Alimentação e fertilidade: nutrientes podem ajudar a engravidar?

Share on facebook
Share on twitter

A busca pela gravidez e a possibilidade de formar uma família são desejos que tocam profundamente o coração de muitas pessoas. Afinal, ser pai ou mãe é uma experiência repleta de significado, que reflete o anseio por uma vida completa e repleta de felicidade e conexão com os outros.

Contudo, para uma parcela significativa de casais em idade reprodutiva, alcançar esse sonho pode se mostrar um desafio, uma vez que estudos apontam que entre 10% a 15% desses casais enfrentam o obstáculo da infertilidade. (1)

Nessa situação, é importante entender quais fatores podem afetar a possibilidade de ter filhos e descobrir como a nossa alimentação pode ser essencial para ajudar a realizar esse sonho especial.

A importância da alimentação no tratamento para infertilidade

A alimentação saudável traz muitos benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida. Comer bem significa escolher alimentos naturais, preparados em casa, evitando aqueles que são industrializados e ultraprocessados. Uma dieta equilibrada é essencial para o nosso corpo funcionar bem e nos proteger de doenças. (1)

Infertilidade é quando um casal tem dificuldade em engravidar. Isso afeta muitas pessoas e pode ser emocionalmente difícil. Alguns fatores podem influenciar a infertilidade, tanto nas mulheres quanto nos homens. (1)

Um fator importante é a idade da mulher. A fertilidade diminui à medida que a mulher envelhece. Por isso, é importante procurar ajuda médica caso não consiga engravidar após tentar por um tempo. (1)

Além disso, a alimentação pode ajudar a melhorar a saúde do casal e aumentar as chances de ter um bebê. Lembrando sempre que a alimentação é só um dos fatores que podem influenciar na fertilidade. É essencial buscar orientação médica para entender melhor o que pode estar afetando a capacidade de conceber um filho e receber o tratamento adequado, se necessário. (1)

Como a alimentação interfere na fertilidade?

A alimentação pode afetar a fertilidade feminina de diversas formas. Se não nos alimentamos de maneira adequada, podemos ter problemas hormonais, desequilíbrios nutricionais e resistência à insulina. A obesidade e o baixo peso também podem prejudicar o ciclo menstrual, a ovulação e a implantação do embrião. (2)

Para melhorar a fertilidade, é importante evitar alimentos industrializados, ricos em cafeína e gorduras trans. Em vez disso, uma dieta saudável, como a mediterrânea, que inclui alimentos frescos e naturais, pode trazer benefícios para a saúde e para a capacidade de conceber. (2) 

Nutrientes que podem favorecer a fertilidade masculina e feminina

Existem alguns nutrientes chave que podem oferecer ajuda na fertilidade masculina e feminina incluem: Coenzima Q10; Ácido Alfa Lipóico; Vitamina C; Vitamina D; Vitamina E; L Carnitinae; L Acetil Carnitina; Ômega 3; Selênio e Zinco. (1,3) A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais deles.

Coenzima Q10 

A Coenzima Q10 é uma substância importante que nosso corpo produz naturalmente e também pode ser obtida através de suplementos. Ela desempenha um papel fundamental na respiração e energia das células. (1)

Nos homens, pode ajudar na movimentação dos espermatozoides e atua como antioxidante, protegendo as membranas dos espermatozoides. (1)

Quando combinada com vitamina E, sua função é ainda melhor. Podemos encontrar a CoQ10 em alimentos como carne, aves e peixes. (1)

Vitamina C 

A vitamina C é um poderoso antioxidante que também pode ajudar a melhorar a movimentação dos espermatozoides. (1)

Vitamina D 

A vitamina D pode ser muito importante para regular o sistema reprodutivo das mulheres. Estudos mostraram que muitas mulheres têm níveis baixos de vitamina D no sangue, o que pode ser ruim para a fertilidade. (3)

Mulheres que têm níveis suficientes de vitamina D podem ter mais chances de ter sucesso em tratamentos de reprodução assistida. (3)

Isso pode ser porque a vitamina D ajuda o endométrio (parte interna do útero) a ficar mais receptivo para receber o embrião, melhorando as chances de implantação bem-sucedida. (3)

Ômega 3 

O ômega 3 é um tipo de gordura saudável que tem muitos benefícios para a saúde reprodutiva. Para os homens, ele pode ajudar a fortalecer os espermatozoides e fazer com que se movam melhor em direção ao óvulo, além de poder melhorar a circulação na região genital, prevenindo problemas de ereção. (1)

Já para as mulheres, o ômega 3 é ótimo para ajudar a melhorar o funcionamento dos ovários e pode contribuir no aumento da produção de óvulos. Tomar ômega 3 junto com vitamina E, selênio e vitamina C pode potencializar esses benefícios. (1)

Vitamina E

A vitamina E é especialmente útil para mulheres que têm o revestimento do útero mais fino, pois pode ajudar na implantação do embrião e a melhorar o tamanho do revestimento. (1)

Zinco 

O zinco é um suplemento que pode ajudar os espermatozoides a funcionarem melhor. Ele pode melhorar a produção de uma substância importante chamada ATP, que dá energia aos espermatozoides para se moverem. Isso faz com que eles sejam mais rápidos e móveis. (1)

Além disso, o zinco também pode ajudar a reduzir a quantidade de anticorpos que podem prejudicar os espermatozóides. Isso pode melhorar a qualidade e movimento deles, aumentando a chance de fertilizar um óvulo. (1)

Alimentos que podem prejudicar a fertilidade: 

Também existem alimentos que podem atuar prejudicando a fertilidade. Veja alguns exemplos:

  • Gorduras trans e saturadas: podem ter um efeito negativo na espermatogênese e na qualidade do esperma em homens. (1)
  • Alimentos fritos e preparados comercialmente: também podem estar associados a uma maior duração da gravidez e maior risco de infertilidade em mulheres. (1)
  • Baixa adesão à dieta mediterrânea: pode estar associada a problemas na função ovulatória em mulheres. (1) 

Como melhorar a fertilidade feminina

Para aumentar a fertilidade feminina e contribuir para aumentar as chances de gravidez, é importante prestar atenção em alguns alimentos e hábitos: (4)

  • Cafeína: o consumo excessivo de cafeína pode estar relacionado a abortos de repetição, por isso é recomendado evitar o consumo em excesso de café, refrigerantes e outras bebidas com cafeína.
  • Tabaco: fumar pode ter um efeito negativo na fertilidade feminina, portanto, é importante evitar o tabagismo.
  • Álcool: o consumo de álcool pode interferir na maturação folicular e ovulação, portanto, é recomendado evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Alimentação não balanceada: uma alimentação pobre em carboidratos complexos, fibras, gorduras saudáveis, proteínas vegetais e vitaminas e minerais essenciais pode impactar negativamente a fertilidade feminina. É importante buscar uma alimentação equilibrada e nutritiva.
  • Obesidade: o excesso de peso pode contribuir para a infertilidade e complicações obstétricas. Manter um peso saudável é importante para a fertilidade.
  • Estresse: o estresse psicológico diário pode afetar a qualidade de vida e a capacidade reprodutiva da mulher. É importante buscar maneiras de gerenciar o estresse.

A fertilidade pode ser um desafio para alguns casais, exigindo compreensão, paciência e cuidados especiais. Nessa busca, descobrimos que nossas escolhas alimentares e hábitos de vida podem influenciar positivamente ou negativamente nossas chances de conceber.

Cuidar de nós mesmos, nutrindo nossos corpos e mentes, pode ser o primeiro passo para trilhar o caminho da fertilidade. Lembrando sempre de buscar orientação médica durante todo o processo.

Se você gostou desta publicação, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas. Além disso, fique atento ao nosso blog! Aqui você encontrará muitas outras dicas e orientações para ajudar a manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Quem ama se cuida!

Fontes:
  1. DIAS, Cristiane da Costa; FRANCO, Élida P. Dini; SOUSA, Mayara Chagas de. Alimentos que podem contribuir para a fertilidade feminina e masculina. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/30897/1/TCC%20Cris%20e%20May%202022.pdf. Acesso em 27 jul. 2023.
  2. CORREIA, Gabriele Vieira. Fatores alimentares e nutricionais relacionados a infertilidade feminina. 29 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Centro Universitário Uniguairacá, Guarapuava, 2021. Disponível em: http://repositorioguairaca.com.br/jspui/bitstream/23102004/364/1/Gabriele%20Vieira%20Correia.pdfAcesso em 27 jul. 2023.
  3. LEITES, Sara MIguel Cerqueira. Alimentação na preconceção e fertilidade feminina. Revisão temática. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Porto, 2021. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/135978/2/492501.pdfAcesso em 27 jul. 2023.
  4. SANTOS, Deborah Lorrane Gonçalves. Impacto do estilo de vida na fertilidade feminina: uma revisão integrativa da literatura. 31 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Enfermagem Obstétrica) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41244/3/Impact.EstiloVidaSaudeReprod.Mulheres.pdfAcesso em 27 jul. 2023.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

7 dicas de saúde que deixarão seu corpo feliz

Se você continuar com os mesmos hábitos, como estará sua saúde daqui dez anos? Normalmente quando tudo está bem não paramos para nos preocupar com a saúde, e só sentimos falta dela quando acontece alguma coisa.

Mas não espere ficar doente para inserir bons hábitos na sua rotina e se livrar dos ruins. Veja o que fazer agora para ter uma vida saudável no futuro: