Como prevenir o câncer de próstata?

Share on facebook
Share on twitter

O câncer de próstata é um dos que mais matam homens no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (o primeiro é o de pele não-melanoma), sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Por isso, prevenir o câncer de próstata é fundamental e campanhas de conscientização, como o “Movember” (conhecida no Brasil como “Novembro Azul”), são tão estimuladas em todo o mundo.

Essa conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata é importante, pois uma das principais armas contra a doença está em seu diagnóstico precoce. Para isso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas duas estratégias básicas de investigação: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada a quem não possui nenhum sintoma (rastreamento).

 

Entre os principais exames de rotina, tanto para diagnosticar precocemente o câncer de próstata, quanto para rastreá-lo, é o de toque retal, que não dura mais do que 15 segundos, é simples, praticamente indolor e recomendado para homens com 40 anos ou mais.

Prevenindo o câncer de próstata

A prática de alguns hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir o câncer de próstata. De acordo com o INCA, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura de origem animal pode colaborar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Outras práticas saudáveis também são recomendadas, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

 

2 comentários em “Como prevenir o câncer de próstata?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

CATEGORIAS
Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça seis benefícios do parto natural

Você nasceu de parto natural ou cesárea?
Se você é brasileiro, é bem provável que tenha vindo ao mundo através de uma cirurgia. Isso porque segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país que mais realiza cesáreas no mundo, perdendo apenas para a República Dominicana.

De onde vem o gergelim?

Somos acostumados a ver sementes de gergelim em todos os lugares: em pães de hambúrguer e baguetes, no zátar (aquela mistura de especiarias usada como condimento, originária do Oriente Médio) e sobre aquele frango que comemos no restaurante chinês. Mas será que alguém sabe de onde vem as sementes de gergelim?