia esse exame está amplamente disponível em clínicas e hospitais e existem muitos médicos especializados em usá-lo. (1)

As vantagens desse método são que ele não causa desconforto ao paciente, não apresenta risco de complicações relacionadas à inserção de agulhas nos vasos sanguíneos e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para obter informações precisas. (1) 

trombose

Quais as causas e fatores de risco para trombose?

Existem causas principais para a formação de coágulos indesejáveis, chamados trombos: (1)

  1. Estase sanguínea: ocorre quando o sangue circula muito devagar nas veias, o que pode acontecer quando ficamos muito tempo parados ou imobilizados.
  2. Lesão do vaso: as paredes internas das veias são naturalmente lisas, permitindo que o sangue flua sem formar coágulos. No entanto, se houver uma lesão nessas paredes, podem ocorrer reações que levam à formação de coágulos.
  3. Hipercoagulabilidade: algumas condições genéticas ou doenças graves podem deixar o sangue mais propenso a formar coágulos.

É comum que pelo menos dois desses elementos estejam presentes ao mesmo tempo, o que explica por que a formação de coágulos indesejáveis é algo frequente. (1)

Muito embora a trombose venosa possa acontecer sem explicação em cerca de quase metade dos pacientes, existem fatores que contribuem para o seu aparecimento, como predisposição genética, traumatismo, cirurgias de longa duração, pacientes acamados, varizes, uso de anticoncepcionais e reposição hormonal, obesidade, tabagismo, entre outros. (1)

Qual o tratamento para trombose? 

O tratamento da trombose venosa profunda visa prevenir a piora dos coágulos e o surgimento de novos. Isso é feito com medicamentos anticoagulantes, que ajudam a dissolver os coágulos ao longo do tempo. (1)

Em casos extremos, podem ser usados medicamentos que dissolvem diretamente os coágulos, mas isso requer cuidado devido ao risco de sangramento. A cirurgia para remover os coágulos é raramente necessária. (1)

Tratamentos invasivos com dispositivos podem ser usados ​​em casos graves, mas são reservados para situações especiais devido aos riscos envolvidos. (1) 

omega 3 e trombose

Ômega 3 na prevenção de trombose

Diversas pesquisas têm estudado os benefícios do ômega 3 para a saúde do coração. O ômega 3, encontrado em alimentos como peixes e sementes de linhaça, tem ação protetora e pode ajudar a prevenir problemas cardiovasculares. (5)

Esses ácidos graxos apresentam efeitos que ajudam a melhorar o metabolismo de gorduras, aumentar o chamado “colesterol bom” (HDL), reduzir a pressão arterial, melhorar a função dos vasos sanguíneos e a sensibilidade à insulina, além de ter propriedades anti-inflamatórias e ajudar a estabilizar placas de gordura nas artérias. (5)

Além disso, o ômega 3 desempenha um papel anti-inflamatório e anti-trombótico. Quando ocorre uma lesão nas células, substâncias inflamatórias como os eicosanóides e citocinas, são liberadas. (5)

O ômega 3 tem a capacidade de inibir essas substâncias, diminuindo a resposta inflamatória. Ele também ajuda a estabilizar as placas de gordura nas artérias e, em doses mais altas, pode prevenir a adesão e a formação de coágulos pelas plaquetas sanguíneas. (5)

Portanto, a terapia com ômega 3 tem se mostrado uma ferramenta promissora na prevenção de doenças cardiovasculares.

Como vimos, a trombose é uma condição séria que pode ter consequências graves para a saúde. Não se esqueça de que o médico é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico correto, indicar o tratamento apropriado e fornecer orientações personalizadas para cuidar da saúde vascular.

Lembre-se de que o cuidado com a saúde é uma responsabilidade importante e que a busca por orientação médica adequada é fundamental para a prevenção e tratamento da trombose venosa.

Fontes: 
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – REGIONAL SÃO PAULO. Trombose Venosa Profunda (TVP). Disponível em: <https://sbacvsp.com.br/trombose-venosa-profunda-tvp/>. Acesso em 07 jul. 2023.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Formas e Causas. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/trombose/formas-e-causas>. Acesso em 07 jul. 2023.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Trombose. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/trombose/>. Acesso em 07 jul. 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Trombose. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/trombose>. Acesso em 07 jul. 2023.
  5. LETRO, Clara Balmant et. al. Ômega-3 e doenças cardiovasculares: uma revisão à luz das atuais recomendações. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 26, p. 1-6, 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM