Os benefícios da coenzima Q10 para a saúde do coração

Share on facebook
Share on twitter

O nosso coração precisa de cuidados em todos os momentos da vida, mas, principalmente, quando chegamos na terceira idade. Por isso, é importante conhecer todos os nutrientes e outras substâncias que podem ajudar a viver essa fase com mais tranquilidade, saúde e bem-estar.

Neste texto, você vai conhecer a Coenzima Q10, uma molécula capaz de proporcionar muitos benefícios para a saúde do coração. Continue a leitura para saber mais!

Você conhece a coenzima Q10?

Conhecida também como ubiquinona, a Coenzima Q10 é uma molécula que desempenha inúmeras atividades no organismo humano, mas que vai diminuindo com a evolução da idade. (1,2)

Desde a sua descoberta, muitos estudos demonstraram uma associação entre baixos níveis dessa substância com diversas patologias e sintomas. Por isso, é importante garantir as quantidades suficientes de Q10 funcionando corretamente no organismo. (3)

Essa molécula é encontrada em todas as células do corpo, porém em maiores concentrações no coração, fígado, cérebro e músculo esquelético. (4) Uma das suas principais funções é facilitar a produção de ATP (responsável pela produção de energia) e preservar as células de danos causados por radicais livres. Dentre os papéis que a coenzima Q10 exerce, é importante citar, ainda, a sua capacidade de proteger da oxidação de lipoproteínas de baixa intensidade (LDL – também chamado de “colesterol ruim”) e contribuir para a respiração celular. (1,3)

Como dissemos, os baixos níveis de coenzima Q10 podem estar relacionados com o desenvolvimento de certas patologias. Estamos falando de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, distrofia muscular, câncer, diabetes mellitus tipo 2 e várias outras disfunções crônicas não transmissíveis. (2)

A seguir, falaremos mais sobre a relação da Q10 com as doenças do coração.

Doenças cardiovasculares

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares podem ser definidas como um conjunto de distúrbios que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Essas patologias são uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo e a cada dia vem crescendo o número de casos. (1,2)

Entre a população brasileira, as doenças do coração são o motivo principal de óbitos, sendo a Doença Arterial Coronariana (DAC) a principal responsável, seguida pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC). O estilo de vida possui grande influência para o desenvolvimento desses tipos de patologias, especialmente os hábitos alimentares inadequados. A gordura dietética, por exemplo, pode interagir através de mecanismos pró-inflamatórios, favorecendo as doenças cardiovasculares. (1,2)

Acredita-se que o fator de vários distúrbios cardiovasculares envolva a função mitocondrial prejudicada e o estresse oxidativo. E é justamente nesse momento que a coenzima Q10 mostra a sua relevância nesse meio. (1,2)

6 razões pela qual a coenzima Q10 pode beneficiar a saúde do coração

1 – Ação antioxidante

A coenzima Q10, além de ter ação antioxidante, também é capaz de regenerar outros antioxidantes, como as vitaminas C e E. Dessa forma, a molécula contribui para a saúde cardiovascular, combatendo o estresse oxidativo existente nas disfunções do coração. Isso contribui para a estabilidade da membrana celular ao evitar a peroxidação dos fosfolipídios.(2)

2 – Protege contra o “colesterol ruim

A coenzima Q10 auxilia na prevenção da oxidação das lipoproteínas de baixa intensidade (LDL), aquela conhecida como “colesterol ruim”. Como sabemos, o colesterol alto é um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ela também protege lípidos, proteínas e DNA, muito devido à sua ampla distribuição nas membranas.  (2,3)

3 – Melhora a produção de ATP e a respiração das células

Os níveis circulantes de coenzima Q10 no organismo de pessoas com doenças cardíacas vai diminuindo proporcionalmente ao avanço da patologia. Isso gera uma diminuição da produção de ATP, visto que a Q10 é um elemento fundamental na cadeia respiratória das células. (2)

4 – Ação anti-inflamatória

Estudos recentes têm demonstrado que a coenzima Q10 pode provocar uma inibição na ativação de marcadores inflamatórios e consequentemente uma redução das citocinas pró-inflamatórias. (3)

5 – Mais qualidade de vida para pessoas com insuficiência cardíaca

Há uma relação entre a diminuição da concentração de coenzima Q10 no coração e a severidade da insuficiência cardíaca, um dos grandes problemas da saúde pública. Em níveis adequados, ela pode ajudar a melhorar a capacidade funcional e qualidade de vida de quem tem a doença. (4)

6 – Diminui os riscos de fibrose cardiovascular

Um dos fatores de risco para doenças do coração é a fibrose cardiovascular, mas a suplementação de coenzima Q10 mostrou ser eficaz para melhorar a função cardiovascular e reduzir o risco de mortalidade por esse problema. (1)

Onde encontrar coenzima Q10?

Apesar de ser produzida naturalmente no organismo, a coenzima Q10 também pode ser obtida por meio da alimentação. Uma dieta padrão mediterrânea oferece 5mg por dia de Q10, sendo os peixes gordurosos, as nozes, produtos de soja e o espinafre suas principais fontes. Caso necessário, também é possível realizar a suplementação. (2)

Agora que você já sabe quem é a coenzima Q10 e os benefícios que ela pode proporcionar à saúde cardiovascular, o que acha de compartilhar este conteúdo? Assim, mais pessoas terão o conhecimento necessário para ajudar na prevenção de doenças cardíacas, entre outras disfunções. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. MORAIS, Marcos G. Costa; MORAIS, Tâmara L. Costa. Aplicação da coenzima Q10 na saúde cardiovascular de idosos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO, 7, 2021. Anais eletrônicos… Realize Eventos Científicos & Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2021/TRABALHO_EV160_MD4_SA101_ID141_12092021152653.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.
  2. SILVA, Beatriz B. Paz da. Efeitos da Coenzima Q10 no tratamento de doenças cardiovasculares: uma revisão integrativa. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47524/1/TCC%20Beatriz%20Bernardo%20Paz%20da%20Silva.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.
  3. DELGADO, João Paulo Mendes. Coenzima Q10: da suplementação à terapêutica em insuficiência cardíaca. 2019. 58 f. Relatórios de Estágio e Monografia (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2019. Disponível em: <https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/88328>. Acesso em 26 jan. 2023.
  4. ALVARENGA, Leonardo Ferreira. Os efeitos da suplementação de coenzima Q10 na terapêutica da insuficiência cardíaca: uma revisão bibliográfica. 2020. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/14458/1/Leonardo%20F.%20Alvarenga.pdf>. Acesso em 26 jan. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O ômega 3 pode ajudar na prática de exercícios físicos?

Você que pratica esporte, já sabe dos benefícios que a atividade física tem para seu corpo, certo? E quanto à alimentação? Já pensou em inserir óleos naturais na sua dieta? Mas calma, eles não engordam!

Estudos têm comprovado que alguns tipos de gorduras boas, como o ômega 3, podem fazer com que o corpo acumule menos toxinas e menos gorduras, favorecendo o emagrecimento, a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Além de promover estes benefícios, óleos como o de linhaça, gergelim e girassol, podem auxiliar na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.

Vida sedentária, como evitar engordar

Fonte: anitricionista.blogs.sapo.pt Muitas vezes o nosso trabalho é muito sedentário mas com criatividade e boa vontade podemos mesmo assim ter uma vida saudável e cheia de