Saiba como evitar e tratar fungos nas unhas

Share on facebook
Share on twitter
fungos

Algumas pessoas não prestam atenção nas unhas até chegar ao ponto de começarem a sentir um desconforto de alguma forma, seja por inchaço, coceiras ou manchas incomuns. Porém, as nossas unhas – das mãos e dos pés – são tão importantes para o nosso bem-estar quanto qualquer outra parte do corpo. Afinal, elas fazem parte de quem somos!

No entanto, o descuido com as unhas podem causar infecções sérias, como a Onicomicose, que ocorre principalmente nos pés. (1) Considerando a relevância do tema, vamos falar sobre esse problema trazendo recomendações de como evitá-lo e sinalizando qual o melhor tratamento para restaurar a saúde das unhas. Continue por aqui!

O que é onicomicose?

A onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha, é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, a proteína que forma a maior parte das unhas. (2,3)

Existe uma diversidade de formas clínicas de onicomicoses e agentes causadores que podem ser determinados por diversos tipos de fungos: dermatófitos, não dermatófitos e leveduras. (4,5)

Os fungos dermatófitos Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes e o Epidermophyton floccossum são os agentes responsáveis pela maioria das infecções das unhas. Esses patógenos estão presentes no mundo todo e sua incidência vem aumentando por diversos fatores. (6)

Os principais sinais observados de onicomicose são o engrossamento, mudança na cor e cheiro forte e nas unhas. (2) Listamos alguns tipos de micoses de unhas a seguir:

  • Leuconíquia: representada pelo aparecimento de manchas brancas na superfície das unhas. (2)
  • Espessamento: é quando as unhas ficam mais duras e grossas e, geralmente, até escurecem. Pode doer. (2)
  • Descolamento da borda livre: a unha se descola, iniciando pelos cantos. O aspecto fica amarelado ou esbranquiçado. (2)
  • Paroníquia: também conhecida como “unheiro”, se trata de uma inflamação da pele ao redor da unha. Com o tempo, começa a ocorrer uma alteração no formato da unha e ela cresce ondulada, com alterações de cor e na superfí (2)

fungos

O que pode causar fungos nas unhas?

 Consideradas como as micoses superficiais mais difíceis de diagnosticar e tratar, as micoses de unha podem ser provocadas de diversas formas, a partir do meio ambiente, de animais, outras pessoas, até lixas de unha, alicates e tesouras contaminadas. A transmissão é mais comum nos pés, desencadeada pelo contato com os agentes patológicos através de ambientes quentes e úmidos – ideais para o crescimento de fungos causadores da condição.(1,3,7)

Além disso, os homens costumam ser mais afetados devido a maior relação com atividades traumáticas e menor cuidado com as unhas dos pés. Na prática, foi observado que há uma maior incidência das onicomicoses com o aumento da idade, então os idosos têm mais propensão a ter a doença. Cerca de 50% das pessoas com idade superior a 60 anos sofrem desse mal, em função de outras disfunções e medicamentos que debilitam o organismo. (1,3)

A seguir, confira mais fatores de risco para a onicomicoses:

  • Traumas; (1)
  • Histórico de micose dos pés; (1)
  • Comorbidades, como diabetes, psoríase, imunossupressão, obesidade; (1)
  • Transpiração excessiva nos pés e/ou mãos; (1)
  • Tabagismo; (1)
  • Doenças vasculares; (1)
  • Alterações ósseas que modifiquem o formato das unhas. (1)

fungos

Como evitar fungos nas unhas?

Mantenha boas práticas de higiene e hábitos saudáveis. Considerando os fatores de risco, a maneira mais simples de evitar esse problema é tomar cuidado com ambientes potencialmente contaminados, como aqueles mais quentes e úmidos, como vestiários, piscinas e até mesmo calçados. Nesses lugares, os fungos se reproduzem rapidamente e podem dar origem a um processo infeccioso. (1,3)

Também é importante cuidar do organismo como um todo, uma vez que a gravidade e a suscetibilidade para contrair essas infecções dependem do histórico familiar da doença, trauma prévio e a condição geral de saúde e imunidade. Cuidados com as unhas são essenciais, acompanhados de atitudes como não usar sapatos muito apertados e não manipular muito a água e produtos de limpeza. (2,3)

Como tratar fungos nas unhas?

Felizmente, a onicomicose tem cura. Os métodos de tratamento incluem práticas tópicas, sistêmicas, cirúrgicas ou combinadas. (2)

Quando é de uso local (tópico), ocorre a aplicação de cremes, soluções antifúngicas ou esmaltes na unha afetada. Em caso de um maior comprometimento das unhas – ou de várias ao mesmo tempo – é necessário um tratamento via oral também. (2)

A duração do tratamento é de, em média, 6 meses, podendo chegar a 12 meses. Por isso, a persistência é fundamental para o sucesso da recuperação, sempre em acompanhamento com um profissional de saúde responsável. (2)

Inclusive, você mesmo pode colher informações com o seu médico a respeito do uso de nutrientes naturais com propriedades antifúngicas para ajudar no tratamento ou evitar a infecção, como o óleo de coco e o de orégano, dois alimentos que já abordamos aqui no blog.

Compartilhe essa publicação e leve mais saúde a todos que você ama!

Fontes:
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Regional de São Paulo. Onicomicose: transmissão, sintomas e como tratar as unhas. Disponível em: <https://www.sbd-sp.org.br/geral/onicomicose-transmissao-sintomas-e-como-tratar-as-unhas/>. Acesso em 26 jan. 2023.
  2. MSOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Onicomicose. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/onicomicose/>. Acesso em 26 jan. 2023.
  3. MENEZES, Dayanne da Rocha de. Saiba mais sobre as micoses de unha. Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ. <https://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/en/destaques/novidades-sobre-a-micro/297-saiba-mais-sobre-as-micoses-de-unha>. Acesso em 26 jan. 2023.
  4. ARAÚJO, Adauto José Gonçalves de et. al. Onicomicoses por fungos emergentes: análise clínica, diagnóstico laboratorial e revisão. An. Bras. Dermatol., v. 78, n. 4, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abd/a/PWXKdqzFM7b7cdPpnby4s5x/?lang=pt>. Acesso em 26 jan. 2023.
  5. MARTINS, Edna Alves et. al. Onicomicose: estudo clínico, epidemiológico e micológico no município de São José do Rio Preto. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 40, n. 5, p. 596-598, 2007. Disponível em: <www.scielo.br/j/rsbmt/a/kSd4Xb8VgW4FYFjTSMFpxNq/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Trichophyton%20rubrum.,-1.&text=A%20onicomicose%20é%20a%20infecção,Os%20agentes>. Acesso em 26 jan. 2023.
  6. OLIVEIRA, Maíra Rosário. Fungos dermatófitos causadores de onicomicoses. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde, Lauro de Freitas, 2018. Disponível em: <https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/25379/1/MAIRA_ROSARIO_ATIVIDADE3%2003.12.18.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.
  7. CARVALHO, Daniela Yasmin et. al. Onicomicoses nas unhas dos pés – revisão bibliográfica. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_65_1569269066.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentação consciente melhora a saúde física e mental

Você já parou para pensar como e porquê você escolhe o que vai comer? Ou melhor, o que está direcionando suas escolhas? Apenas a fome, vontade de comer determinado alimento ou você está fazendo escolhas conscientes?

A resposta dessa pergunta faz toda a diferença na sua saúde física e mental e na sua qualidade de vida!

Aproveitamos para falar nesse assunto pois no dia 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Nutrição. Então que tal se você começar a pensar em adotar uma alimentação mais consciente?