5 dicas para um ano novo mais saudável

Share on facebook
Share on twitter
ano novo saudavel

A chegada de um novo ano traz um sentimento de recomeço para muitas pessoas, por isso as tradicionais resoluções de Ano Novo – onde se traçam objetivos para os próximos 12 meses – ainda são tão populares. Inclusive, essa prática de fazer listas pode trazer benefícios, como ajudar a conter a ansiedade dos objetivos a serem cumpridos. (1,2)

Felizmente, uma das prioridades que mais aparecem nas resoluções são relacionadas à saúde. No entanto, é preciso motivação para promover mudanças, não só deixar anotadinho no papel. (3) De acordo com um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, apenas 8% das pessoas conseguem atingir suas metas de Ano Novo. (1)

Mas, com as dicas que trouxemos neste texto, você pode aumentar as chances de cumprir suas metas com mais clareza e disposição, cuidando para que o seu organismo funcione direitinho ao longo de todo o ano que está por vir. Sem mais delongas, vamos às dicas para ter um 2023 mais saudável!

1 – Cuidar da sua saúde mental

Para conquistar uma vida mais saudável, é preciso que a saúde mental esteja em equilíbrio. A ciência diz que praticar a meditação, dormir bem, priorizar bons nutrientes na dieta e se movimentar por meio de atividades físicas, são atitudes fundamentais para manter a consistência e ser mais feliz. (4,5 6,7)

Trazendo mais para o lado da alimentação, existem diversos nutrientes que podem beneficiar a saúde do cérebro e, consequentemente, a saúde mental. Porém, vamos destacar dois principais para você incluir ao longo do novo ano: o ácido graxo DHA e a vitamina D.

A quantidade insuficiente de DHA no organismo está relacionada com disfunções na transmissão da serotonina, norepinefrina e dopamina. Sendo assim, a falta desse ácido graxo ômega 3 pode estar associada aos distúrbios de humor e nos indícios cognitivos da depressão. (8)

Por exercer diversas funções no Sistema Nervoso Central, a atuação da Vitamina D na regulação de neurotransmissores, de modo que favorece a atividade cerebral, pode levar à melhora de pacientes com depressão. Por isso, com quantidades deficientes de vitamina D no organismo, o risco de desenvolvimento de transtornos depressivos aumenta. Portanto, não se esconda do sol e suplemente caso seja necessário. (9)

ano novo saudavel

2 – Combater as inflamações no organismo para uma vida mais tranquila

Em alguns casos, elas podem ser alarmantes e incômodas, mas em outros, aparecem de forma silenciosa e causam uma série de problemas. Apesar de a inflamação ser um processo benéfico de recuperação do nosso organismo, é preciso ficar de olho para que o seu bem-estar não seja comprometido ao longo do novo ano. (10)

Felizmente, com alguns ajustes na alimentação, você pode ajudar a proteger o seu organismo a partir de escolhas saudáveis. Então, comece evitando o excesso de carboidratos, proteínas e gorduras; carne vermelha; café; alimentos ricos em açúcar, gordura trans, glúten, álcool e refinados/processados. (11,12,13)

Por outro lado, inclua os aliados anti-inflamatórios, como: cúrcuma; salmão; sardinha; abacate; chá verde; frutas ricas em vitamina C; linhaça; castanhas; nozes; gengibre; alho; acelga; agrião; batata doce; brócolis; couve; azeite; entre outros. (14,15,16,17,18)

3 – Sofrer menos com o estresse para viver mais feliz

A gente sabe que falar é fácil, o difícil mesmo é se policiar para não deixar os ânimos saírem dos trilhos. O problema é que,  quando o estresse se torna crônico, pode impactar na progressão de problemas sérios de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e depressão. (19)

Mas, existem alguns hábitos que podem te ajudar a ficar menos estressado, como praticar atividades físicas; se alimentar bem; ter um hobby; dormir o suficiente; fazer terapia. (19,20,21,22,23)

Não permita que o estresse comande a sua vida. Busque todas as formas de minimizar os efeitos negativos desse problema e alcance uma rotina mais tranquila ao lado das pessoas que você ama.

4 – Mais clareza para focar e se concentrar no que realmente importa

Cada vez mais estamos perdendo a nossa capacidade de focar a atenção em tarefas individuais. É de se esperar, já que as estimativas apontam que hoje em dia o nosso cérebro recebe cinco vezes mais informações diariamente do que há 40 anos. Para desenvolver o foco e a concentração – e então cumprir suas resoluções de ano novo – é preciso disciplina e adoção de novos hábitos. (23,24)

Aqui no blog, já desenvolvemos um conteúdo que enumera 7 dicas que podem te ajudar a manter o foco e concentração na rotina. Mas, de forma resumida, listamos que o que você pode fazer é eliminar as distrações; organizar o ambiente; ter uma atitude de centramento; praticar meditação; realizar uma tarefa por vez; fazer exercícios físicos e se manter bem alimentado durante todo o dia.

ano novo saudavel

5 – Beba água, se hidrate! 

Essa já virou bordão de muitos por aí, sendo profissionais da saúde ou não. Mas, existem pessoas que ainda não internalizaram essa ação no dia a dia. Inclusive, você pode ser uma delas.

A água representa mais da metade do peso total do corpo de um adulto, e isso só reforça a sua importância para as células e tecidos. As principais funções que esse líquido vital para a vida exerce no nosso organismo incluem o transporte de nutrientes por todo o corpo; proteção e bom funcionamento do cérebro; equilíbrio da temperatura corporal; auxílio na respiração, articulações e funções renais; além de hidratar e proteger a pele. (25)

Ah, e quando se trata de preservar a saúde física e mental, a água também se torna protagonista. Por isso, confira 5 motivos para se hidratar bem e cuidar do cérebro, que já abordamos aqui no blog.

Chegamos ao fim das nossas dicas para um novo ano mais saudável. Com essas orientações, a sua jornada em busca de cumprir as resoluções para 2023 será ainda mais leve e assertiva. É preciso que o organismo esteja em dia para que você possa ser você mesmo e conquistar todas as metas que desejar alcançar. Te vemos no próximo ano!

Fontes: 
  1. CINCO dicas para conseguir cumprir resoluções de ano novo. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-46690150>. Acesso em 11 nov. 2022.
  2. POR que listas fazem bem à saúde e à carreira profissional. Veja, 2017. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/saiba-por-que-o-habito-de-fazer-listas-e-a-chave-do-sucesso/>. Acesso em 11 nov. 2022.
  3. LISTA de resoluções para o próximo ano ganha destaque. Época Negócios, 2020. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2020/12/lista-de-resolucoes-para-o-proximo-ano-ganha-destaque.html>. Acesso em 11 nov. 2022.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Você sabe por que o sono é tão importante? Blog da Saúde, 2014. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34350-voce-sabe-por-que-o-sono-e-tao-importante>. Acesso em 11 nov. 2022.
  5. MEDITAR 25 minutos por dia já ajuda a reduzir o stress. Veja, 2014. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/meditar-25-minutos-por-dia-ja-ajuda-a-reduzir-o-stress/>. Acesso em 11 nov. 2022.
  6. TOST, Sarah Palanques. Em estudo a alimentação e impacto na saúde mental. Asbran – Associação Brasileira de Nutrição, 2019. Disponível em: <https://www.asbran.org.br/noticias/em-estudo-a-alimentacao-e-impacto-na-saude-mental>. Acesso em 11 nov. 2022.
  7. A IMPORTÂNCIA do exercício físico para a saúde mental. UNINOVAFAPI. Disponível em: <https://www.uninovafapi.edu.br/noticias/2020/10/28/a-importancia-do-exercicio-fisico-para-a-saude-mental> Acesso em 11 nov. 2022.
  8. CORTES, Matheus Lopes et al. Uso de terapêutica com ácidos graxos ômega-3 em pacientes com dor crônica e sintomas ansiosos e depressivos. Rev. Dor, v. 14, n. 1, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rdor/a/mdrG5xM86XJqwvLDXycC5Jn/?lang=pt>. Acesso em 11 nov. 2022.
  9. SILVA, Alisson de M. Uchôa; FONSECA, Ingrid Ferreira; TAFURI, Natália Filardi. Vitamina D e depressão: uma breve revisão. Saúde em Foco: Doenças Emergentes e Reemergentes, v. 1, p. 510-517. Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.org/articles/200901526.pdf>. Acesso em 11 nov. 2022.
  10. OLIVETO, Paloma. Inflamação crônica pode causar doenças graves. Estado de Minas, 2013. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/01/11/interna_tecnologia,342595/inflamacao-cronica-pode-causar-doencas-graves.shtml>. Acesso em 11 nov. 2022.
  11. GERALDO, Júnia M. ALFENAS, Rita de C. G. Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica: evidências atuais. Arq. Bras. Endocrinol. Metab., v. 52, n. 6, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abem/a/dbcRC5BMRDdfBJmMc6LvB6G/?lang=pt>. Acesso em 11 nov.. 2022.
  12. ODIERNO, Katherine de Faria; COELHO, Bruna Elisa H. de Borba; MATOS, Cristina Henschel de. Perfil nutricional e consumo de alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios de pacientes atendidos no ambulatório de psoríase de uma unidade de saúde-escola de Itajaí, SC. Demetra, v. 10, n. 4, p. 1017-1030, 2015. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/viewFile/18381/14521>. Acesso em 11 nov. 2022.
  13. COOPER, Craig. Chronic Inflamation is a Silent Killer of Men. Huffpost, 2017. Disponível em: <https://www.huffpost.com/entry/chronic-inflammation-is-a-silent-killer-of-men_b_590cef7ce4b056aa2363d4ec>. Acesso em 11 nov. 2022.
  14. CASTRO, Luis Henrique Almeida. Alimentos anti-inflamatórios: princípios bioativos e mecanismos de ação. Neurociências em Debate, 2019. Disponível em: <https://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/arquivos/4750>. Acesso em 11 nov. 2022.
  15. ALIMENTOS anti-inflamatórios ajudam a proteger o organismo. ASBRAN, 2012. Disponível em: <https://www.asbran.org.br/noticias/alimentos-anti-inflamatorios-ajudam-a-proteger-o-organismo>. Acesso em 11 nov. 2022.
  16. MOLTINI, Thieny. Os 12 alimentos mais anti-inflamatórios para seu corpo. Boa Forma, 2022. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/12-alimentos-mais-anti-inflamatorios/>. Acesso em 11 nov. 2022.
  17. RODRIGUES, Sizele. Poder anti-inflamatório dos alimentos. Brasil, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 2020. Disponível em: <https://codeagro.agricultura.sp.gov.br/cesans/artigo/209/poder-anti-inflamatorio-dos-alimentos>. Acesso em 11 nov. 2022.
  18. O PODER dos alimentos anti-inflamatórios. Veja São Paulo, 2015. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/coluna/nutricao/o-poder-dos-alimentos-anti-inflamatorios/>. Acesso em 11 nov. 2022.
  19. DRAYER, Lisa. 12 maneiras naturais de reduzir o estresse na pandemia. CNN Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/04/07/12-maneiras-naturais-de-reduzir-o-estresse-na-pandemia>. Acesso em 11 nov. 2022.
  20. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (Ministério da Saúde). Estresse. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/estresse/>. Acesso em 11 nov. 2022.
  21. SINTOMAS de esgotamento emocional: oq ue fazer para evitar. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-54517943>. Acesso em 11 nov. 2022.
  22. GUIMARÃES, Keila. 6 maneiras de treinar o seu cérebro para lidar com a ansiedade, mal que afeta 13 milhões de brasileiros. BBC News Brasil, 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-41689217>. Acesso em 11 nov. 2022.
  23. 5 FORMAS de melhorar a concentração e o foco. PUCRS, 2021. Disponível em: <https://www.pucrs.br/blog/5-formas-de-melhorar-a-concentracao-e-o-foco/>. Acesso em 11 nov. 2022.
  24. OSÓRIO, Lisandra Berni; NONTICURI, Amélia. Concentração. UFPEL, 2014. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/encontroservidores/files/2014/12/Concentração-e-Memória.pdf>. Acesso em 11 nov. 2022.
  25. GARCIA, Claudia. A importância da água para a saúde física e mental. Boa Forma, 2020. Disponível em: <https://boaforma.abril.com.br/especiais/a-importancia-da-agua-para-a-saude-fisica-e-mental/>. Acesso em 11 nov. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O poder da própolis verde na imunidade. Saiba tudo!

A própolis é um complexo variado, formada por uma substância resinosa e balsâmica obtida pelas abelhas através da coleta de exsudatos de ramos, flores, pólen e brotos de diferentes espécies de plantas. Essas resinas quando entram em contato com a saliva das abelhas na colmeia são alteradas por enzimas próprias das abelhas e culminam com a formação da própolis final.

Qual a importância da família na sua vida?

15 de maio é o Dia Internacional da Família. Falando nisso, sabe aqueles almoços de domingo? Quando sua avó diz que você está gordo demais e sua tia fala que você já deveria ter se casado, fica difícil, certo?

Mas se você conseguir relevar esses pequenos aborrecimentos vai perceber que o valor da família é muito grande e vai muito além desses comentários.

Meditação e Cura

A meditação tem como finalidade desligar os pensamentos da mente consciente ou mundo exterior para o inconsciente ou mundo interior.