Mel e própolis são a mesma coisa? Descubra!

Share on facebook
Share on twitter

Apesar de serem tão pequenas, as abelhas são insetos muito importantes para a harmonia da natureza. Os estudos apontam que elas surgiram há pelo menos 42 milhões de anos e já realizavam suas funções muito antes do surgimento do homem. Amigas das flores, vivem em grandes colônias e trabalham muito bem em equipe! (1)

É provável que você já tenha experimentado um dos seus artefatos, como o mel ou o própolis, mas saberia nos dizer qual a diferença entre esses dois nutrientes? É sobre isso que nós vamos retratar neste texto. Continue a leitura!

As características do mel

O mel é muito mais do que aquele sabor doce que incrementa nossas receitas favoritas. Trata-se de um produto alimentício com excelente valor nutricional obtido a partir do néctar das flores e fabricado pelas abelhas, podendo ser fluido, viscoso, sólido, aromático ou açucarado. A principal abelha produtora de mel é a Alpis Mellifera. (1,2)

No passado, o mel já era utilizado por egípcios para adoçar alimentos e bebidas e também pelos gregos como medicamento. Uma curiosidade é que, para colher um quilo de néctar, uma abelha, sozinha, voa uma distância equivalente a uma volta ao redor da Terra. Sem dúvidas, é uma grande jornada! (1,3)

As características do mel podem ser alteradas de acordo com o tipo de flor utilizada, clima, solo, umidade, altitude, entre outros. Posteriormente, tudo isso afeta o sabor, a cor e o aroma do mesmo. (4)

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como a glicose, frutose, minerais, vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, água e partidas sólidas provenientes da colheita. (4,5)

Para produzir o mel, as abelhas coletam o néctar das flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas e o transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colmeias. (4)

Os benefícios do mel

O mel, além de ser um alimento nutritivo, também é terapêutico. É considerado fonte de cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C e vitaminas do completo B. (3, 4) A seguir, listamos os principais benefícios do mel:

  • Pode ajudar a tratar doenças respiratórias, como asma, gripes, bronquites, tosse e outros); (5)
  • Pode prevenir o envelhecimento precoce com a sua propriedade antioxidante; (5)
  • Pode auxiliar na cicatrização de feridas e proteção da pele; (5)
  • Pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico; (5)
  • Pode proteger o fígado, promovendo a regeneração de suas células; (5)
  • Apresenta atividade antibacteriana e anti-inflamatória; (5)
  • Pode ajudar a desintoxicar o organismo, além de ser um excelente antisséptico e antibió (5)

As características do própolis

A palavra própolis é derivada do grego e significa “em defesa da comunidade”. Trata-se de uma substância resinada que, assim como o mel, é produzida por abelhas: elas coletam a matéria-prima de diversas partes das plantas como brotos, ramos, cascas e exsudatos de árvores. A transformação ocorre dentro da colmeia pela adição de secreções salivares, cera e pólen. (6,7)

Diferentes regiões geográficas, fontes vegetais, espécies de abelhas, técnicas de manejo e outros parâmetros influenciam na composição do própolis, que é bastante complexa. Assim como o mel, seu odor e cor dependem da sua procedência. (5,7)

De modo geral, ele é constituído por uma maior porcentagem de resinas e bálsamos, seguido de ceras, óleos essenciais e grãos de pólen, além de microelementos, como alumínio, cálcio, ferro, cobre, manganês e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, C e E. (5,7)

A função do própolis é a de proteger as abelhas contra intrusos e do frio, fechando frestas e mantendo a temperatura ideal para suas crias. A resina também é utilizada para “desinfetar” o interior da colmeia e o local onde a rainha faz a postura dos ovos. (5)

Os benefícios do própolis

Como vimos, o própolis tem a sua importância para as abelhas, mas sabia que ele também pode beneficiar o nosso organismo? Listamos as propriedades do própolis a seguir(5):

  • Antimicrobiana;
  • Antifúngica;
  • Antiviral;
  • Estimulante do sistema imunológico;
  • Bactericida e bacteriostática;
  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Cicatrizante e regeneradora de tecidos;
  • Antisséptica.

Qual a diferença entre mel e propólis?

Agora que você já conhece mais a fundo sobre o mel e o própolis, vamos apontar a diferença entre esses dois nutrientes que nos beneficia de formas semelhantes. Fizemos uma tabela simples para facilitar o seu entendimento. Olha só:

MEL PRÓPOLIS
Col

etado através do néctar das flores;

Coletado através de resinas de diferentes plantas;
Sua função é servir como alimento para as abelhas, auxiliando no desenvolvimento e longevidade desses insetos; (8) Sua função principal é a de proteger a colméia contra os invasores;

Como vimos, consumir mel pode ajudar o organismo em diversos sentidos, assim como o própolis. Apesar de termos demonstrado que tanto o própolis quanto o mel possuem propriedades benéficas, devemos sempre nos atentarmos em relação à quantidade consumida e consultarmos um profissional da saúde para maiores orientações.

Agora que você já sabe a diferença entre o mel e a própolis, o que acha de compartilhar esse conteúdo na sua rede de amigos para que mais pessoas possam adquirir conhecimento sobre o que realmente é Vital? Quem ama se cuida e cuida do próximo também!

Fontes:
  1. PEREIRA, Izabela Netto. Própolis: matéria-prima de potencial aplicação farmacêutica. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Estágio Curricular em Farmácia) – Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70110/000864926.pdf?sequence=1>. Acesso em 09 fev. 2023.
  2. COSTA, Valdilene Amaro; NUNES, Luanna Shirley de Moura; FERREIRA, Victória Bianca de Oliveira. Os benefícios que o mel de abelha pode causar na saúde da população. In: CONGREFIP, 6, 2017, Campina Grande. Anais eletrônicos… Campina Grande, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27929>. Acesso em 09 fev. 2023.
  3. ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA. Quando o mel é bom2017. Disponível em: <https://spdm.org.br/noticias/saude-e-bem-estar/quando-o-mel-e-bom/>. Acesso em 09 fev. 2023.
  4. VENTURINI, Katiani Silva; SARCINELLI, Miryelle Freire; SILVA, Luís César da. Características do mel. Boletim Técnico. Universidade Federal do Espírito Santo. 2007. Disponível em: <https://www.agais.com/telomc/b01107_caracteristicas_mel.pdf>. Acesso em 09 fev. 2023.
  5. MINAS GERAIS. Ministério da Agricultura. Cartilha Mel & outros produtos da colmeia. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/images/documentos/cartilha%20mel-A.pdf>. Acesso em 09 fev. 2023.
  6. BASTOS, Isabella B. Nepomuceno. Própolis: revisão bibliográfica. Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-952NM6/1/monografia_isabella_bastos.pdf>. Acesso em 09 fev. 2023.
  7. LUSTOSA, Sarah R. et. al. Própolis: atualizações sobre a química e a farmacologia. Rev. Bras. Farmacogn., v. 13, n. 3, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbfar/a/x4sTg6wQWMW6zNLKfdp5hDb/>. Acesso em 09 fev. 2023.
  8. McCoy, Berly. Por que o mel é um superalimento para as abelhas. BBC News Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-59805652>. Acesso em 09 fev. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Seis truques para exterminar a barriga

Fonte: anitricionista.blogs.sapo.pt Se prestar atenção ao que coloca no prato conseguirá sentir diferença no tamanho da barriguinha. Além da quantidade é preciso ter cuidado com