Um ano de desafios e transformações: lições de 2021 para levar para 2022

Share on facebook
Share on twitter
final de ano

Gostaríamos de iniciar essa mensagem de fim de ano celebrando a sua vida. Você estar aqui é um presente!

Este é o momento de refletir sobre os aprendizados de um período extenso e difícil que trouxe mudanças abruptas em nosso cotidiano. De fato, 2021 não foi um ano fácil para todos os lugares no mundo, sobretudo, no Brasil. Perdas, tragédias, decepções, inseguranças e medos tomaram nossos lares e a pandemia mostrou ainda mais sua força em relação ao ano em que começou.

Em 2020, nos deparamos com a surpresa de uma realidade desconhecida e, mais do que nunca, foi preciso agirmos com prudência e adaptação ao que não é esperado. A segunda parte da pandemia, também conhecida como o ano de 2021, tomou proporções impactantes, como a marca de mais de 600.000 pessoas vitimadas pela COVID-19 em nosso país. (1) Por meses, vivemos momentos de incerteza.

Certamente, temos muito o que falar sobre os desafios enfrentados ao longo desse ano, mas, hoje, queremos trazer a superação como a principal palavra que norteou nossos passos até aqui. Não se engane, a pandemia ainda não acabou. No entanto, felizmente, estamos lidando com a temporada mais tranquila dos últimos meses, em que já é possível visualizar e experimentar um pouquinho do nosso antigo normal.

Agora, convidamos você a fazer uma viagem para dentro de si mesmo, a fim de identificar as transformações que ocorreram por aí e trazê-las como lição para guiar os próximos caminhos nessa jornada.

Saúde mental importa

Constantemente negligenciada, essa é uma das principais lições da pandemia. De repente, nos vimos reféns da nossa própria mente e pudemos compreender a conexão presente em todas as coisas. Nossa saúde mental requer uma boa saúde física, uma saúde física requer uma boa saúde mental.

Para 2022, priorize os cuidados com a sua saúde mental. Descubra suas paixões e se encarregue de manter o equilíbrio entre corpo e mente. Como dizem, ano novo, vida nova, certo? Uma ótima razão para iniciar novos hábitos que fazem bem.

Planeje, mas viva o presente

Quantos planos não tiveram que ser adiados em 2021, não é mesmo?

Isso mostra o quanto o agora é inconstante e repleto de surpresas. Ser organizado e se planejar é bom e até ajuda na manutenção da boa saúde mental. O controle excessivo, inflexível e que nos priva de viver o agora pode ser bastante prejudicial.

No próximo ano, certifique-se de que viverá a vida no presente e que aproveitará cada segundo com a devida intensidade. 

Processos são individuais

Um dos maiores problemas da humanidade atualmente é a comparação. Na pandemia, isso ficou ainda mais forte.

Alguns, aproveitaram o tempo em casa para aprenderem novas coisas, outros, preferiram descansar de toda a agitação que era comum no dia a dia. Não demorou muito para as cobranças e comparações aparecerem, fazendo com que nos perdêssemos em nossos processos.

Cada ser é único e cada processo é individual. Em 2022, respeite o seu próprio tempo e tenha paciência consigo mesmo. 

final de ano

Somos seres comunicacionais

Nunca precisamos tanto de companhia quanto nos últimos dois anos. Não é de hoje que escutamos que o ser humano é social, que precisa de outras pessoas para se sentir pleno e feliz.

Para o próximo ano, se aproxime daqueles que elevam o seu astral e te motivam a ser cada vez melhor. 

O que esperamos para 2022?

Sabemos que 2021 não foi um ano fácil para a maioria das pessoas em quase todas as partes do mundo, sobretudo no Brasil. Porém, diante de toda a adversidade, vem o aprendizado. Aprender a dar mais valor à nossa vida, à vida das pessoas que amamos e aos momentos que temos junto delas. Aprender que o cuidado com a nossa própria vída também reflete na vida do outro. Aprender a ter resiliência e confiança de que iremos superar todos os desafios.

Desejamos que o próximo ano seja repleto de vitórias e aprendizados. Saiba que você sempre poderá contar conosco, pois o tima da Vital Âtman se compromete todos os dias com o propósito de inspirar pessoas a se amarem cada vez mais.

Mais saúde, mais disposição, mais felicidade, mais autocuidado, mais amor. Que 2022 seja leve, feliz, único e pleno.

Fontes: 
  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus Brasil. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em 18 nov. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

5 suplementos que você deve considerar adicionar à sua rotina alimentar

Alimentar é dar para o corpo nutrientes necessários para a sua vitalidade. Esses nutrientes encontram-se em alimentos de origem vegetal ou animal. Os alimentos são triturados em pequenas porções através da digestão e absorção, que começa na boca, com a mastigação, e acaba nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos para serem usados nas nossas células, tecidos, músculos, órgãos, e em diversas funções biológicas.

Como melhorar o sistema imune através da alimentação

Em nosso dia a dia somos constantemente expostos à vírus, bactérias, germes, parasitas, toxinas e outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde. Mas então porque não ficamos doentes o tempo todo? Graças ao nosso sistema imunológico: constituído por células especiais, proteínas, tecidos e órgãos, ele nos protege de todos estes agentes que podem causar ou desencadear doenças como lúpus, herpes, psoríase, artrite reumatoide, alergias, gripes e resfriados, entre outras…