Menopausa chegando e a insônia também? Entenda essa relação!

Share on facebook
Share on twitter
insonia e menopausa

Os transtornos do sono e insônia já são mais frequentemente observados entre as mulheres do que entre os homens durante a vida adulta, mas quando surgem aqueles período de intensa mudanças hormonais, como a menopausa, a incidência só tende a aumentar. (1)

Sem dúvidas, a falta de sono é uma reclamação comum entre as mulheres que estão passando por essa fase. Cerca de 60% chegam a encará-la. (2) Esse problema está acontecendo com você?

Se a resposta for afirmativa, já sabe que esse é um efeito dominó, que abre caminho ao cansaço, desânimo e até ao ganho de peso. Você já acorda irritada e coitado de quem cruzar o seu caminho. (2)

No texto de hoje, vamos falar justamente sobre a relação da insônia no período de  transição para a menopausa e trazer orientações para que o seu sono volte a ficar em dia.

Por que dormir é tão importante?

O sono é um processo dinâmico, definido como uma suspensão temporária das atividades guiadas pelo ciclo circadiano e pelo relógio biológico. Ele é fundamental para a consolidação da memória, visão, conservação, restauração de energia e reparação do metabolismo energético cerebral. (3)

Já falamos sobre a importância do sono para a sua saúde aqui no blog e esclarecemos como os distúrbios do sono, como a insônia, podem afetar o trabalho, a cognição e os seus relacionamentos, em diferentes esferas. Viu só como dormir bem é fundamental?

insonia e menopausa

Insônia na transição para a menopausa

Responsável por cerca de 80% dos casos de distúrbio do sono, a insônia pode ser definida como um distúrbio psíquico-fisiológico, caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e a presença ou não de sono não reparador, ou seja, que não é suficiente para proporcionar uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia, o que acaba comprometendo o desempenho nas atividades diurnas. (3,4,5)

Diversos fatores podem contribuir para a maior ocorrência de insônia ou distúrbios do sono entre mulheres, como quadros depressivos ou ansiosos. Além disso, períodos de intensa flutuação ou variabilidade hormonal, observados durante a vida reprodutiva feminina, também afetam os padrões de sono, principalmente no período que antecede a menopausa, conhecido como climatério. (1,3)

Mudanças hormonais no climatério

Mais da metade das mulheres acima de 40 anos têm insônia ou má qualidade de sono. (6)

A tendência à insônia aumenta naturalmente com a idade, mas principalmente na fase do climatério, que é caracterizado pelas alterações clínicas, metabólicas e regressivas, decorrentes da falência ovariana. Durante essa fase, ocorre o desequilíbrio hormonal e a queda da produção de estrogênios. (4,5)

Um estudo realizado na Finlândia observou a ação dos estrogênios sobre o centro regulador do sono e foi constatado que esses hormônios atuam sobre o relógio biológico da mulher e podem alterá-lo quando entram em desequilíbrio. Desse modo, com a redução do estrogênio, a regulação do sono da mulher é afetada. (4)

A queda do estrogênio e da progesterona podem provocar ondas de calor (fogachos), diminuição da libido, fadiga, ansiedade, dor de cabeça, secura na pele e muitos outros. Mas não tem jeito: entre os fatores que causam maior impacto na vida das mulheres estão as alterações do sono. Como você pode perceber, quando há desequilíbrio hormonal, os sintomas sofridos pelo organismo são variados. (7)

insonia e menopausa

5 caminhos para driblar a insônia no climatério

Se você sofre de insônia ou se sua qualidade de sono é pior desde a menopausa, algumas ações podem fazer toda a diferença na hora de dormir: (2)

  1. Procure se deitar na cama apenas para dormir e evite usá-la para ler, comer ou ver televisão;
  2. Mantenha o seu quarto livre de luzes ou ruídos;
  3. Não faça atividades físicas intensas muito tarde;
  4. Priorize refeições leves e, se possível, jante mais cedo para o corpo não ficar com uma baita digestão;
  5. Controle o uso do celular à noite, pois a luz azulada por atrapalhar a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Outras medidas comportamentais de higiene do sono, como manter uma boa alimentação, praticar atividade física e meditação também são eficazes para muitos casos de insônia. (3)

A higiene do sono deve ser incorporada ao dia-a-dia, independente de qual seja a opção de tratamento. É uma terapia que vale para todas as pessoas. (4)

Se você chegou até aqui na leitura, compreendeu que a insônia é um dos sintomas mais comuns durante a transição para a menopausa, principalmente devido ao desequilíbrio hormonal intenso que ocorre nesse período. Felizmente, com atitudes simples, é possível viver essa fase com mais tranquilidade e ter noites de sono cada vez melhores!

Fontes:
  1. SOARES, Claudio N. Insônia na menopausa e perimenopausa: características clínicas e opções terapêuticas. Arch. Clin. Psychiatry, v. 33, n. 2, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rpc/a/kP4qbZtG5nGGdVSq474dsqm/?lang=pt>. Acesso em 08 set. 2022.
  2. ORTIZ, Juan; KANITZ, Henrique; LISBOA, Sílvia. Como se livrar da insônia na menopausa. Veja Saúde, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-se-livrar-da-insonia-na-menopausa/>. Acesso em 08 set. 2022.
  3. EUROFARMA. Insônia e menopausa quais as relações? 2019. Disponível em: <https://eurofarma.com.br/artigos/insonia-e-menopausa-quais-as-relacoes>. Acesso em 08 set. 2022.
  4. ASSOCIAÇÃO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Insônia na transição para a menopausa – Mitos & Verdades. Disponível em: <https://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/blog-da-mulher/ins%C3%B4nia-na-transicao-para-a-menopausa/>. Acesso em 08 set. 2022.
  5. CAMPOS, Helena Rachul de et. al. Prevalência de distúrbios do sono na menopausa. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., v. 27, n. 12, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbgo/a/KkF6Z5pTyZYMVRLWYzd53gH/?lang=pt>. Acesso em 08 set. 2022.
  6. LAMEGO, Renata Bonnacorso. Insônia da Menopausa. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://fcmsantacasasp.edu.br/insonia-na-menopausa/>. Acesso em 08 set. 2022.
  7. JUNIOR, Luiz Fujita. Quase metade das mulheres sofre de insônia após a menopausa. Drauzio Varella. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/quase-metade-das-mulheres-sofre-de-insonia-apos-a-menopausa/>. Acesso em 08 set. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O ômega 3 pode ajudar na prática de exercícios físicos?

Você que pratica esporte, já sabe dos benefícios que a atividade física tem para seu corpo, certo? E quanto à alimentação? Já pensou em inserir óleos naturais na sua dieta? Mas calma, eles não engordam!

Estudos têm comprovado que alguns tipos de gorduras boas, como o ômega 3, podem fazer com que o corpo acumule menos toxinas e menos gorduras, favorecendo o emagrecimento, a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Além de promover estes benefícios, óleos como o de linhaça, gergelim e girassol, podem auxiliar na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.

Estresse: quem está no controle?

Como lidar com o estresse e falta de tempo? Como organizar o cérebro para libertar do estresse? O estresse acompanha o homem desde o seu aparecimento. Tanto o “homus sapiens” como o do século 21, vivencia o estresse em sua vida diária. O estresse é uma situação que ocorre a todo instante aos seres humanos.