A função da cúrcuma na prática esportiva e seus benefícios

Share on facebook
Share on twitter
cúrcuma e esporte

Atletas que praticam esportes de alto rendimento sabem que o cuidado deve ser redobrado para prevenir lesões e inflamações nos músculos. Portanto, é fundamental que os esportistas sempre busquem melhorias para a sua capacidade de recuperação. E uma das formas de conseguir esse feito é por meio da alimentação.

Por isso, nesta publicação, falaremos sobre a cúrcuma. Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta de cor amarela que pode beneficiar a nossa saúde de diversas formas devido às suas propriedades medicinais. (1) Continue a leitura para descobrir as vantagens da ingestão de cúrcuma na prática esportiva!

Cúrcuma ou curcumina? Os dois.

Há milhares de anos, a população do sudeste asiático já compreendia a importância da associação de fitoterápicos a uma dieta equilibrada. Desde essa época, a cúrcuma tem sido utilizada como corante, especiaria ou com finalidades medicinais. No entanto, suas propriedades fisiológicas ganharam estudos científicos apenas em meados do século XX. (2,3)

A curcumina é o principal composto ativo da cúrcuma, trata-se de um polifenol natural de baixo peso molecular. (4,5) Nos últimos anos, os benefícios da curcumina vêm sendo extensivamente investigados em razão de suas inúmeras atividades farmacológicas, incluindo ação antioxidante, antifúngica, anti-inflamatória, antimalárica, antitumoral, antiviral, cicatrizante, hipoglicemiante, neuroprotetora, imunomoduladora, entre outros. (5)

curcuma e esporte

O que os exercícios físicos intensos podem causar no seu corpo?

Os profissionais da saúde sempre reforçam que ter um estilo de vida saudável e praticar exercícios físicos regularmente promove muitos benefícios ao organismo, com destaque para a prevenção de doenças crônicas e o menor risco de morte por todas as causas. (5)

No entanto, o treinamento físico exaustivo, com alta intensidade, longa duração ou pouco tempo para descansar pode influenciar na função imunológica, saúde e até mesmo prejudicar o desempenho físico. Isso porque os exercícios físicos muito intensos e/ou prolongados podem aumentar o estresse oxidativo, dores musculares tardias e respostas inflamatórias. (5) Para saber mais sobre como o corpo reage quando praticamos exercícios físicos, confira este conteúdo que já publicamos no blog.

Em função dessa reação complicada, os antioxidantes vêm sendo indicados para melhora do desempenho e aumento do rendimento durante o exercício. E se você chegou até aqui na leitura, já sabe quem apresenta um alto poder antioxidante: isso mesmo, a curcumina! (5)

curcuma e esporte

Como a cúrcuma age na melhora do seu desempenho físico

Quando nos exercitamos, os músculos contraem. Durante essa movimentação, há um aumento na produção de espécies reativas ao oxigênio (ERO). Esse processo é fundamental para a adaptação das fibras musculares, tanto no exercício aeróbico quanto no anaeróbico. (2,5)

Mas atenção: caso a produção de espécies reativas seja maior que a capacidade antioxidante de neutralizá-las, ocorre um aumento do dano muscular, do estresse oxidativo, da inflamação e do tempo de recuperação. Consequentemente, esse acréscimo expressivo dos estados oxidativos e inflamatórios provocam disfunção contrátil, resultando em fraqueza, fadiga, dores e lesões musculares. (2,5)

Para evitar esse problema e melhorar o desempenho nas atividades físicas, é preciso aumentar a ação antioxidante do organismo para reduzir o estado oxidativo e o dano muscular causado. É justamente nesse momento que a cúrcuma entra. Recentemente, cientistas começaram a explorar o potencial da curcumina no meio esportivo devido à sua função antioxidante e anti-inflamatória. (5)

Uma revisão de 346 estudos realizada por acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) concluiu que a cúrcuma pode não só ajudar a melhorar a recuperação muscular como também aumentar o desempenho geral dos exercícios em atletas e praticantes. Além disso, os pesquisadores também descobriram que a cúrcuma pode melhorar a função gastrointestinal, respostas psicológicas e fisiológicas (térmicas e cardiovasculares). (1,4,5)

As moléculas que compõem a cúrcuma apresentam, ainda, grupos fenólicos que atuam nas respostas inflamatórias, ativando células do sistema imune. Tanto que ela vem sendo estudada para inúmeras doenças, como inflamações crônicas, doença de Parkinson, Alzheimer, câncer, diabetes, obesidade, artrite, bronquite, esclerose cerebral, entre outras.(2)

Então, pegue uma caneta e anote 7 benefícios da cúrcuma para a prática esportiva, listados abaixo:

  1. Melhorar a recuperação muscular;
  2. Aumentar o desempenho geral do exercício;
  3. Reduzir a inflamação;
  4. Minimizar o estresse oxidativo;
  5. Amenizar a dor e dano muscular;
  6. Melhorar a função gastrointestinal;
  7. No campo psicológico, reduzir o estresse durante o exercí

Como vimos, a cúrcuma é uma planta milenar que recebe cada vez mais destaque na comunidade científica por conta de suas propriedades benéficas para o organismo. Com os estudos, pesquisadores descobriram que a cúrcuma pode ser utilizada para auxiliar as pessoas que realizam práticas esportivas a melhorarem seu desempenho físico ao ajudar a reduzir inflamações, dores e lesões. Suas atividades antioxidantes e anti-inflamatórias são as principais responsáveis por esse feito.

Sendo assim, se você é uma pessoa que pratica exercícios físicos regularmente e quer se sentir ainda mais seguro e saudável durante as atividades, não deixe de conhecer todos os benefícios da cúrcuma. Mas lembre-se: a consulta com um profissional da saúde é indicada antes de incluir qualquer alimento ou nutriente na dieta. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. Pesquisa da UFV sobre benefícios da cúrcuma para atividades físicas é destaque em revistas internacionais. 2020. Disponível em: <​​https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=32509&link=corpo>. Acesso em 25 nov. 2022.
  2. COSTA, Rafael Carvalho da; HOEFEL, Ana Lú Suplementação de curcumina, como reparador de dano muscular induzido pelo exercício. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. v. 13, n. 82, p. 998 – 1008, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1503/1141>. Acesso em 25 nov. 2022.
  3. PINTO, Camila Lemos. Um suplemento esportivo promissor na melhora do desempenho físico de atletas – Curcuma Longa L. (açafrão). UFG – Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <https://ppgnut.fanut.ufg.br/n/63973-um-suplemento-esportivo-promissor-na-melhora-do-desempenho-fisico-de-atletas-curcuma-longa-l-acafrao>. Acesso em 25 nov. 2022.
  4. MILLARD, Elizabeth. Yep, Turmeric Can Benefit Your Running Performance and Muscle Recovery. Runner’s World, 2020. Disponível em: <https://www.runnersworld.com/news/a32363164/turmeric-benefits-performance-boost-meta-analysis/>. Acesso em 25 nov. 2022.
  5. FARIA, Flávia Rasmussen. Efeito da suplementação crônica de Curcuma Longa L. sobre marcadores de inflamação e dano muscular após uma meia maratona. 108 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Saúde) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6043/5/Dissertação%20-%20Flávia%20Rasmussen%20Faria%20-%202016.pdf>. Acesso em 25 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

A meditação pode mesmo ajudar contra depressão e ansiedade?

No mundo de hoje parece que nunca sobra tempo para nada. Estamos sempre correndo para dar conta dos compromissos e parece que quanto mais resolvemos coisas, mais tarefas aparecem. Basta conversar com alguém por alguns minutos para ouvir a frase: “nossa, minha vida está uma correria”, não é assim? Além disso, com a internet, estar conectado e responder todas as mensagens imediatamente é quase uma obrigação.

Infelizmente esse estilo de vida acelerado pode…