Janeiro branco: equilíbrio para viver uma vida mais plena!

Share on facebook
Share on twitter
janeiro branco

Todo ano se inicia como uma folha em branco. Em janeiro, as pessoas estão mais propensas a pensarem em seus propósitos de vida, suas relações e emoções. (1) Os antigos hábitos cedem lugares a novos comportamentos e nos sentimos mais inspirados a reescrevermos nossas próprias histórias.

No entanto, infelizmente, certos impasses e barreiras ainda podem persistir. Por isso, devemos redirecionar o olhar para dentro de nós, de modo que possamos pensar em saúde mental para começar um novo ciclo. A partir dessa premissa, surgiu a campanha Janeiro Branco, o mês dedicado à saúde mental e emocional. (1,2)

Para saber mais sobre essa iniciativa e a importância de preservar o equilíbrio da sua consciência, continue a leitura. Quem cuida da mente, cuida da vida! 

Sobre a campanha Janeiro Branco

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão em 2014, a campanha Janeiro Branco surgiu com o objetivo de chamar a atenção de cada um de nós para as questões relacionadas aos cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas, reforçando a importância da reflexão e conscientização sobre o tema. (2,3)

A escolha do mês não foi por acaso. Como já ilustramos na introdução deste texto, o mês de janeiro é o momento de mudanças no estilo de vida e recomeços. Por isso, se torna o cenário perfeito para dar mais importância à saúde mental e buscar ajuda profissional, uma vez que a estimativa aponta que a cada 100 pessoas, 30 sofrem ou vão sofrer de problemas de saúde mental em algum momento na vida. (4)

Hoje, quase 10 anos depois da criação da campanha, diversas cidades e colaboradores em todo o território nacional já aderiram a essa iniciativa, promovendo palestras e outros eventos sobre o assunto. (4)

O aumento da visibilidade desse tema tem o poder de gerar conscientização, combater tabus e mudar paradigmas. E mais: além de incentivar a procura por ajuda, também desperta um olhar mais empático para o outro, com carinho, respeito e desejo de realmente fazer a diferença. (5)

 

janeiro branco

Então, diz aí: você costuma refletir sobre a sua saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definição de saúde mental consiste em “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”. Assim, a saúde mental abrange a saúde como um todo e se relaciona com a forma como uma pessoa reage às exigências da vida. (6) Viu só como é importante zelar por ela?

No entanto, o Brasil enfrenta um grande desafio. Segundo a OMS, o nosso país é considerado o mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de pessoas afetadas, e também o quinto mais depressivo. Porém, o número de pessoas diagnosticadas com alguma doença emocional tem aumentado, o que significa que mais pessoas estão procurando tratamento para a saúde mental. (7,8)

Os principais transtornos mentais e seus fatores de risco

Eventos estressantes podem causar reações diversas em cada indivíduo, acompanhados ou não de transtorno mental. Os transtornos podem ser motivados por interações sociais, ambientais, individuais e, nem sempre, precisam ser necessariamente desencadeados por situações específicas. Os dois principais transtornos mentais que acometem as pessoas na atualidade são a ansiedade e a depressão. (9)

  • A ansiedade é uma alteração caracterizada pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle. Em excesso, ela pode paralisar uma ação, impedindo a pessoa de agir ou reagir adequadamente. Os fatores de risco incluem eventos traumáticos em qualquer fase da vida, timidez, depressão, tendência pessimista e maior dificuldade em gerenciar o estresse. (9)
  • A depressão é um transtorno mental que pode afetar o humor de modo desanimador, levando a um prejuízo funcional do indivíduo. Uma das principais características é a tristeza excessiva e duradoura. Os fatores de risco para o surgimento da depressão abrangem a tendência de experimentar negativamente as sensações, traumas na infância, eventos estressantes na vida, doenças crônicas e presença de outras doenças psiquiátricas. (9)

janeiro branco

Como manter ou conquistar uma boa saúde mental? Veja 5 dicas.

Em 2023, o tema da campanha Janeiro Branco é “A Vida pede Equilíbrio”. O principal objetivo é promover um alerta para cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção dos transtornos mentais mais comuns. Então, como a gente pode viver em equilíbrio em todas as relações para preservar a saúde mental? (10)

1 – O autoconhecimento leva ao equilíbrio

Primeiro, devemos começar a pensar na relação com nós mesmos. Portanto, busque o autoconhecimento. Inicie por essa pergunta: o que me faz bem e o que me tira do sério.(9,10)

A partir da sua resposta, já poderá seguir um ótimo caminho nessa jornada tão esclarecedora. Se pergunte também quais os seus sonhos, objetivos, o que é importante para você. Encontre clareza ao compreender e aceitar suas emoções e sentimentos. (9,10)

2 – Cultive bons relacionamentos

Não se isole, envolva-se em boas vibrações. Passar um tempo com as pessoas que você gosta e manter vínculos saudáveis é fundamental para o seu bem-estar. (2,9)

Mas, fique de olho em quem faz parte da sua vida, desde amigos, colegas de trabalho, familiares e parceiros românticos. Ao primeiro sinal de abuso e desrespeito, acione um alerta. Reconheça os seus princípios inegociáveis e não se esqueça de que a natureza também é uma amiga. (2,9)

3 – Cuide do seu sono

O sono tem diversas funções importantes para o nosso organismo, além de ser essencial para a nossa saúde e bem-estar. Por isso, é imprescindível que você busque melhorar a qualidade do seu descanso noturno. (2) Aqui no blog, já trouxemos algumas recomendações para que você possa melhorar a qualidade do seu sono. Confira clicando aqui.

4 – Pratique atividades físicas e se alimente corretamente

O ideal é realizar a prática regular de atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana, com duração de 50 minutos cada vez. Quanto à alimentação, evite alimentos industrializados, excesso de açúcar e gordura, e sempre opte pelos que são in natura. (9)

5 – Procure ajuda profissional

Sim, mesmo que você não esteja enfrentando transtornos mentais procure orientações. Felizmente, é possível prevenir problemas de saúde mental com o processo de terapia. Um atendimento psicológico pode ajudar a manter ou reequilibrar sua saúde mental. (2)

Agora que você já conhece a campanha Janeiro Branco e a importância de cuidar da saúde mental para uma maior qualidade de vida, o que acha de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares? Com isso, você contribui diretamente para uma vida mais feliz e saudável de todas as pessoas que convivem ao seu lado. Lembre-se: o cuidado com a saúde mental é todos os dias. Compartilhar saúde é Vital!

FONTES:
  1. BRASIL. Universidade Federal do Paraná. Campanha Janeiro Branco conscientiza para a necessidade de cuidados com a saúde mental. 2021. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12275-campanha-janeiro-branco-conscientiza-para-a-necessidade-de-cuidados-com-a-saude-mental>. Acesso em 13 jan. 2022.
  2. PUCRS. 5 hábitos para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida. 2023. Disponível em: <https://www.pucrs.br/blog/janeiro-branco-habitos-para-cuidar-da-saude-mental/>. Acesso em 13 jan. 2022.
  3. BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações. Campanha | Janeiro Branco. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-janeiro-branco-1>. Acesso em 13 jan. 2022.
  4. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL. Janeiro Branco – a primeira meta é cuidar da gente mesmo. 2021. Disponível em: <https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/janeiro-branco-2013-a-primeira-meta-e-cuidar-da-gente-mesmo>. Acesso em 13 jan. 2022.
  5. BRASIL. Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG. Janeiro Branco: o mundo pede saúde mental! 2022. Disponível em: <https://fundahc.hc.ufg.br/n/150102-janeiro-branco-o-mundo-pede-saude-mental>. Acesso em 13 jan. 2022.
  6. Ribeiro, Patricia Cavalcanti. Janeiro Branco. Dicas de Saúde, e. 20, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/huol-ufrn/saude/coronavirus-covid-19/procedimentos/CartilhaJaneiroBranco.pdf>. Acesso em 13 jan. 2022.
  7. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. Janeiro Branco chama a atenção para a importância de ampliar o acesso à saúde mental no Brasil. 2022. Disponível em: <https://www.crp09.org.br/portal/noticia/2728-janeiro-branco-chama-a-atencao-para-a-importancia-de-ampliar-acesso-a-saude-mental-no-brasil>. Acesso em 13 jan. 2022.
  8. BRASIL. Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo. Campanha Janeiro Branco quer falar sobre prevenção à depressão e ansiedade. 2020. Disponível em: <https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/campanha-janeiro-branco-quer-falar-sobre-prevencao-a-depressao-e-ansiedade>. Acesso em 13 jan. 2022.
  9. UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Boas práticas em saúde mental. Lavras, 2021. Disponível em: <https://praec.ufla.br/images/Campanhas/CartilhaSaudeMentalUFLA.pdf>. Acesso em 13 jan. 2022.
  10. BRASIL. Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo. Janeiro Branco: campanha ‘A Vida pede Equilíbrio’ alerta para cuidados com a saúde mental. 2023. Disponível em: <https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/janeiro-branco-campanha-a-vida-pede-equilibrio-alerta-para-cuidados-com-a-saude-mental>. Acesso em 13 jan. 2022.
  11. CAMPANHA JANEIRO BRANCO. Janeiro Branco. 2020. Página inicial. Disponível em: <http://www.janeirobranco.com.br/>. Acesso em 13 jan. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Por que o cérebro precisa de ômega 3?

Vamos fazer um teste? Complete a frase: “O cérebro humano é composto por quase 60% de ____________”. Se você não respondeu gordura, não se preocupe. Pouca gente sabe disso. Mas agora que você sabe, temos uma ótima notícia! É possível “turbinar” seu cérebro com a ingestão de ômega 3.