Fosfatidilserina: um nutriente importante para o cérebro

Share on facebook
Share on twitter
fosfatidilserina

Pense no nosso cérebro como uma máquina incrivelmente complexa, sempre em funcionamento. Assim como em qualquer máquina, existem peças-chave desempenhando funções essenciais. Uma delas é a fosfatidilserina.

Mesmo que o nome pareça meio complicado, vamos desvendar de onde vem esse elemento e por que ele é tão importante.

O que é fosfatidilserina?

A fosfatidilserina é uma gordura de alta qualidade biológica que o nosso corpo produz e precisa como nutriente. Ela se encontra na membrana das células que têm um núcleo, chamadas de células eucarióticas. Essencialmente, a fosfatidilserina auxilia as células a se manterem estáveis para que possam realizar suas atividades normais. (1,2)

Qual a importância da fosfatidilserina para o cérebro?

Mesmo que a fosfatidilserina esteja distribuída por todo o nosso corpo, é no cérebro que encontramos a maior quantidade dela, principalmente no córtex cerebral. A membrana celular dos neurônios é extremamente rica em fosfatidilserina. (1)

Dentro do cérebro, a fosfatidilserina é útil para enviar mensagens entre as células nervosas. Além disso, ela desempenha um papel importante ajudando a impedir que as células se destruam (apoptose) e ajudar a célula a se comunicar com as outras (conhecido como atividade sináptica). (1,2)

À medida que envelhecemos, a concentração de fosfatidilserina em nossos tecidos diminui. Isso pode ocorrer devido ao excesso de colesterol, diminuição dos níveis de ácidos graxos poli-insaturados, bloqueio das vias de fosfolipídios (essencial para a regulação das funções celulares) e um aumento nos radicais livres que resulta no estresse oxidativo. (2)

A fosfatidilserina não é abundante na dieta, embora nosso corpo possa produzi-la a partir de outras substâncias, esse processo é complexo e exige muita energia. Quando a fosfatidilserina é ingerida, ela é absorvida rapidamente e pode atravessar a barreira que protege o cérebro, chegando lá em boas quantidades. (1)

fosfatidilserina

Funções da Fosfatidilserina no cérebro

  • Pode estar ligada à transmissão dos sinais nervosos e ao funcionamento dos impulsos nervosos através das membranas. (1)
  • Pode se relacionar com a maneira como o nosso corpo obtém energia, devido ao envolvimento da molécula ATP, que é como o combustível básico do nosso corpo. (1)
  • Pode realizar um papel de “guarda” que decide o que entra e sai da célula, permitindo que nutrientes entrem enquanto o lixo celular sai. (1)
  • Pode promover a troca iônica entre o interior e exterior das células, mantendo a célula mais energizada e pronta para realizar suas tarefas; (1)
  • Pode auxiliar na passagem de informações moleculares de fora para dentro das células e na comunicação de modo geral, permitindo que elas trabalhem bem para que o corpo funcione de maneira harmoniosa; (1)
  • Pode ajudar as células a se moverem e a mudarem de forma. (1)

O que os estudos revelam sobre a fosfatidilserina para a saúde cerebral da pessoa idosa?

Vamos descobrir!

Melhora da aprendizagem e memória

Em um estudo feito nos Estados Unidos, pesquisadores examinaram 149 pessoas com idades entre 50 e 75 anos. Durante 12 semanas, essas pessoas tomaram 300mg de fosfatidilserina por dia. Os resultados mostraram que três das cinco áreas de funcionamento mental melhoraram, incluindo aprendizado e memória. (1)

Porém, essa melhora não foi a mesma para todos. Curiosamente, aqueles que tiveram mais dificuldades no começo foram os que mais se beneficiaram da fosfatidilserina. E essa melhora persistiu por quatro semanas mesmo depois que o tratamento terminou. (1)

Melhora dos sintomas de Alzheimer 

Um outro estudo foi realizado em pessoas que tinham a doença de Alzheimer. Nesse grupo de pacientes, habilidades como lembrar nomes de parentes ou conhecidos, memória de objetos perdidos ou eventos da vida na última semana foram aprimoradas com o uso diário da fosfatidilserina. (1)

Esses são testes de memória recente, que é a primeira coisa que costuma ser afetada quando a doença surge. (1) 

Melhora da função cognitiva

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Liège estudou 35 pessoas com idades entre 65 e 91 anos que estavam tendo dificuldades com a memória e o pensamento. Essas pessoas tomaram 300mg de fosfatidilserina todos os dias durante seis semanas. Os resultados mostraram que todas essas áreas, como memória e atenção, ficaram melhores com o uso da fosfatidilserina.(1) 

Melhorar o humor e a atenção

Na Itália, um estudo foi realizado com 87 pessoas entre 55 e 80 anos que estavam tendo dificuldades com a memória e a atenção. Essas pessoas tomaram fosfatidilserina e os resultados foram interessantes. (1)

Eles perceberam que as pessoas ficaram mais atentas, conseguiram se concentrar melhor e lembrar de coisas no curto prazo. Além disso, essas pessoas se tornaram mais independentes nas atividades diárias, se sentiram menos apáticas e menos tristes, e até tiveram menos problemas para dormir. (1)

fosfatidilserina

A relação da Fosfatidilserina com o ácido graxo DHA

A fosfatidilserina e o ácido graxo DHA estão relacionados no contexto do funcionamento do cérebro e da saúde cognitiva. (3)

O DHA é um ácido graxo ômega 3 encontrado em grande quantidade no cérebro. Nosso cérebro não produz muito DHA por conta própria, então ele obtém essa gordura importante através do que comemos, como alimentos ou suplementos. (3)

O DHA tem um trabalho importante na membrana das células do cérebro: ele ajuda no controle da produção de fosfatidilserina, pois o acúmulo e a biossíntese da fosfatidilserina nos tecidos neuronais é sensível ao nível do DHA na membrana. (3)

Isso quer dizer que a quantidade de fosfatidilserina que é produzida e armazenada nas células do cérebro depende da quantidade de DHA presente na membrana dessas células. Se tiver mais DHA na membrana, pode haver mais produção de fosfatidilserina e, se tiver menos DHA, a produção de fosfatidilserina pode ser afetada. (3)

Sendo assim, a relação entre o DHA e a fosfatidilserina é importante para o funcionamento adequado das células cerebrais. (3)

Concluindo, percebemos que a fosfatidilserina é essencial para o cérebro, mas com o envelhecimento, sua quantidade diminui, podendo afetar a cognição, especialmente em idosos.

Felizmente, adotar medidas simples como uma dieta saudável para controlar o colesterol e combater radicais livres pode ajudar a manter os níveis adequados dessa substância para que o corpo possa aproveitar os benefícios da fosfatidilserina.

Além disso, o DHA, presente em alimentos como peixes, desempenha um papel crucial para manter tudo funcionando bem. Assim, cuidar da alimentação e do DHA é como dar um impulso para preservar a saúde do cérebro ao longo dos anos.

A suplementação de fosfatidilserina pode ser indicada também. Mas, para isso, é essencial que um profissional da saúde avalie cada paciente individualmente.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. BERDONCES, Josep Lluís. Fosfatidilserina. Natura Medicatrix, n. 55, p. 28-30, 1999. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4989282. Acesso em 16 ago. 2023.
  2. ALMEIDA, Carlos Alberto Nogueira de. Neuronutrientes e sistema nervoso central. Monografia Científica. Disponível em: https://quintalapsen.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Monografia-Lognis-digital.pdf. Acesso em 16 ago. 2023.
  3. NATACCI, Lara Cristiane. Associação entre consumo de ácidos graxos ômega 3 e transtorno de ansiedade: análise transversal do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). 2018. 142 f. Tese (Coutorado em Ciências) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-23102018-101131/publico/LaraCristianeNatacci.pdf. Acesso em 16 ago. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Hábitos que te deixam mais feliz

Felicidade e saúde andam juntas – dizem os pesquisadores, que após estudos descobriram que pessoas felizes adoecem menos e são mais produtivas. “Uma boa nutrição

Yoga: comece a praticar agora mesmo e sinta os benefícios!

Atualmente existem vários tipos de yoga. A prática evoluiu para se tornar uma das ferramentas de saúde complementares e alternativas mais utilizadas no mundo.

Entre seus benefícios estão: diminuição do estresse e ansiedade, melhora do equilíbrio e da flexibilidade, melhora qualidade de sono e muitas outras.

Mas antes de falarmos sobre os tipos de yoga e seus benefícios, vamos saber mais sobre o assunto!