Maca Peruana e disposição: qual a relação?

Share on facebook
Share on twitter
maca peruana

Com a vida cada vez mais agitada, precisamos de disposição para realizarmos tudo o que propomos a fazer. Mas é aí que tá: nem sempre temos aquele ânimo para cumprir as metas na rotina, mas os compromissos e responsabilidades não tiram férias. Então, buscamos certas alternativas que podem envolver a alimentação, suplementos e outras atividades, para driblar o desânimo e seguir com os afazeres do dia a dia.

Nessa circunstância, a Lepidium meyenii, batizada de maca peruana, começa a receber holofotes. Já abordamos os benefícios da maca peruana na fertilidade e libido, mas agora chegou a vez de falarmos sobre a sua influência no aumento da disposição. Sendo assim, no conteúdo de hoje, a pauta será sobre essa planta valiosa utilizada há mais de 2 mil anos. (1,2,3)

O que é a maca peruana?

A maca é a raiz de uma planta peruana, nativa da região andina, desenvolvida em condições extremas com altitudes entre 2800 e 5000 metros. Sua história começou antes mesmo do surgimento do Império Inca, utilizada para tratar disfunção erétil, alterações de humor e hormonais, estimular a hipertrofia muscular e até mesmo melhorar a fertilidade.(2,3,4)

Considerada um alimento de alto valor nutricional, a maca possui carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Por essa razão, ela é comumente utilizada na alimentação suplementar devido suas propriedades medicinais e nutritivas. (1)

Boa parte das virtudes da raiz são motivadas pela dificuldade que ela enfrenta para se desenvolver. Afinal, crescer em altitudes elevadíssimas e encarar o frio das montanhas não deve ser nada fácil. (2)

Uma curiosidade é que a planta só pode ser processada no Peru, então ela chega por aqui em forma de farinha e cápsulas. Isso reforça a importância da maca peruana para a cultura do povo andino, que orgulhosamente cultiva esse tesouro que ultrapassa as fronteiras do país. Inclusive, ela pode ser encontrada em aproximadamente 13 tipos de variações, mas principalmente na coloração vermelha, amarela e preta. (2,5)

maca peruana

Quais os benefícios da maca peruana?

Dentre as vantagens da maca para o corpo humano, podemos destacar o seu poder de aumentar a libido e a fertilidade. Uma lenda conta que, com a finalidade de garantir energia extra ao seu exército, um imperador resolveu incluir a raíz na dieta dos soldados. A estratégia deu certo, mas logo começou a desandar, pois despertou na tropa um desejo sexual fora de controle. Por isso, muitos chamam a maca peruana de “Viagra dos Incas”. (2)

Com a popularidade crescente, descobriu-se que, nos homens, a maca pode proteger contra fatores nocivos à fertilidade e, nas mulheres, aumentar as chances de engatar uma gravidez. (2)

Um outro ponto é a influência da planta na função hormonal, pois a raíz pode ajudar no equilíbrio entre hormônios importantes, como testosterona, estrogênio e progesterona. Estudos também verificaram que sintomas de depressão e ansiedade foram reduzidos. (2)

A seguir, listamos outros benefícios da Maca Peruana para a nossa saúde:

  • Ação antioxidante: dificultando a formação de radicais livres, que contribuem para o desenvolvimento de diversos problemas, como doenças cardíacas, Alzheimer e até câncer; (2)
  • Atuação no Sistema Nervoso Central: fornecendo efeitos analgésicos, anti-inflamatórios ou neuroprotetores, modulando a liberação de neurotransmissores; (1)
  • Estimular o Sistema Imunológico: contendo compostos que reduzem a inflamação e o envelhecimento, ao favorecer os mecanismos anti-inflamatórios, com reparo dos tecidos e resolução da inflamaçã (4)
  • Mais benefícios: melhorar a fertilidade e comportamento sexual, ter ação na osteoporose, na menopausa, no metabolismo, apresentar atividade analgésica, hepatoprotetora e antitumoral. (4)

maca peruana

Maca Peruana e disposição

Já listamos os benefícios gerais da maca peruana, mas agora vamos destacar o seu efeito na melhora da nossa disposição. Afinal de contas, é por esse motivo que você está aqui, certo?

Na composição da maca peruana, podemos contar com os polissacarídeos. Esse grupo de carboidratos são os responsáveis pelo efeito anti-fadiga que a raiz proporciona, estando intimamente relacionado ao efeito antioxidante em decorrência da diminuição de danos oxidativos. (1,4)

Em uma pesquisa realizada com praticantes de atividades físicas, entre 18 e 40 anos, divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo que o primeiro recebeu cápsulas placebo e o segundo, cápsulas com maca peruana e Tribulus terrestris, foi relatado que todos os integrantes do segundo grupo tiveram uma melhora no desempenho físico mostrando que as vitaminas, minerais e aminoácidos da maca podem contribuir para o efeito anti-fadiga. (3)

Citamos anteriormente que a maca peruana exerce uma atividade em mulheres, principalmente as que estão na menopausa. Um estudo avaliou que o uso da maca no tratamento dessa condição pode ajudar a reduzir as ondas de calor e sudorese noturna, assim como sintomas de ansiedade, depressão e irritabilidade. Desse modo, os pesquisadores sugeriram que a melhora dos sintomas está relacionada à ação anti-fadiga da maca, o que pode ser consequência do progresso na saúde mental observado no resultado final. (4)

Concluindo, a maca peruana é uma raiz que pode trazer muitos benefícios ao nosso organismo, principalmente quando falamos em mais disposição, energia e menos fadiga ao longo do dia.

Para consumir a planta processada, a dica é adicioná-la em bolos e afins para melhorar o aporte nutricional das receitas. Uma outra sugestão deliciosa é incluir em bebidas, como sucos, vitaminas e smoothies, em cremes ou consumi-la por meio de cápsulas de suplemento.

Fontes:
  1. TEIXEIRA, Jobson Josimar Marques et al. Aplicações Terapêuticas da Lepidium meyenii (Maca) e seus compostos químicos: Uma Revisão Sistemática. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 10, p. 75883-75903, Curitiba, 2020. Disponível em: < ​​https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/17886/14486>. Acesso em 26 jul. 2022.
  2. FEIX, Giovana. Maca peruana: quais os benefícios e como usar. Veja Saúde, 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/maca-peruana-quais-os-beneficios-e-como-usar/>. Acesso em 26 jul. 2022.
  3. PASSOS, Thaís Couto dos et al. Fitormônios Esteroidais: Uma Revisão. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 10, n. 1, p. 1-14, Canoas, 2022.
  4. ALVES, Andressa Caroline. Maca peruana (Lepidium meyenii walp): panorama atual. 2019. 35 f. Dissertação (Graduação em Farmácioa-Bioquímica) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/directbitstream/174e0e0d-fb8a-4c8a-8735-9efdc684d60c/3049994.pdf. Acesso em 26 jul. 2022.
  5. LIMA, Bruna Evangelista et al. Efeitos da maca peruana (Lepidium meyenii) no diabetes mellitus tipo 2. In: Conexão UNIFAMETRO 2019: diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis – XV Semana Acadêmica, Fortaleza, 2019. Anais eletrônicos… Fortaleza, 2019. Disponível em: <https://doity.com.br/media/doity/submissoes/5da4d018-3328-4021-9f5b-0ae543cda1d7-maca-pdfpdf.pdf. Acesso em 26 jul. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saiba como melhorar seu sistema imunológico

Sabe aquelas coisas que a gente só percebe quando faltam? Assim é com nosso sistema imunológico! Quando ele está funcionando bem a gente nem nota, mas basta cair nossa imunidade que aparecem doenças como alergia, asma, gripe, herpes, entre outras.

Acontece por que estamos continuamente expostos a organismos que são inalados, engolidos ou que habitam nosso corpo e quando o sistema imunológico está funcionando corretamente ele nos protege dessas doenças.