O que é pré-diabetes?

Share on facebook
Share on twitter

Às vezes, a correria do dia a dia nos faz deixar de lado alguns cuidados essenciais. E é aí que a tal da “pré-diabetes” entra em cena, muitas vezes sem dar sinais claros.

Mas afinal, o que é esse termo que anda rondando as conversas sobre saúde? É o que você vai descobrir neste texto.

Na pré-diabetes, a glicose é alta, mas não atinge o limite para diabetes 

Quando a glicose no sangue está um pouco acima do normal, pode indicar um estágio intermediário que pode aumentar o risco de ter diabetes e problemas no coração. Aproximadamente de 5 a 10% das pessoas nessa fase acabam desenvolvendo diabetes a cada ano. (1)

No entanto, essa situação pode ser controlada com mudanças no estilo de vida, como uma alimentação saudável, manutenção ou perda de peso e exercícios físicos regulares. (1)

Se detectada cedo, essa fase pode ser um alerta para identificar pessoas em alto risco, permitindo a implementação de estratégias preventivas mais rigorosas e proporcionando oportunidades para um controle adequado. (1)

A Associação Americana de Diabetes chama esse estágio de ‘pré-diabetes’ e recomenda a verificação em pessoas sem sintomas, mas com fatores de risco, como obesidade, pressão alta e colesterol alto. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde prefere usar o termo ‘hiperglicemia intermediária’ em vez de ‘pré-diabetes’. (1)

Para identificar a pré-diabetes, alguns critérios são considerados. A presença de um ou mais destes fatores, analisados por meio de exames de sangue, o diagnóstico pode ser confirmado: (2)

  • Glicose em jejum entre 100 e 125 mg/dl; (2)
  • Glicose no teste oral de tolerância (2 horas após 75g) entre 140 e 199mg/dl; (2)
  • Hemoglobina A1C entre 5,7% e 6,4%. (2)

Pessoas com pré-diabetes, muitas vezes, têm outras condições de saúde, como obesidade, pressão alta, e níveis elevados de gordura no sangue, o que aumenta o risco de problemas no coração. Por isso, é importante ficar atento para identificar e tratar esses fatores de risco, incluindo questões como o tabagismo. (2) 

Adotar um estilo de vida saudável é crucial para quem tem pré-diabetes

Grandes estudos realizados em diferentes partes do mundo demonstram  que fazer mudanças no estilo de vida pode diminuir o risco de desenvolver diabetes. (2)

Um desses estudos, o Finnish Diabetes Prevention Study, envolveu pessoas com sobrepeso ou obesidade e pré-diabetes. Eles adotaram uma abordagem que visava reduzir pelo menos 5% do peso, praticar atividade física moderada por pelo menos 150 minutos por semana, reduzir a ingestão de gorduras e aumentar o consumo de fibras. (2)

Após três anos, o grupo que seguiu essas mudanças teve uma redução de 58% no risco de desenvolver diabetes em comparação com o grupo que não fez essas alterações. (2)

Outro estudo, o Diabetes Prevention Program (DPP), mostrou que a diminuição na incidência de diabetes ao incentivar uma dieta saudável e a prática de atividades físicas foi maior do que o alcançado com o uso de metformina. (2) 

Qual é a importância da alimentação na fase de pré-diabetes?

Cuidar da alimentação é uma parte importante no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), sendo crucial para controlar os níveis de açúcar no sangue. (3)

Mesmo que a pessoa tenha sido diagnosticada há pouco tempo ou já conviva com o diabetes há mais tempo, a orientação alimentar é essencial em todas as fases do tratamento. (3)

A terapia nutricional não apenas pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2 em pré-diabéticos, mas também pode evitar complicações através de um bom controle glicêmico. (3)

Ela é importante para alcançar esse controle e indispensável para o sucesso dos medicamentos, abordando mudanças no estilo de vida, educação alimentar e controle de peso com uma alimentação saudável. (3)

Sendo assim, a orientação nutricional para o DM2 deve se basear em uma dieta variada e equilibrada, visando atender às necessidades nutricionais, controlar o açúcar no sangue, manter um peso saudável e prevenir complicações associadas à doença. (3)

Agir cedo para viver melhor

Concluindo, a fase de pré-diabetes é um momento crítico em que os níveis de glicose estão um pouco elevados, mas ainda não atingiram o ponto de ser diagnosticado como diabetes.

Essa etapa é uma ótima oportunidade para fazer mudanças no estilo de vida, como comer de forma saudável, controlar ou perder peso e se exercitar regularmente, tudo para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Além disso, receber orientação sobre a alimentação é crucial para controlar o açúcar no sangue e prevenir complicações. A pré-diabetes é uma condição em que agir cedo pode fazer toda a diferença para uma vida mais saudável.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas.

Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. ISER, Betine P. Moehlecke et. al. Prevalência de pré-diabetes e hiperglicemia intermediária em adultos e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde. Ciênc. Saúde Colet., v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://scielosp.org/article/csc/2021.v26n2/531-540/. Acesso em 26 jan. 2024.
  2. BRASIL. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Como fazer o diagnóstico de pré-diabetes? E como abordar essa condição? Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/como-fazer-o-diagnostico-de-pre-diabetes-e-como-abordar-essa-condicao/. Acesso em 26 jan. 2024.
  3. Ramos, Silvia et. al. Terapia Nutricional no Pré-Diabetes e no Diabetes Mellitus Tipo 2. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2023. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/terapia-nutricional-no-pre-diabetes-e-no-diabetes-mellitus-tipo-2/#ftoc-introducao. Acesso em 26 jan. 2024.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM