Alimentos orgânicos: benefícios para você e para o planeta

Share on facebook
Share on twitter
alimentos orgânicos

A alimentação é uma questão cada vez mais preocupante para quem busca um estilo de vida saudável e sustentável. Nesse contexto, os alimentos orgânicos têm se destacado como uma alternativa segura, saudável e ecologicamente correta.

A agricultura orgânica utiliza práticas que respeitam o meio ambiente, promovem a biodiversidade e preservam a saúde do solo e das plantas. Isso resulta em alimentos mais nutritivos e livres de substâncias tóxicas. (1)

Neste texto, vamos falar sobre os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde. Então, continue a leitura para saber mais!

O que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são frutas, verduras, grãos, laticínios e carnes que são produzidos de maneira sustentável, sem o uso de produtos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos, que podem prejudicar a saúde dos produtores e consumidores. (2)

Durante os cultivos orgânicos, os produtores respeitam o meio ambiente, a cultura local e a economia da região, garantindo um sistema sustentável. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. (2,3)

Como os alimentos orgânicos são cultivados?

Antes de começar a produzir alimentos orgânicos, é preciso transformar a fazenda ou o sítio em um sistema sustentável. Se a área já tinha plantações convencionais, é preciso esperar um tempo para que os agrotóxicos presentes no solo possam ser eliminados e para que o solo possa se tornar fértil novamente de forma natural. Essa etapa também é importante para preservar a vida ecológica do solo. (1)

Depois da conversão de propriedade, é preciso seguir práticas específicas para produzir alimentos orgânicos. Essas práticas são determinadas por leis e incluem o rodízio de culturas e a diversificação de espécies. Os agricultores também usam uma técnica chamada “plantio direto”, em que plantam as sementes diretamente sobre os restos da cultura anterior. (1)

Nas plantações, fileiras de plantas diversas são usadas para proteger as plantas principais de pragas e doenças e o solo contra a erosão. Também é importante deixar uma área de terra sem plantação ao redor das áreas de cultivo. (1)

Outras técnicas, como a adubação verde (ou seja, sem uso de adubos químicos), ajudam a tornar o solo mais rico e saudável. E pequenos animais, como minhocas, bactérias e fungos, ajudam a manter o equilíbrio do sistema. (1)

Para produzir alimentos orgânicos, é importante usar sementes e mudas que venham de sistemas orgânicos. Se você está produzindo alimentos de origem animal, é importante garantir que os animais sejam bem cuidados e respeitados. (1)

alimentos orgânicos

Os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde

Um estudo chamado NutriNet-Santé, que contou com 62.000 participantes, mostrou que pessoas que consomem alimentos orgânicos têm menos chance de desenvolver hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto. Além disso, ao longo do tempo, essas pessoas tendem a ter um índice de massa corporal mais baixo. (5)

No caso dos homens, também foi observada uma diminuição no risco de doenças cardiovasculares. Isso tudo em comparação com pessoas que consomem, predominantemente, alimentos convencionais. (5) A seguir, confira mais benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde.

Mais nutrientes

Os alimentos produzidos naturalmente, como os orgânicos e agroecológicos, são mais saudáveis e saborosos. Eles são cultivados em solos ricos e equilibrados com adubos naturais e não usam agrotóxicos ou produtos químicos que possam afetá-los. Esses alimentos contêm mais nutrientes minerais do que os alimentos convencionais (cerca de 2,5 vezes mais!). (4)

Quando comemos alimentos orgânicos, percebemos que eles têm um sabor e cheiro mais forte e autêntico. Isso acontece porque estamos em contato direto com a natureza e todos os seus elementos. (4)

Ao escolhermos alimentos naturais e saudáveis, estamos não só cuidando da nossa saúde, mas também ampliando nossa capacidade de sentir e perceber o mundo ao nosso redor através dos nossos sentidos. (4)

Menos substâncias tóxicas

Os alimentos orgânicos têm uma vantagem importante: eles não contêm produtos químicos que o nosso corpo não está acostumado a lidar. Quando ingerimos substâncias químicas desconhecidas, nosso corpo precisa fazer um esforço extra para eliminá-las, o que pode sobrecarregar órgãos como o fígado, os rins e outros sistemas importantes. (6)

Os produtores orgânicos trabalham duro para fornecer alimentos saudáveis e livres de produtos químicos perigosos, como agrotóxicos, medicamentos para animais e transgênicos. Eles se preocupam com a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.(3)

Mais defesas naturais

O alimento orgânico tem mais defesas naturais que o alimento tradicional. Isso ocorre pelo maior teor de fitoquímicos que ajudam a planta a se defender. Por exemplo, o tomate orgânico tem mais licopeno, um antioxidante que atrasa o envelhecimento e pode prevenir o câncer de próstata. A cenoura orgânica tem mais caroteno, que ajuda a combater infecções e reduz o risco de infarto. (1,7)

Os alimentos orgânicos de origem animal orgânicos têm, comprovadamente, gordura de melhor qualidade. Isso porque os animais têm a possibilidade de se movimentar e de tomar sol. Pesquisas destacam que carnes, leites, ovos orgânicos têm taxas equilibradas de ômegas 3 e 6, maior teor de ácidos graxos insaturados e menor teor de ácidos graxos saturados. (1)

alimentos organicos

Como identificar produtos orgânicos?

Para que um produto seja considerado orgânico, ele precisa seguir todos os princípios estabelecidos na Lei Federal 10.831 de 23 de dezembro de 2003. O Ministério da Agricultura é responsável por conceder o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), que identifica os produtos orgânicos. (2)

O selo verde que destaca alguns produtos orgânicos é altamente significativo. Não só indica que o alimento foi cultivado com fertilizantes naturais, sem pesticidas prejudiciais, mas também que a produção respeitou os direitos dos trabalhadores, não utilizou trabalho infantil e não causou danos ao meio ambiente. Além disso, considera seriamente a saúde do consumidor, o que é igualmente importante. (3)

No entanto, os produtos vendidos diretamente nas feiras, onde o produtor é cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está associado a uma Organização de Controle Social, podem ser comercializados sem o selo. (2)

Na hora de adquirir os alimentos orgânicos, é recomendado priorizar a compra de frutas, legumes e verduras, pois, além de possuírem maior durabilidade na geladeira, é possível utilizar partes não convencionais, como cascas de abóbora e talos e folhas de rabanete. Além disso, também é possível consumir diariamente alimentos como feijão, arroz, açúcar mascavo ou cristal e café em suas versões orgânicas. (7)

Quais os riscos do consumo diário de alimentos com agrotóxicos?

O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, o que representa um grave problema para a saúde humana e o meio ambiente. Em 2008, especialistas calcularam que foram aplicados 5,2 litros de agrotóxicos por pessoa nas plantações brasileiras. Desde então, esse número só aumentou. (2)

A toxicidade dos alimentos pode estar associada a diversas doenças e os efeitos dos agrotóxicos são cumulativos, o que torna difícil estabelecer uma “dose adequada de veneno” para o organismo. Diversos estudos já relacionaram o uso de agrotóxicos a diferentes tipos de câncer, reações alérgicas, problemas neurológicos, respiratórios, de fertilidade e má-formação congênita em bebês, entre outros. (1)

É importante destacar que essas disfunções são multicausais e podem surgir em longo prazo. Por isso, é fundamental que os especialistas estejam mais alertas em relação ao uso de agrotóxicos, não só pelos pacientes, mas também pelas futuras gerações. (1)

Optar por consumir alimentos orgânicos é uma decisão mais saudável tanto para o nosso organismo quanto para o meio ambiente. Através da escolha por alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, estamos promovendo a saúde e o bem-estar de nós mesmos e daqueles ao nosso redor.

Além disso, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e para um futuro mais sustentável e podemos incentivar os pequenos produtores. São muitas as vantagens dos alimentos orgânicos, não é mesmo?

Portanto, é importante considerar a escolha por alimentos orgânicos sempre que possível e apoiar a produção sustentável de alimentos como uma forma de cuidar da nossa saúde e do planeta.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. REVISTA CRN 2. Edição 33, jan/jul 2014. 16 p. Disponível em: <https://www.crn2.org.br/uploads/materia/224/EIXwxBJQxF36cfsi_ZX4TEJ8hFzwVRt8.pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  2. ROCHA Aline et. al. (texto). Guia de Alimentação Saudável e Orgânica. Disponível em: <https://cidacs.bahia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/GuiaCompleto_30JUN18_digital.pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. O que são alimentos orgânicos. 2017. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2017/o-que-sao-alimentos-organicos>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  4. PAZINATO, Beatriz Cantusio et. al. Alimentos Orgânicos, Cozinha Saudável. Coordenado por Beatriz Cantusio Pazinato. Campinas, CATI 2012. 134p. Disponível em: <https://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/IP274_CozinhaOrganica.pdf>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  5. GONZALES, Diego L. Pereyra et. al. Benefícios do consumo de alimentos orgânicos – revisão bibliográfica. Revista Científica das Faculdades de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Veterinária e Educação Física.
  6. ASBRAN dá dicas para consumir alimentos orgânicos. 2011. Disponível em: <https://www.asbran.org.br/noticias/asbran-da-dicas-para-consumir-os-alimentos-organicos>. Acesso em 19 de abr. de 2023.
  7. BRASIL. Ministério da Saúde. Descubra os benefícios dos alimentos orgânicos. 2018. Disponivel em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2018/descubra-os-beneficios-dos-alimentos-organicos>. Acesso em 19 de abr. de 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos e suplementos que toda grávida precisa conhecer

Em um mundo onde a informação está a um clique de distância, impressiona a quantidade de mulheres grávidas que não se alimentam adequadamente para garantir a saúde do bebê e a própria.

Um estudo publicado no “Journal of Family and Reproductive Health” avaliou os hábitos alimentares de 485 mulheres grávidas.

Os pesquisadores descobriram que apenas 1,9% delas atendiam às recomendações alimentares de frutas e vegetais para uma gravidez saudável.