Termogênicos: o que são e quais os efeitos no corpo?

Share on facebook
Share on twitter
termogenicos

Qual é a sua motivação para praticar atividades físicas? Certamente, você está em busca de mais saúde e disposição para viver os seus dias com leveza, enquanto se mantém em forma e longe do sedentarismo. Não é para menos, considerando a crescente prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil, é muito importante ir à procura de boas estratégias para controlar e prevenir esse problema. (1)

Com isso, a demanda por recursos ergogênicos para melhorar o desempenho físico e esportivo vem aumentando, principalmente em relação aos alimentos termogênicos. (2) Mas, você sabe o que eles são e quais os efeitos no nosso corpo? Você vai descobrir no decorrer desta leitura. Continue por aqui!

O que são e qual a função dos termogênicos?

Substâncias termogênicas são alimentos ou compostos usados a fim de aumentar a termogênese do organismo, ou seja, o gasto energético. Uma outra definição é a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que caracteriza os suplementos termogênicos como produtos projetados para complementar a demanda de energia e melhorar a resistência aeróbica em exercícios físicos de longo prazo. (1,2)

A principal função das substâncias termogênicas em praticantes de atividades físicas é a de acelerar o metabolismo, ocasionando um aumento do gasto de calorias no atleta e auxiliando na perda de peso. Elas agem aumentando a temperatura corporal, causando uma maior queima de calorias e diminuindo o apetite. (2)

Mas, por que é interessante acelerar o metabolismo? O metabolismo é a quantidade de calorias que o seu corpo consome para se manter ativo, já a taxa metabólica corresponde a velocidade que o seu corpo queima calorias. Com o aumento da temperatura corporal, a ação dos termogênicos será acelerada. (2)

O exercício físico que praticamos exige mais consumo de energia do corpo e, quando é aliado com o produto termogênico, a queima de calorias é maior. Pessoas com metabolismo lento têm mais dificuldade no processo de emagrecimento e também em se manterem magras, levando ao acúmulo de gordura no organismo. (2)

Por outro lado, um metabolismo médio e rápido é mais favorável a um emagrecimento rápido. Mas, em todo caso, é possível aumentar a taxa metabólica. (2)

Como os termogênicos agem no organismo?

As substâncias termogênicas possuem recursos ergogênicos, isto é, suplementos alimentares utilizados com a finalidade de melhorar o desempenho físico e esportivo e que podem apresentar na sua composição vários tipos de substratos, como cafeína, efedrina, entre outras, garantindo o aumento do desempenho atlético, oxidação de gordura e melhora da composição corporal. (2)

A ação termogênica consiste em transformar as calorias provenientes da gordura corporal em energia, ou seja, a queima de gordura gera aumento do metabolismo, proporcionando mais energia para o organismo se manter em atividade. Dessa forma, a termogênese é liberada por meio de reações químicas, controlada através do sistema nervoso e que promove a liberação de hormônios. (3,4)

É por isso que a busca de substâncias termogênicas está associada à promessa de melhora no desempenho físico, produção de energia, prevenção de fadiga, e claro, em especial, à perda de gordura corporal. (3,4)

Os benefícios e malefícios dos termogênicos

Um dos benefícios mais relevantes do uso de termogênicos é a contribuição para o desenvolvimento de atividades físicas. Na maioria dos casos, nota-se uma alteração nos parâmetros de composição corporal e taxas metabólicas, com diminuições significativas de peso, IMC e gordura corporal. (2)

Entretanto, o uso indiscriminado de substâncias termogênicas pode ser prejudicial à saúde, acarretando sérios efeitos colaterais, como dor de cabeça, arritmia cardíaca, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Além disso, há relatos de elevação da pressão arterial, delírios, alucinações e até o óbito. Por isso, a busca de uma orientação profissional é imprescindível para colher resultados vantajosos de substâncias termogênicas. (3)

Quais são os alimentos termogênicos naturais?

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que o corpo consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Esses alimentos induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, aumentando a produção de calor e, consequentemente, o gasto de energia e calorias. (5) Seguem alguns exemplos:

  • Pimenta vermelha: contém a substância capsaicina, que eleva em até 20% a atividade metabólica, além de ser pouco caló (6)
  • Chá-verde: na sua composição encontram-se a cafeína e as catequinas que, por estarem presentes em quantidade considerável, auxiliam na queima de gordura acumulada. (6)
  • Gengibre: contém gingerol, uma substância termogênica de difícil digestão, auxiliando na perda de peso. Pode elevar em até 10% a atividade metabó (6)
  • Canela: promove a queima de gordura, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo. (6)
  • Café: a tão famosa cafeína, presente no café, é uma substância termogênica. Mas, para usufruir do benefício, não podemos exagerar na quantidade diária e moderar a quantidade de açúcar que adoça a bebida. (6)

Para concluir, você descobriu que as substâncias termogênicas podem te ajudar a melhorar o desempenho físico durante a prática de atividades físicas por meio de reações químicas, além de saber em quais alimentos encontrá-las. Então, se esse conteúdo foi útil para você ou reacendeu a vontade de se cuidar com mais amor, compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a um conteúdo seguro e de qualidade. Compartilhar saúde é Vital!

Fontes:
  1. MURARO, Caroline Rosa; SALDANHA, Ricardo Pedrozo. Uma revisão de literatura sobre o uso de termogênicos e seus efeitos no organismo. Revista Científica Perspectiva Ciência e Saúde, v. 1, n. 1, p. 85-96, 2016. Disponível em: <http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/12>. Acesso em 13 fev. 2023.
  2. CARVALHO, Isabela Alves; SANTOS, Eduarda Tomasio dos; SANTOS, Jânio Sousa. Uso de termogênicos por praticantes de musculação: uma revisão em torno dos benefícios e malefícios. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, 2022.
  3. MAINARDES, F. G.; TEIXEIRA, L. L. Revisão de literatura sobre o uso dos termogênicos na indústria farmacêutica: principais substâncias termogênicas e seus efeitos no organismo. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFIO, 18, 2019, Ourinhos. Anais eletrônicos… Ourinhos: UNIFIO, 2019. Disponível em: <https://cic.unifio.edu.br/anaisCIC/anais2019/pdf/11.05.pdf>. Acesso em 13 fev. 2023.
  4. SILVA JÚNIOR, Luiz Carlos da; PEREIRA, Erika Aparecida de Azevedo. Efeito de um suplemento termogênico na composição corporal de praticantes de musculação. Disponível em: <http://repositorio.unis.edu.br/bitstream/prefix/886/1/ARTIGO%20TERMOGENICO%20-%20FINAL%20CD%20PDF.pdf>. Acesso em 13 fev. 2023.
  5. CARDOSO, Jéssica et. al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Centro de Ciências da Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <https://cienciadotreinamento.com.br/wp-content/uploads/2017/12/USO-DE-ALIMENTOS-TERMOGÊNICOS-NO-TRATAMENTO-DA-OBESIDADE.pdf>. Acesso em 13 fev. 2023.
  6. FERNANDES, Larissa de Oliveira. Termogênicos Naturais. Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Governo do Estado de São Paulo. 2016. Disponível em: <http://www.codeagro.agricultura.sp.gov.br/cesans/artigo/99/termogenicos-naturais>. Acesso em 13 fev. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de gergelim e linhaça prensados a frio: substâncias naturais que protegem o corpo nas estações mais frias

As estações mais frias chegaram! É hora de tirar o cobertor e os casacos do armário e dar um reforço na saúde e beleza do corpo! A boa notícia é que isso pode ser feito com duas substâncias naturais, os óleos de gergelim e linhaça prensados a frio.

Cada tem propriedades que ajudam a prevenir e combater processos inflamatórios, olhos ressecados, deixar a pele mais hidratada e melhorar a imunidade do corpo.

Vamos explicar mais sobre esses dois óleos naturais que podem fazer a diferença para sua imunidade!