O que não te contam sobre a suplementação nutricional

Share on facebook
Share on twitter
suplementação

Não é necessário ir muito longe para descobrir o padrão alimentar dos brasileiros: só de dar um pulinho no supermercado do bairro e observar os carrinhos de compras que percebemos a quantidade de alimentos industrializados contidos neles. Na maioria das vezes, esses alimentos não são nada saudáveis. (1)

Vivemos em um país rico em biodiversidade, mas qual o motivo de os alimentos naturais não estarem suficientemente presentes nos pratos dos brasileiros? Podem existir diversas razões que afetam as escolhas alimentares que fazemos, como a falta de tempo e a facilidade em adquirir alimentos industrializados.  (1)

No entanto, uma boa nutrição é imprescindível para manter o organismo funcionando corretamente. Na tentativa de melhorar o aporte nutricional, algumas pessoas recorrem ao uso de suplementos como estratégia na dieta.  (1)

Portanto, neste texto, você vai descobrir como equilibrar a suplementação e quais os suplementos essenciais para melhorar a qualidade de vida.

Será que você precisa suplementar?

Ao contrário do que se ouve por aí, os suplementos não são apenas recomendados a quem procura um rendimento de alto nível nos treinos de academia ou durante a prática de um esporte físico. A nutrição diária também pode ser beneficiada com as vantagens da suplementação, levando em conta a riqueza de seus nutrientes.  (1)

No Brasil, o Ministério da Saúde e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definem suplementos nutricionais como: alimentos compostos exclusivamente por nutrientes vitamínicos e/ou minerais, que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável. (2)

Basicamente, sua função é acrescentar algum nutriente que esteja faltando na nossa dieta. Sendo assim, os suplementos são compostos por vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídeos e entre outros, presentes na alimentação e que ajudam a garantir a integridade estrutural e funcional do organismo. (3,4) O único detalhe é que sempre existe aquele “porém”.

Assim como tudo na vida, o excesso pode ser prejudicial. O uso inadequado de suplementos nutricionais pode trazer riscos à saúde, aumentando a possibilidade de sobrecarregar o fígado e acometer doenças cardiovasculares, neurológicas, problemas renais, entre outros. Por essa razão, receber a orientação de um profissional capacitado antes de suplementar é fundamental. (3)

suplementação

Como equilibrar a suplementação?

Como já foi dito no tópico acima, os suplementos nutricionais servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável com certos nutrientes e calorias. Portanto, é importante ressaltar que antes mesmo de iniciar a suplementação, se faz necessário uma orientação dietética adequada, que inclua a ingestão correta de micro e macronutrientes. (1,2)

Lembre-se: suplemento não é um medicamento. Como já citamos, consumir de forma abusiva e deixar os alimentos já conhecidos de lado pode não fazer bem ao seu organismo. Afinal, é preciso equilíbrio para viver em harmonia e de bem com o seu próprio corpo, concorda?

Agora, falando em quantidades de micronutrientes para cada indivíduo, isso depende de vários fatores, tais como sexo, idade, nível de atividade física, presença de patologias, entre outros. Em geral, não há necessidade de suplementar qualquer nutriente quando já existe a quantidade necessária no organismo. (5) Mas, caso seja necessário, é importante escolher sempre as marcas de melhor qualidade. Com saúde não se brinca!

Mais uma vez, reforçamos que a comunicação entre o profissional de educação física e o médico ou  nutricionista, assim como outros membros da área da saúde, precisa ser eficaz. Com a administração correta dos suplementos, os resultados podem ser ainda melhores, mais rápidos e, principalmente, mais seguros. (4)

Dessa maneira, a melhor forma de equilibrar a suplementação é estar bem acompanhado de um profissional que compreenda as necessidades específicas do seu corpo para que possa prescrever um consumo fundamentado em adequação, tempo de uso, estado nutricional, entre outras finalidades. (3) Ou seja, para saber quais suplementos ingerir, fale com um médico responsável.

suplementação

6 suplementos que podem ser essenciais para a sua vida 

Se você chegou até aqui na leitura, já sabe qual a função dos suplementos nutricionais e reconhece a importância de uma orientação profissional para começar a suplementar. Então, elencamos alguns nutrientes que podem ser essenciais para a sua vida. São eles:

1 – Vitamina A

A suplementação de vitamina A é indicada principalmente durante a gestação e lactação. Ela pode ajudar a regularizar o sistema ocular, embrionário e reprodutivo, se associando a uma menor taxa de morbidade entre crianças; além disso, pode atuar no crescimento, na diferenciação e proliferação celular no metabolismo normal e na função imune. Em estado de deficiência no organismo, pode levar ao desenvolvimento da cegueira noturna. (5,6)

2 – Vitamina D

Um dos principais benefícios da vitamina D é o de atuar no metabolismo ósseo e do cálcio e em outros processos extraesqueléticos. Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com o desenvolvimento de várias doenças, como diabetes tipo II, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal e artrite reumatoide. (5,6)

3 – Zinco

O zinco exerce um papel crucial em uma extensa variedade de processos biológicos, como metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas; síntese de ácidos nucléicos, replicação e diferenciação celular; regulação hormonal e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. (6)

4 – Iodo

 Fundamental para o bom funcionamento da tireoide, o iodo participa do processo de síntese dos hormônios T3 e T4, que atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia, essenciais para o funcionamento de diversos órgãos vitais. (6)

5 – Minerais: selênio, cobre e magnésio

O selênio é essencial para a reprodução humana. O cobre tem um papel importante nas reações de oxidação e contribui para a formação da ceruloplasmina, que regula a absorção e o metabolismo do ferro. (6)

Agora, para saber mais sobre os benefícios do magnésio, você pode clicar aqui e conferir outro conteúdo incrível do nosso blog.

6 – Ômega 3

Não é segredo para ninguém que somos grandes fãs da família ômega 3. Considerado um ácido graxo essencial, os tipos mais conhecidos são o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosapentaenoico (DHA). O seu consumo tem sido associado beneficamente à saúde cardiovascular, diabetes, artrite, câncer, doenças neurodegenerativas e psiquiátricas. (7)

A suplementação alimentar é uma boa estratégia para o equilíbrio da saúde, desde acompanhada e receitada por um profissional sério. Além disso, manter uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, é muito importante para manter o organismo equilibrado e funcionando certinho!

Para finalizar com chave de ouro, compartilhe o link deste conteúdo para que mais pessoas possam seguir os melhores cuidados com a suplementação nutricional. Não se esqueça de sempre checar se o produto que está na prateleira é realmente de qualidade e seja parceiro do profissional de saúde que te acompanha!

Fontes:
  1. FERREIRA, Alex Bisotto et al. Quais os suplementos alimentares mais utilizados? Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, a. 17, v. 17, n. 1, p. 85-90, 2016.
  2. COSTAS, Tatiana M. da R. Lemos; BORBA, Victoria z. Cochenski. Suplementos Nutricionais. Revista Médica da UFPR, v. 2, n. 3, p. 123-133, 2015.
  3. MACEDO, Mikaelen Goes de; FERREIRA, José Carlos de Sales. Os riscos para a saúde associados ao consumo de suplemento alimentar sem orientação nutricional. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, 2021.
  4. CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Suplementos alimentares: você precisa deles? 2016. Disponível em: <https://www.cfn.org.br/index.php/nutricao-na-midia/suplementos-alimentares-voce-precisa-deles/>. Acesso em 09 dez. 2022.
  5. ABE_MATSUMOTO, Lucile Tiemi; SAMPAIO, Geni Rodrigues; BASTOS, Deborah H. M. Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde. Cad. Saúde Pública, v. 31, n. 7, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csp/a/RZLbxy8Ngz8LnkFH6KyV7Wq/?lang=pt>. Acesso em 09 dez. 2022.
  6. NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, Carlos Alberto; PIMENTEL, Carolina; FONSECA, Eduardo Borges da. Além da Nutrição – O impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações. E. 1, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://abran.org.br/new/wp-content/uploads/2019/08/ALEM_DA_NUTRICAO.pdf>. Acesso em 09 dez. 2022.
  7. LOPES, Natália. Ômega 3: quais os benefícios para saúde? Nutritotal Pro, 2020. Disponível em: <https://nutritotal.com.br/pro/omega-3-quais-os-beneficios-para-saude/>. Acesso em 09 dez. 2022.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

15 de março, dia do consumidor: fique de olho na sua saúde!

Você já deve ter ouvido aquela expressão: “o barato sai caro”, não é mesmo? Pois é! Quando o assunto é saúde, isso é ainda mais importante.

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, e por esse motivo, vamos falar de um assunto muito importante para que nossos consumidores possam redobrar a atenção na hora de comprar produtos para sua saúde.