Anemia: causas, sintomas e tratamento

Share on facebook
Share on twitter
anemia

Sabia que um dos motivos para sentir excesso de cansaço e falta de energia pode ser a anemia? Ela é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de 2 bilhões de pessoas no planeta. (1)

Neste texto, vamos falar sobre os sintomas, causas e tratamentos da anemia, além de algumas medidas para prevenir essa condição. Continue a leitura!

O que é anemia e quais são os sintomas?

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia ocorre quando o nível de hemoglobina (proteína que confere a cor avermelhada ao sangue e transporta oxigênio dos pulmões aos tecidos) no sangue está abaixo do normal devido à falta de um ou mais nutrientes essenciais. (2,3)

Os valores considerados normais para a concentração de hemoglobina no sangue são de 13g/dL para homens, 12g/dL para mulheres e 11g/dL para gestantes e crianças com idade entre seis meses e seis anos. (2,3)

Os sintomas mais comuns da anemia incluem queda na pressão arterial devido à diminuição do volume sanguíneo total, resultando em tontura e, às vezes, desmaio, além de taquicardia e palpitações. (3)

Outros sintomas da anemia podem incluir sudorese, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada, diminuição na função mental, perda de apetite, palidez da pele, dos olhos e das gengivas, diminuição da disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem em crianças e apatia. (3)

anemia

A principal causa de anemia: deficiência de ferro

Existem várias causas para a anemia, que estão relacionadas às diferentes fases da vida dos glóbulos vermelhos. Cada uma dessas causas apresenta um mecanismo, diagnóstico e tratamento distintos. No entanto, a deficiência de ferro é uma das causas mais comuns de anemia, também conhecida como anemia ferropriva. Acredita-se que cerca de 90% dos casos de anemia sejam motivados pela falta de ferro. (3,4)

A anemia ferropriva é causada pela falta de equilíbrio entre a absorção e as necessidades orgânicas de ferro, que pode ser resultado da baixa ingestão de alimentos ricos em ferro ou alimentos que facilitem sua absorção. (5)

Essa deficiência pode também ocorrer devido ao consumo excessivo de alimentos que interferem na biodisponibilidade do ferro ou pela perda crônica desse mineral. Além disso, a falta de consumo de alimentos fortificados com ferro e o aumento da necessidade em grupos específicos também podem contribuir para a ocorrência da anemia ferropriva. (5)

Os grupos mais vulneráveis à anemia por deficiência de ferro são aqueles com necessidades elevadas desse mineral. Isso ocorre devido ao rápido aumento do volume plasmático e do crescimento dos tecidos, como em crianças com menos de dois anos e gestantes. (5)

Por que o ferro é tão importante e quais as consequências da anemia ferropriva?

O ferro é um mineral essencial para o organismo, pois desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do corpo, especialmente durante a infância e a gestação. Ele também é fundamental para a manutenção do equilíbrio das funções do organismo e ajuda a melhorar a capacidade física e mental, o que, por sua vez, contribui para a aprendizagem e a produtividade. (5)

Desse modo, as consequências da anemia por deficiência de ferro incluem: (6)

  • Comprometimento da capacidade motora e do crescimento cerebral;
  • Alterações na imunidade;
  • Resposta alterada ao estresse metabólico;
  • Alterações no desenvolvimento audiovisual;
  • Efeitos deletérios no desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais e linguagem;
  • Alterações no paladar e apetite.

É importante lembrar que nem todas as causas de anemia estão relacionadas à alimentação. Algumas condições podem ser provocadas por doenças da medula óssea que afetam a produção de glóbulos vermelhos, como leucemias e linfomas, ou por doenças que comprometem a proliferação e maturação dessas células, como a insuficiência renal, entre outras causas. (5)

ferro

Tratamento e prevenção de anemia

O tratamento e monitoramento dos pacientes com anemia varia de acordo com o diagnóstico individual de cada caso. No entanto, como a anemia ferropriva é a mais prevalente em nosso meio, o tratamento geralmente envolve três etapas: a identificação da causa da deficiência de ferro, a correção desses fatores e a reposição do ferro até que haja normalização da massa de glóbulos vermelhos. (5)

Para prevenir a anemia causada por deficiência de nutrientes essenciais para a produção de glóbulos vermelhos, é preciso investir em uma alimentação bem variada, rica em alimentos que possuam ferro ou que sejam enriquecidos com ele. Por isso, inclua no seu cardápio: (3)

  • As melhores fontes naturais de ferro: fígado e carne vermelha de qualquer animal;
  • Alimentos de origem vegetal: leguminosas (feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e ervilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, e hortaliças verde escuras (couve, agrião, taioba, salsa);
  • Alimentos com alto teor de Vitamina C pois eles ajudam na absorção de ferro, como: acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho e tomate na mesma refeiçã

Se você chegou até aqui na leitura, já sabe que a anemia é um problema de saúde pública que pode afetar diversas pessoas, principalmente aquelas que possuem alimentação inadequada, gestantes e crianças. É importante lembrar que há diversos tipos de anemia, com causas e tratamentos específicos. Por isso, é fundamental buscar um diagnóstico preciso e seguir as recomendações médicas para o tratamento adequado.

Não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada e saudável para manter a saúde em dia. Compartilhe essa publicação em suas redes sociais para que mais pessoas possam obter informações seguras sobre a anemia. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Anemia por deficiência de ferro. Portaria SAS/MS nº 1.247, de 10 de novembro de 2014, p.27-40. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/arquivos/2014/pcdt_anemia_deficienciaferro_2014.pdf>. Acesso em 10 abr. 2023.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca virtual em saúde. Anemia. 2004. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/anemia/#:~:text=Anemia%20%C3%A9%20definida%20pela%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,zinco%2C%20vitamina%20B12%20e%20prote%C3%ADnas>. Acesso em 10 abr. 2023.
  3. GOIÁS. Secretaria do Estado de Saúde. Anemia. 2019. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7559-anemia>. Acesso em 10 abr. 2023.
  4. PAULA, Erich V. de. Anemias. Unicamp. Disponível em: <https://www.hemocentro.unicamp.br/doencas-de-sangue/anemias/>. Acesso em 10 abr. 2023.
  5. Brasil. Ministério da Saúde. Unicef. Cadernos de Atenção Básica: Carências de Micronutrientes / Ministério da Saúde, Unicef; Bethsáida de Abreu Soares Schmitz. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 60 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad20.pdf
  6. BRASIL. Porta de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Carências Nutricionais: Anemia Ferropriva. 2019. Disponível em https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/carencias-nutricionais-anemia-ferropriva/>. Acesso em 10 abr. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Ômega 3: quanto consumir por dia e em qual concentração?

Vou lhe fazer duas perguntas: Você consome Ômega 3? Se sim, qual a quantidade e como você chegou até ela? Podem parecer perguntas simples, mas as respostas podem fazer toda a diferença para que você consiga os benefícios que o seu corpo precisa através deste suplemento.

Isso porque, para fazer bem à sua saúde, é preciso que esta substância seja ingerida na quantidade e forma corretas, caso contrário você pode não tirar todo o proveito do Ômega 3 para sua saúde.

Os melhores alimentos para começar bem o seu dia

Começar o seu dia com uma boa nutrição te dá muito mais energia para as atividades de sua rotina, sabia? Você se concentra melhor, fica menos estressado e faz escolhas mais saudáveis…

Para um café da manhã realmente poderoso, capaz de te dar todo o ânimo necessário, as proteínas e as gorduras provenientes de frutas, cereais e oleaginosas são sempre uma boa opção, pois mantém você saciado e disposto. Os alimentos ricos em vitaminas B também são excelentes fornecedores de energia!