5 benefícios do ômega-3 para crianças

Share on facebook
Share on twitter
Saude infantil

Você com certeza já ouviu falar sobre os inúmeros benefícios do ômega 3. Mas você sabe quais são as vantagens que esse ômega pode oferecer à saúde das crianças? Este nutriente ajuda em importantes fases da jornada de crescimento e conta muito para a qualidade de vida quando a criança se transformar em adulto.

Por isso, separamos 5 benefícios do ômega 3 para a saúde infantil para você conhecer:

1) Ômega-3 e sistema nervoso da criança

O ômega 3 tem um papel fundamental no desenvolvimento e funcionamento ideal do sistema nervoso central.(1) Desde a formação uterina, o recebimento das doses adequadas de ômega 3 apresenta bons resultados para o sistema nervoso central, mostrando melhorias em diferentes parâmetros da função cognitiva.(2)

2) Ômega 3 e autismo

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por uma condição neurodesenvolvimental que atinge o funcionamento do cérebro, podendo causar desordens de comportamento. A Organização Mundial da Saúde estima que o autismo afete uma em cada 160 crianças mundialmente. As mudanças causadas pelo autismo impactam na realização de atividades, no comportamento social e na memória. (1)

O nutricionista é um dos profissionais que integram uma equipe multidisciplinar no tratamento da melhora dos sintomas comportamentais do autismo e pesquisas científicas indicam que a ingestão adequada do ômega 3 pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Isso porque essa classe de lipídeos é essencial no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso central, como já falamos. O DHA (ácido docosahexaenoico) auxilia na ligação dos neurotransmissores aos receptores, diminuindo quadros de inflamação, inibindo citocinas pró-inflamatórias. Já o EPA (ácido eicosapentaenoico) auxilia na proteção contra o estresse oxidativo, pois aumenta o suprimento de oxigênio e glicose para o cérebro. Além disso, o ômega 3 pode melhorar a estabilização do humor. (1)

Saúde infantil

3) Ômega 3, aprendizado e leitura

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, o ômega 3 pode ajudar no desempenho escolar das crianças, auxiliando na melhora da capacidade de leitura de crianças com dificuldades nessa área. Como citamos anteriormente, esse tipo de ácido graxo influencia diretamente no desenvolvimento do sistema nervoso, da retina e do cérebro, por isso, é possível encontrar evidências de que ele contribui para a performance intelectual. (3)

Nesse estudo de Oxford, os pesquisadores reuniram 362 crianças de 7 a 9 anos, saudáveis, que não estavam alcançando bons resultados em testes de leitura e suplementaram elas durante quatro meses com cápsulas de 600mg de ômega 3 diariamente. Todas elas, sem exceção, obtiveram melhora significativa nos testes. (3)

4) Ômega-3 e a saúde dos olhos nas crianças

O ômega 3 desempenha um papel decisivo para o desenvolvimento e o funcionamento dos olhos. Desde a gestação, o ômega 3 enviado pela mãe através da placenta tem uma concentração direta na retina do bebê, o que contribui muito para sua formação. (2)

Segundo pesquisadores do Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina Universidad de Chile, um estudo para determinar os efeitos da ingestão de óleo rico em DHA “a gordura boa do ômega 3” foi realizado em crianças de 6 a 12 meses de idade. Entre os resultados foi observado uma maturação considerável da acuidade visual. Os recém-nascidos receberem papinha de bebê contendo gema de ovo enriquecida com DHA e apresentaram um potencial visual mais maduro que aquelas que não consumiram.(2)

5) Ômega-3 e o sono infantil

É durante a infância que acontece a maior quantidade de conexões cerebrais, por isso o descanso é fundamental para que esse desenvolvimento aconteça da melhor forma. Enquanto dorme, o corpo libera substâncias do crescimento, processa as vivências do dia a dia e transforma tudo em aprendizado.

Recentemente, especialistas da Oxford, na Grã-Bretanha, concluíram que 600 mg diárias de ômega 3 são suficientes para ajudar no sono infantil. Para se ter uma base, essa quantidade é ingerida em cerca de 50 g de sardinha ou 70 g de salmão. Durante dois meses, 362 crianças de sete a nove anos participaram da pesquisa onde parte delas fez uso de um suplemento de 600 mg de ômega 3, enquanto o outro grupo recebeu pílulas de placebo. Os pais foram entrevistados e relataram sintomas como dificuldades para dormir, sono agitado e intervalos da criança acordando no meio da noite. Após a pesquisa, conclui-se que as crianças que receberam o nutriente passaram a dormir cerca de 1 hora a mais, acordar menos durante a noite e pegar no sono em um tempo mais curto.(4)

Como incluir ômega-3 na alimentação das crianças

Como falamos, é importante que a inserção do ômega 3 tenha início já na gestação. Após o nascimento, a mãe continua sendo fonte do nutriente através da amamentação. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é fundamental para o desenvolvimento sadio de uma criança. Os benefícios são inúmeros, mas podemos ressaltar a colaboração para formação do sistema imunológico, diminuição do risco de desenvolvimento de asma, artrite reumatoide, infecções respiratórias, colesterol alto e redução em até 13% da mortalidade até os cinco anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, na fase da introdução alimentar após os seis meses de vida, os pais podem inserir o peixe na alimentação. Especialistas recomendam que o alimento seja inserido aos poucos para observar se a criança terá alguma reação alérgica.(4) Por isso, é sempre fundamental que qualquer alimento novo seja inserido na rotina alimentar da criança com acompanhamento do seu pediatra.

Além dos peixes, o ômega 3 está presente em: (4)

– folhas escuras;

– óleo de linhaça;

– castanhas.

Em casos em que a quantidade necessária não esteja sendo suficiente através dos alimentos, a suplementação do nutriente é indicada. Essa recomendação, dosagem e acompanhamento deve ser feita por um profissional.

Mais uma vez, apresentamos o quão rico é o ômega 3 e como ele pode ser benéfico e nos ajudar a ter mais saúde, desde o ventre materno até a vida adulta. Cuide-se sempre e lembre-se que a prevenção e os cuidados rotineiros são os melhores caminhos para uma vida mais equilibrada saudável.

Fontes:
  1. AZEVEDO, Estela de Oliveira; DIAS, Daniela de A. Medeiros. Efeito do ômega-3 no perfil cognitivo de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura. Rev. Bras. Nutr. Func., v. 45, n. 80, p. 14-22, 2019. Disponível em <https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/81f2c8c5f5e8a6ea9fb8c96c8be170c5.pdf>. Acesso em 14 abr. 2021.
  2. GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. In time: importância dos ômega 3 na nutrição infantil. Rev. Paul. Pediatr., v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/rpp/v35n1/1984-0462-rpp-35-01-00003.pdf>. Acesso em 14 abr. 2021.
  3. MARIANO, Nádia. Ômega 3 melhora capacidade de leitura das crianças. Crescer. Disponível em <https://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI319183-10587,00-OMEGA+MELHORA+CAPACIDADE+DE+LEITURA+DAS+CRIANCAS.html>. Acesso em 14 abr. 2021.
  4. ÔMEGA 3 pode ajudar a melhorar o sono de crianças. Veja, 2014. Disponível em <https://veja.abril.com.br/saude/omega-3-pode-ajudar-a-melhorar-o-sono-de-criancas/>. Acesso em 14 abr. 2021.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM