3 passos para ter uma vida mais saudável

Share on facebook
Share on twitter
vida saudável

Em algum momento da sua vida, talvez você tenha sentido a necessidade de ser melhor. Não somente do ponto de vista profissional ou social, mas no que se refere aos cuidados com o seu próprio corpo, como deixar para trás hábitos que prejudicam a sua saúde para começar a se dedicar naquilo que pode fazer bem. Uma troca justa que faz toda a diferença na qualidade de vida.

Nesse caso, o que acha de iniciar essa nova etapa com a gente? Pensando em você que deseja ser mais saudável, listamos 3 passos para te ajudar a alcançar esse objetivo.

Como você definiria o seu estilo de vida?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estilo de vida é “o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização”. Deste modo, o estilo de vida corresponde ao conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, valores e oportunidades das pessoas. Essas ações têm grande influência na saúde geral e na qualidade de vida dos indivíduos. (1)

Portanto, reflita: como você se alimenta? Você pratica atividades ou exercícios físicos? O que você faz nos momentos de lazer? Quem são as pessoas mais próximas de você? Fuma, consome bebidas alcoólicas ou faz uso de drogas ilícitas? Quais os princípios que você não abre mão? De que forma o lugar onde você mora influencia nas suas escolhas?

Como dissemos, o estilo de vida reflete os seus valores, suas atitudes e oportunidades. À vista disso, se você realmente deseja conquistar um estilo de vida mais saudável, é preciso se comprometer em mudar a sua visão de mundo, assim como a forma que lida em diferentes circunstâncias. Uma visão otimista da vida também é importante para a saúde e bem-estar. (1)

Sendo assim, lembre-se: a qualidade de vida envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e etc. (2)

vida saudável

1º passo: avalie o seu prato

Uma alimentação saudável é variada, colorida, harmônica e segura. Chega de monotonia! Existem alimentos muito saborosos por aí que você ainda não experimentou. Então, garanta a variedade principalmente em termos de vitaminas e minerais, investindo nos legumes, verduras, frutas e tubérculos no geral. (3)

O recomendado é que faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Já falamos sobre sugestões de receitas rápidas no blog, é só clicar aqui para conferir. Vale lembrar que também não podemos nos esquecer de beber pelo menos 2 litros de água (6 a 8 copos) todos os dias, pois ela ajuda a manter o organismo funcionando direitinho. (3)

Se você está em busca de mudanças, certamente terá que abrir mão de algumas coisas, como os doces e refrigerantes em excesso, e de consumir alimentos industrializados com muito sal, a exemplo do hambúrguer e de salgadinhos. (3)

O Ministério da Saúde concede estas 5 dicas para quem deseja se alimentar melhor:(4)

  • Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação;
  • Reduza o uso de óleo, gordura, sal e açúcar;
  • Evite comer alimentos ultraprocessados;
  • Treine suas habilidades na cozinha;
  • Planeje sua alimentação no tempo que ela merece.

Outra dica é visitar um profissional da nutrição para que ele desenvolva um planejamento alimentar específico para a sua realidade. É possível desfrutar do prazer de comer bem! Além disso, a boa alimentação é fundamental para quem busca desfrutar de uma vida mais saudável.

2º passo: aproveite as oportunidades na rotina para se movimentar

Muitas pessoas acham que ter uma vida fisicamente ativa é sinônimo de ir para a academia. Mas, na verdade, essa é só uma das várias opções de se manter em movimento.(4,5)

Realizar as tarefas domésticas, como a limpeza ou levar o lixo para fora, é uma atividade física. Brincar de pega-pega com as crianças também é uma forma de se manter ativo. Na sua rotina você pode encontrar diversas oportunidades de não ficar parado. (4,5)

Você pode praticar atividades físicas sozinho ou com companhia, faça como preferir. Caminhe, dance, pedale, pratique yoga, opte pelas escaladas ao invés de elevador, faça jardinagem, dê um banho no seu animal de estimação ou saia para passear com ele. São pequenas atitudes que podem ajudar a diminuir o seu comportamento sedentário e melhorar sua qualidade de vida. (5)

A atividade física faz bem para pessoas de todas as idades e traz benefícios para o corpo e para a mente, como controlar o peso corporal, melhorar a qualidade do sono, aliviar o estresse, entre outros. Lembre-se: identifique as oportunidades no dia a dia. A própria Organização Mundial da Saúde afirma: “Todo movimento conta”. (2,4)

vida saudável

3º passo: otimize o seu bem-estar

Quem não gosta de se manter saudável, bem-disposto, relaxado e despreocupado com a vida? Isso é sentir bem-estar. São muitas situações que podem afetar o nosso cotidiano – experiências negativas e positivas -, mas o que faz a diferença é a forma como você reage a todas elas. (6) Como anda a sua saúde mental?

Realizar refeições saudáveis e atividades físicas são essenciais para conquistar uma vida mais saudável, porém também existem outros fatores que são igualmente importantes para a sua saúde e conforto. (6)

O vínculo entre a carreira profissional e a família, as alterações que ocorrem no seu corpo, a saúde e felicidade dos seus familiares, o seu emocional, tudo isso pode influenciar na sua adoção de hábitos saudáveis. Quando as coisas não vão bem, você já sabe o que acontece: estresse. (6)

Esse estado de preocupação excessivo pode produzir efeitos negativos no organismo, então é importante prevenir para usufruir dos benefícios de não ser uma pessoa frequentemente estressada: menor probabilidade de doenças, maior sentido de autocontrole e maior estabilidade emocional. Saiba 5 atitudes simples de acabar com o estresse. (6)

Se você chegou até aqui na leitura, já conhece 3 passos simples para uma vida mais saudável: se alimentar bem, beber água, fazer atividades físicas e prevenir o estresse. Um elemento complementa o outro.

Comece essa jornada de mudança de estilo de vida de forma leve, não se sinta pressionado. Converse com os seus amigos mais próximos que vão te apoiar nessa decisão. Não desista!

Aqui no blog, temos diversas publicações que podem te ajudar a trilhar esse caminho. Estaremos aqui para o que precisar. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. Pôrto, Elias Ferreira et. al. Como o estilo de vida tem sido avaliado: revisão sistemática. Acta Fisiatr., v. 22, n. 4, p. 199-205, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/122509/119103>. Acesso em 12 mar. 2023.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Qualidade de vida em cinco passos. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/qualidade-de-vida-em-cinco-passos/>. Acesso em 12 mar. 2023.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Alimentação saudável. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/>. Acesso em 12 mar. 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. Conheça a série “5 dicas” do Saúde Brasil. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/conheca-a-serie-201c5-dicas201d-do-saude-brasil>. Acesso em 12 mar. 2023.
  5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. 2021. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf>. Acesso em 12 mar. 2023.
  6. RIBEIRO, Oscar; PAÚL, Constança (Org.). Manual de envelhecimento ativo. 2ª edição https://static.fnac-static.com/multimedia/PT/pdf/9789897523335.pdf>. Acesso em 12 mar. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Dentes saudáveis exigem uma alimentação balanceada: confira!

Diversos fatores influenciam diretamente em ter uma boca saudável. Desde ir regularmente à clínica dental, realizar as escovações diárias até ter uma alimentação balanceada. Da mesma forma, cuidar da saúde bucal também impacta em vários fatores, como manter a saúde emocional e o organismo saudáveis.

Mitos e verdades sobre a própolis

Ao longo dos anos, a própolis tem sido enaltecida como uma cura milagrosa para diversas enfermidades, desde um pequeno ferimento até problemas sérios de saúde.