Você é feliz?

Estamos fazendo essa pergunta pois no dia 20 de março comemoramos o Dia Mundial da Felicidade, e esta é uma boa oportunidade para pensarmos sobre o assunto. Mas o que é felicidade para você? Se fizermos essa pergunta para cem pessoas, provavelmente elas responderão coisas comuns como: ter saúde, sucesso profissional, um bom casamento, uma bela casa, filhos e estabilidade financeira.
Share on facebook
Share on twitter

Estamos fazendo essa pergunta pois no dia 20 de março comemoramos o Dia Mundial da Felicidade, e esta é uma boa oportunidade para pensarmos sobre o assunto.

Mas o que é felicidade para você? Se fizermos essa pergunta para cem pessoas, provavelmente elas responderão coisas comuns como: ter saúde, sucesso profissional, um bom casamento, uma bela casa, filhos e estabilidade financeira.

voce-e-feliz-5

Desde que nascemos somos bombardeados com a ideia de que a felicidade está nas coisas materiais. É verdade que o conforto que o dinheiro traz até pode nos trazer uma sensação de bem-estar, mas isso é passageiro. Caso contrário não haveria pessoas humildes e felizes e acredite, há muitas delas por aí.

Para tentar explicar este conceito que é bem amplo, novas linhas da psicologia e neurologia têm dedicado estudos sobre a “ciência da felicidade”. De acordo com pesquisas, os cientistas já conseguem identificar quais áreas do cérebro são acionadas quando estamos felizes.

Mas como acionar estas áreas? O economista britânico Richard Layard, considerado uma autoridade no assunto e autor do livro “A ciência da felicidade” fez uma descoberta interessante: em relação ao dinheiro, a felicidade não é o quanto você ganha que te deixa mais feliz, mas é o quanto você ganha A MAIS do que seus colegas. Ou seja, você só é feliz financeiramente se ganhar mais que os outros.

Ainda segundo Layard, é dever do Estado ajudar as pessoas a serem felizes, promovendo ações para o bem-estar da população e não para a criação de riquezas para o país. Segundo ele, isso poderia reduzir os níveis de ansiedade e depressão da população em até 20%.

voce-e-feliz-3

Outra pesquisa interessante, feita pela Universidade de Illinois, também nos EUA, descobriu que a felicidade está no número de amigos que você tem e a capacidade de criar laços afetivos fortes e duradouros com eles.  Isso comprova a teoria de que para sermos felizes precisamos nos socializar, afinal o ser humano é gregário por natureza. No filme “Na Natureza Selvagem”, baseado em uma história real, um jovem resolve abandonar tudo e ir morar em um ônibus abandonado no meio de uma floresta. Passado algum tempo de sua jornada de autoconhecimento, ele chega à conclusão de que “a felicidade só é real quando é compartilhada”.

Infelizmente não temos uma receita para a felicidade, mas fizemos uma lista com cinco itens que podem te ajudar a encontrar o caminho:

1 – Agradeça

voce-e-feliz-6

Em seu livro “O que te prende”, de Diogo Beltrame, a gratidão tem o poder de transformar a energia negativa em positiva. Segundo ele, existem provas de que bons padrões de pensamento alteram a química do cérebro, que responde positivamente a estes impulsos.

E mais: agradecendo, você consegue perceber todas as coisas boas que você tem na vida, desde as mais simples como por exemplo acordar e tomar um delicioso café: sentir o aroma, o gosto e compartilhar uma xícara com seus familiares. Agradeça também pelo fato de estar vivo, de ter uma saúde perfeita, um trabalho e pessoas com quem pode contar. Se esse não for o seu caso, lembre-se que devemos ser gratos até pelas dificuldades, pois elas nos ensinam a sermos mais fortes e superar obstáculos;

2 – Ame-se!

voce-e-feliz-7

É incrível a mania que a gente tem de se denegrir ou sempre se comparar com quem é mais bonito, rico ou bem-sucedido. Isso, além de causar infelicidade, faz com que você não perceba as inúmeras qualidades que têm! Olhe-se no espelho e perceba a beleza que existe em você! Faça isso sem se comparar com ninguém! Outra coisa muito importante: não se deixe enganar pela felicidade plena (quase obrigatória) ostentada nas redes sociais. Por trás das postagens existem pessoas com problemas reais, mas que na maioria das vezes não são compartilhados.

E mais: observe suas qualidades como amor, compaixão, lealdade, empatia, disponibilidade em ajudar os outros… todos temos talentos que podem ser usados para nós e para os outros!

3 – Permita-se

voce-e-feliz-8

Use aquele perfume ou aquela roupa que você só guarda para ocasiões especiais e saia para dar uma volta, dê um mergulho na piscina durante a semana, escute sua música preferida, dance, entre mais em contato com a natureza (você é parte dela), tome aquele sundae de chocolate que sua dieta vive te impedindo, diga para as pessoas de que você gosta o que você sente, ou seja, liberte-se das pequenas amarras do dia a dia que tem impedem de ser feliz. Se tudo for feito com bom senso, só lhe trará benefícios!

4 – Ajude o próximo:

voce-e-feliz-9

É incrível a sensação de felicidade que sentimos quando podemos ser úteis a alguém. Não precisa ser uma coisa grandiosa como ir para a África ajudar crianças carentes. No seu bairro, na sua cidade, existem diversas instituições que aceitam voluntários. O ideal é que você escolha um trabalho que tem mais a ver com a sua personalidade: algumas pessoas têm mais afinidade com idosos, outras com crianças e até animais. Saia um pouco do seu mundo e veja quantos motivos você tem para ser feliz!

5 – Cuide da saúde

voce-e-feliz-2

Entre as respostas mais comuns sobre como ser feliz, esta é que mais se encaixa na lista. Afinal, é muito difícil se sentir bem quando você está doente, com dor ou impossibilitado de fazer as coisas que gosta. Por isso tenha uma vida regrada, saudável, alimente-se bem, pratique exercícios físicos, faça boas leituras, veja programas de televisão que te acrescentem conteúdo e sempre trate bem as pessoas. Todas as coisas boas que fazemos voltam para a gente, é uma lei do universo!

Não existe uma fórmula para a felicidade, cada pessoa precisa encontrar seu caminho. O que podemos dizer, é que dificilmente você a encontrará se perder seu tempo e energia se dedicando apenas às coisas materiais ou se comparando com os outros. Perceba suas qualidades e as coisas boas da vida. Pode ser que este seja um dos caminhos para a felicidade.

1 comentário em “Você é feliz?”

  1. Felicidade para mim é está feliz, e proporcionando a felicidade as pessoas principalmente as que mais precisa. Por isso digo por mim que não sou feliz porque tenho minhas dificuldades. Quem está de boa, só não é feliz se não quiser.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

5 poderosos benefícios do óleo de orégano

Você já deve saber que há uma série de medidas que podemos tomar para garantir que o nosso sistema imunológico permaneça forte ao longo do outono e inverno, mas há uma pequena planta que passou despercebida até agora. Graças a pesquisas cada vez mais minuciosas acerca dos alimentos funcionais, esta pequena super erva, o orégano, está agora no centro das atenções!

O ômega 3 pode ajudar na prática de exercícios físicos?

Você que pratica esporte, já sabe dos benefícios que a atividade física tem para seu corpo, certo? E quanto à alimentação? Já pensou em inserir óleos naturais na sua dieta? Mas calma, eles não engordam!

Estudos têm comprovado que alguns tipos de gorduras boas, como o ômega 3, podem fazer com que o corpo acumule menos toxinas e menos gorduras, favorecendo o emagrecimento, a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Além de promover estes benefícios, óleos como o de linhaça, gergelim e girassol, podem auxiliar na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.