O impacto da arte na saúde

Share on facebook
Share on twitter

Fonte: mdemulher.abril.com.br

O Conselho de Artes da Inglaterra lançou faz pouco tempo um documento enumerando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade como um todo. E um capítulo que recebeu muito destaque é justamente o voltado ao bem-estar. Segundo o artigo, pessoas que comparecem a pelo menos um evento artístico por ano têm uma chance quase 60% maior de afirmar que são saudáveis em comparação com quem não frequenta museus, teatros, concertos… “O simples ato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações”, explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo. “E se, além de observar pinturas, você desenhar, provavelmente esses efeitos serão ainda mais intensos”, afirma.

6 benefícios de se aproximar das artes

1. Educação
Aulas de música, fotografia e afins facilitam o aprendizado de matemática e outras disciplinas.

2. Civilidade
Jovens que participam com frequência de práticas culturais são duas vezes mais propensos a realizar trabalhos voluntários.

3. Saúde emocional
dança seria capaz de aliviar sintomas de depressão e ansiedade e o sentimento de solidão. Além disso, os ritmos musicais estimulam a criatividade e a integração social.

4. Foco
Cantar em um coral estimula, entre outras coisas, habilidades cognitivas como a concentração e a memória.

5. Perda de peso
Participar de aulas de dança regularmente é uma ótima maneira de eliminar os quilos extras.

6. Condicionamento físico
Quem mexe o esqueleto ao som de uma música também aumenta a flexibilidade, a força e o equilíbrio.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

3 dicas essenciais para gestantes

Com a agitação do dia-a-dia, náuseas constantes e indisponibilidade de fontes nutricionais, uma boa alternativa para a gestante é a suplementação.
Você sabia que a alimentação inadequada da gestante pode limitar a disponibilidade dos nutrientes necessários ao adequado crescimento fetal?

Ômega 3: um ótimo aliado contra o Lúpus

Trazemos aqui uma ótima notícia para quem sofre de Lúpus, uma doença autoimune e que por enquanto não tem cura. O Ômega 3 pode ser um grande aliado!
Quem convive com o Lúpus sabe o quanto é dolorido. O Lúpus Eritematoso Sistêmico, é uma doença inflamatória que pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo, mais frequentemente a pele, as articulações, os rins, pulmões e o sistema nervoso.