5 hábitos que podem estar prejudicando sua saúde e você nem desconfia

Share on facebook
Share on twitter
habitos

Certos hábitos são tão “nossos” que parecem que nascemos com eles. Eles aparecem em diversas situações diferentes no trabalho, em casa, com os amigos ou em família. Inclusive, alguns já estão tão enraizados no nosso estilo de vida que, muitas vezes, nem paramos para pensar nas consequências que eles podem trazer para nossa saúde.

Pense no seguinte: às vezes, você pode estar lidando com algum problema físico ou emocional e não consegue identificar a possível origem dele. Recorre a todos os métodos que encontrou para lidar com isso, mas esquece de observar os pequenos detalhes. Será que aquele hábito tão comum na sua rotina pode estar relacionado a essa situação?

Por isso, na publicação de hoje, vamos falar sobre 5 hábitos que podem estar prejudicando a sua saúde, sem que você sequer desconfie disso. Continue a leitura!

1 – Ser descuidado com os alimentos na cozinha

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo revelou que boa parte dos brasileiros cometem imprudências na hora de preparar as refeições. Os erros vão da higiene ao tempo do fogão. (1)

É preciso estar mais atento às práticas de higienização, manipulação e armazenamento da comida. Diversos micro-organismos aproveitam de descuidos na cozinha para se multiplicarem. Em alguns casos, chegam a levar as pessoas ao hospital. (2)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 600 milhões de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos, as DTAs, no mundo por ano. Os principais responsáveis pelas DTAs são os vírus, fungos, vermes e, principalmente, bactérias. (2) A seguir, listamos os principais descuidos na cozinha:

  • Não higienizar frutas e verduras corretamente; (2)
  • Consumir ovo cru ou mal cozido; (2)
  • Descongelar fora da geladeira; (2)
  • Lavar carne, frango e peixe na pia; (2)
  • Não notar sinais de estrago nos alimentos; (2)
  • Não respeitar o tempo ou prazo de validade; (2)
  • Congelar o que já foi descongelado. (2)

2 – Não reconhecer a importância de regular o sono

Talvez você não se surpreenda com essa afirmação, mas a modernidade fez com que as pessoas passassem a dormir menos. Querendo ou não, a vida contemporânea favorece o estado de alerta do corpo 24h por dia. Antigamente, o sol nascia e bloqueava a melatonina, o hormônio do sono. Hoje, com a iluminação artificial, tudo mudou. (3)

Quem é que nunca ficou até tarde da noite se distraindo com o celular? Às vezes, você só acessa uma mensagem, mas acaba passando horas navegando na rede social. E ainda há quem pense que dormir é perda de tempo. A conectividade em excesso pode resultar em insônia – um problema que afeta cerca de 40% dos brasileiros – e outros tipos de distúrbios do sono. (3,5)

As manifestações começam com alterações do humor, da memória e das capacidades cognitivas, como o aprendizado. Os sintomas também incluem irritação, dor de cabeça e falta de tolerância. (5) As consequência de dormir pouco ou mal podem ser:

  • Aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas; (3)
  • Obesidade; (4)
  • Hipertensão; (4)
  • Diabetes; (4)
  • Menos imunidade; (4)
  • Transtornos mentais. (4)

habitos

3 – Seguir uma dieta muito restrita

Perder peso está na mira de boa parte da população. Não há nada de errado nisso, desde que os meios para chegar a esse fim sejam seguros. Existe uma infinidade de dietas que propõe a perda de peso de maneira rápida e fácil. Definitivamente, as medidas até podem reduzir o peso, mas isso ocorre à custa de processos metabólicos não saudáveis e não sustentáveis no longo prazo. (6)

É preciso esclarecer uma coisa: perder peso é diferente de emagrecer. Quando você perde peso, ocorre uma redução dos números na balança: a gordura dá no pé, mas também (ou até mais) os músculos e a água resolvem ir embora. Agora, o emagrecimento em si é a redução da gordura corporal, algo que comprovadamente faz bem à saúde. (6)

Ao seguir uma dieta restritiva, você pode correr alguns riscos, como:

  • Fraqueza, queda de cabelo, dor de cabeça e unhas fracas; (6)
  • Deficiências nutricionais; (6)
  • Perda de massa muscular; (6)
  • Efeito sanfona; (6)
  • Transtornos alimentares. (6)

4 – Coçar os olhos

Esse hábito parece inofensivo, mas pode causar graves problemas à visão. Ao coçar os olhos, você corre o risco de levar vírus e bactérias para essa região. A ação pode fragilizar a córnea e gerar mudanças na refração (aumento do grau) devido ao trauma mecânico. Também há o risco de desenvolver ceratocone, um problema que pode comprometer a visão. (7)

Ainda sobre a saúde ocular, um dos erros é não ter o hábito de realizar exames de rotina anualmente. Poucas pessoas também se preocupam com a qualidade do óculos de sol ou até mesmo nem os usam. Para diminuir os riscos, é preciso que o acessório apresente 100% de filtro contra os raios UV-A e UV-B para proteger os olhos. (7)

Gostou da nova armação do óculos de grau do seu amigo? Ótimo, deixe que ele continue usando. Não utilize os óculos de outra pessoa ou de grau diferente do indicado. Também não se esqueça de lavar os olhos diariamente e de sempre procurar um oftalmologista assim que perceber algum sintoma incomum na visão. (7)

habitos

5 – Deixar de cuidar de você

A sua vida está ligada no automático. Talvez, com a correria do dia a dia, você tenha tempo para tudo, menos para si. E aí começa o descaso com coisas simples, como:

  • Não alinhar a postura; (8)
  • Não dar importância à saúde bucal; (8)
  • Deixar de se expor no sol para coletar vitamina D; (8)
  • Consumir somente comidas industrializadas; (8)
  • Deixar de tomar um bom café da manhã; (9)
  • Ficar o tempo todo sentado; (9)
  • Não se desligar do trabalho nos momentos de descanso. (9)

Agora que você descobriu alguns hábitos que podem estar prejudicando a sua saúde, chegou a hora de começar a tomar atitudes diferentes. É simples: começar a ser mais cuidadoso na hora de manusear os alimentos na cozinha; não negligenciar as horas de sono; buscar orientação profissional quando o assunto é nutrição; se policiar para não coçar os olhos; e, claro, começar a olhar para si mesmo com mais amor. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. SPONCHIATO, Diogo. Repense seus hábitos na cozinha (uma reflexão em 12 ditados). Veja Saúde, 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/repense-seus-habitos-na-cozinha-uma-reflexao-em-12-ditados/>. Acesso em 21 out. 2022.
  2. PEREIRA, Regina Célia. 22 erros na cozinha que afetam a sua saúde. Veja Saúde, 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/22-erros-na-cozinha/>. Acesso em 21 out. 2022.
  3. PERES, Ana Cláudia. Dormir bem é fundamental para a saúde, alertam especialistas. FIOCRUZ, 2016. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/dormir-bem-e-fundamental-para-saude-alertam-especialistas>. Acesso em 21 out. 2022.
  4. PFIZER. Dormir bem: a importância de uma boa noite de sono. Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dormir-bem-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono>. Acesso em 21 out. 2022.
  5. BRASIL. Ministério da Saúde. Dicas em Saúde. Distúrbios do sono. 2012. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/256_disturbios_sono.html#>. Acesso em 21 out. 2022.
  6. WAITZBERG, Dan; LOPES, Natália. Os cinco perigos das dietas restritivas para emagrecer. Veja Saúde, 2021. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-cinco-perigos-das-dietas-restritivas-para-emagrecer/>. Acesso em 21 out. 2022.
  7. UNIMED JOÃO PESSOA. Entenda como hábitos aparentemente inofensivos podem prejudicar a saúde da visão. 2021. Disponível em: <https://www.unimedjp.com.br/noticia/entenda-como-habitos-aparentemente-inofensivos-podem-prejudicar-a-saude-da-visao/11184>. Acesso em 21 out. 2022.
  8. UNIMED ANDRADINA. 07 hábitos que prejudicam a sua saúde e você não sabe. 2021. Disponível em: <https://www.unimedandradina.coop.br/noticia/07-habitos-que-prejudicam-a-sua-saude-e-voce-nao-sabe>. Acesso em 21 out. 2022.
  9. HOLMES, Lindsay. 12 hábitos no trabalho que prejudicam sua saúde sem perceber. Exame, 2015. Disponível em: <https://exame.com/casual/12-habitos-no-trabalho-que-prejudicam-sua-saude-sem-perceber/>. Acesso em 21 out. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça seis benefícios do parto natural

Você nasceu de parto natural ou cesárea?
Se você é brasileiro, é bem provável que tenha vindo ao mundo através de uma cirurgia. Isso porque segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país que mais realiza cesáreas no mundo, perdendo apenas para a República Dominicana.