8 coisas que precisam de atenção na sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
saúde

Não importa onde você esteja ou qual idade tenha: cuidar da saúde é fundamental para viver com mais qualidade de vida. Afinal, todos nós temos sonhos que desejamos conquistar, mas, para alcançarmos esses objetivos, o primeiro passo é ter disposição para isso, certo?

Por isso, hoje trouxemos 8 dicas para você ficar sempre de olho e evitar problemas futuros.

1 – Cuidar da saúde mental

No passado, falava-se pouco sobre os cuidados com a saúde mental. Felizmente, hoje em dia, a sociedade já demonstra ser mais consciente em relação ao tema, reconhecendo e legitimando a definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946, que caracteriza saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. (1)

Desse modo, é importante destacar que não somos capazes de nos mantermos funcionais e termos qualidade de vida se não tivermos uma boa saúde mental. Pois, assim como a saúde física, o bem-estar da mente é um elemento que promove a capacidade do indivíduo de viver, trabalhar, gerir a própria vida, se relacionar bem consigo e com os outros.(1)

Para ir cada vez mais em busca de conquistar uma boa saúde mental, é importante que cada indivíduo procure cuidar melhor de si mesmo. E isso pode começar desde já, ao praticar uma atividade física, meditar, pintar, dançar, cantar, enfim, fazer o que traz felicidade. (1)

2 – Priorizar uma alimentação saudável

O cuidado com o que colocamos no prato é uma das peças-chaves para alcançar uma maior qualidade de vida. Aqui no blog, já falamos sobre a relação de uma alimentação saudável com a saúde e a principal lição que podemos tirar de tudo isso é de sempre priorizar um prato colorido, variado e equilibrado. (2)

Ninguém duvida da relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Os princípios de uma boa alimentação são três: variedade de alimentos, moderação e proporcionalidade (alguns alimentos devem ser consumidos em quantidades maiores ou menores que outros). (3)

O numero de refeições no dia varia de pessoa pra pessoa, de acordo com sua rotina e objetivos – consumir carnes brancas e alimentos ricos em gorduras boas, em especial o ômega 3, como peixes de águas profundas e certas oleaginosas; evitar o consumo de doces e frituras; fazer as refeições em um ambiente calmo e evitar comer em excesso. (2,4)

3 – Beber água e evitar a desidratação

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, então se manter hidratado é essencial para o funcionamento correto de todo o organismo, concorda? A quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor chega a 2 litros de água diários para adultos. (5)

Se manter hidratado corretamente pode trazer muitos benefícios para o organismo, como: regular a temperatura corporal; auxiliar na desintoxicação do corpo; melhorar a absorção de nutrientes dos alimentos; deixar a pele mais bonita e hidratada; auxiliar no metabolismo celular; prevenir o aparecimento de pedras nos rins; melhorar a circulação sanguínea; entre outros. (5)

Então, tenha sempre à mão um copo ou uma garrafa de água para beber ao longo do dia para evitar a desidratação. O corpo agradece! (5)

saúde

4 – Fazer exercícios físicos

O corpo humano não foi feito para ficar parado. Por isso, praticar exercícios físicos é importante não só para prevenir certos males como também para atrair todos os bens. Ao analisarmos os fatores de risco para as principais doenças, uma condição que sempre marca presença é a inatividade física, também conhecida como sedentarismo. (6)

Em todo o caso, qualquer atividade física é melhor do que nada. O importante é exercitar-se para conquistar uma boa aptidão física que seja adequada para o seu gênero e idade. (6)

Com a prática de exercícios físicos, podemos alcançar diversos benefícios, como a perda de peso, ganho de massa muscular, uma ajudinha na prevenção a osteoporose, liberação de endorfina (que contribui para a redução da ansiedade e estresse), além de prevenir doenças e melhorar o humor. (2)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de no mínimo 30 minutos de exercício diário para manter esses benefícios e a manutenção do hábito. Uma outra referência é a de começar a praticar atividades físicas aeróbicas por, pelo menos, 150 minutos por semana – ou seja, 3 sessões de 50 minutos cada. (2,7)

Saia do comodismo e mude o seu estilo de vida!

5 – Ter uma boa noite de sono

Você sabia que um sono de qualidade pode melhorar o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano? Além disso, ele fortalece o sistema imune e previne doenças, além de ajudar no bom funcionamento do cérebro. Quando você dorme pouco ou mal, os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e metabólicas são maiores. (8)

O sono tem duas funções principais: descansar o organismo e prepará-lo para o dia seguinte. Ao dormirmos, ocorre uma limpeza de toxinas que foram acumuladas, reafirmando, assim, a propriedade restauradora do sono. Nesse momento, ocorre o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. (9)

Do contrário, uma noite incompleta de sono pode desencadear irritação, atraso de tarefas e sonolência durante o dia. (10)

Para dormir bem e usufruir dos benefícios que um sono restaurador oferece, você pode adotar algumas práticas, como manter um horário regular para ir dormir e para se levantar, criando uma rotina relaxante antes de repor as energias para o dia seguinte. Uma cama confortável em um quarto escuro e silencioso também faz toda a diferença. (8,9)

6 – Praticar bons hábitos de higiene

Adotar boas práticas de higiene é muito importante para o nosso corpo, pois isso contribui para a nossa saúde e bem-estar. Nesse contexto, incluímos não só a higiene pessoal, mas também a dos alimentos e a ambiental. (11)

Quando tudo está alinhado, nos sentimos mais dispostos para realizar as tarefas do dia. A seguir, confira alguns cuidados que devemos ter em relação a higiene:

Higiene pessoal: tomar banho diariamente, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (depois das refeições), usar roupa limpa, cuidar dos cabelos e das unhas, lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro e também antes das refeições, não compartilhar as roupas íntimas e evitar andar descalço. (11)

Higiene dos alimentos: lavar bem as frutas e verduras com água limpa, cobrir os alimentos para evitar que moscas ou outros insetos pousem, evitar compartilhar copos, pratos, talheres ou qualquer objeto que seja levado à boca. (11)

Higiene ambiental: é sempre importante deixar a casa limpa, ventilada e com iluminação natural, manter o quintal sempre limpo e eliminar os possíveis criadouros de vetores de doenças, como baldes e tambores sem tampa. (11)

00

7 – Fazer um check-up anualmente

Para garantir dias mais saudáveis, não deixe de realizar um check-up. Por meio dele, você descobre informações sobre a sua saúde, como nível de colesterol, diabetes, coração e outros órgãos do corpo. (10)

A maioria das doenças crônicas é assintomática, sendo assim, surge a necessidade de realizar exames periódicos com acompanhamento médico para que se tenha um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do seu organismo. (2)

A medicina preventiva é altamente relevante, então o recomendado é fazer pelo menos um check-up anualmente, mas cada caso é um caso, por isso a periodicidade pode ser reduzida de acordo com a orientação médica. (2,6)

Você já realizou o seu check-up este ano?

8 – Não deixar de lado a vida social

Por último, mas não menos importante: a vida social é essencial para vivermos com mais saúde. Afinal, nem tudo é trabalho. Ter contato (mesmo que virtual) com amigos e aproveitar os momentos de lazer são atividades que geram prazer e devem ganhar um espaço na rotina. (7)

Dialogar, dar boas gargalhadas, ter uma conversa amigável e compreensível, ouvir, falar e entender são atitudes que promovem o bem-estar de qualquer indivíduo. (10)

Portanto, já que estamos falando de zelar por boas amizades, o que acha de enviar esse conteúdo para um amigo? Certamente, ele ficará muito feliz e agradecido por demonstrar interesse em ajudá-lo a levar uma vida mais saudável com essas 8 dicas que preparamos especialmente para quem ama e busca ser Vital.

Fontes:
  1. CUIDAR da saúde mental é tão essencial quando cuidar da saúde física. Revista ABM + Saúde, 2021. Disponível em: <https://www.revistaabm.com.br/artigos/cuidar-da-saude-mental-e-tao-essencial-quando-cuidar-da-saude-fisica>. Acesso em 25 jul. 2022.
  2. 6 DICAS simples e eficazes para cuidar da saúde. Unimed Fortaleza, 2017. Disponível em: <https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/dicas-simples-e-eficazes-para-cuidar-da-saude>. Acesso em 25 jul. 2022
  3. RECINE, Elisabetta. RADAELLI, Patricia. Alimentação Saudável. Revisão de Taísa Ferreira. NUT/FS/UnB – ATAN/DAB/SPS. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf>. Acesso em 25 jul. 2022
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Qualidade de Vida em 5 passos. 2013. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html>. Acesso em 25 jul. 2022
  5. A IMPORTÂNCIA da água no corpo humano: tire todas as suas dúvidas. Unimed, 2020. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/a-importancia-da-agua-no-corpo-humano-tire-todas-as-suas-duvidas#Os%20 benef%C3%ADcios%20de%20 beber%20%C3%A1gua>. Acesso em 25 jul. 2022
  6. URURAHY, Gilberto. A importância do exercício físico para a saúde. Veja Rio, 2021. Disponível em: <https://vejario.abril.com.br/coluna/gilberto-ururahy/importancia-exercicio-fisico-saude/>. Acesso em 25 jul. 2022
  7. 5 DICAS: cuidados para se ter com a saúde ao longo do ano. PUCRS, 2021. Disponível em: <https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-cuidados-para-se-ter-com-a-saude-ao-longo-do-ano/>. Acesso em 25 jul. 2022
  8. PERES, Ana Cláudia. Dormir bem é fundamental para a saúde, alertam especialistas. Fiocruz, 2016. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/dormir-bem-e-fundamental-para-saude-alertam-especialistas>. Acesso em 25 jul. 2022
  9. PFIZER. Dormir bem: a importância de uma noite de sono. Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dormir-bem-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono>. Acesso em 25 jul. 2022
  10. 11 DICAS que ajudarão você a manter a saúde em dia. Unimed, n. 178, 2018. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/web/cerrado/atencao-a-saude/boletim-ativo-online/11-dicas-que-ajudarao-voce-a-manter-a-saude-em-dia?gclid=CjwKCAjw_b6WBhAQEiwAp4HyIDiCfHXBgsxbx6JkiQQ3wNLBnN0uF692mxjq3ndJPnaCTtmD9-haohoCzfEQAvD_BwE>. Acesso em 25 jul. 2022
  11. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Higiene para uma vida saudável, 2011. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/higiene-para-uma-vida-saudavel/>. Acesso em 25 jul. 2022

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sete motivos para usar própolis verde

O Brasil é mundialmente conhecido pelas belezas naturais, mas o que pouca gente sabe, é que apenas aqui é possível produzir a própolis verde, substância que traz inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque nosso país é o único lugar onde é encontrada a planta Baccharis dracunculifolia, também conhecida como vassourinha-do-campo, ou alecrim do campo. É através dela que as abelhas produzem essa própolis especial.